Numa altura em que as provas (bem como o tempo) escasseiam o debate em torno do ciclismo está a atingir um merecido descanso para férias. Nesta altura, para além de alguns casos de doping sobre os quais não me apraz escrever temos apenas algumas notícias sobre o badalado regresso de Lance Armstrong, também já aqui muito discutido. Por este modo decidi hoje "inovar" um pouco pelo que vos apresento a descrição de uma das equipas que marcou o passado recente do ciclismo mundial. É um texto muito baseado nos conteúdos da wikipédia mas, sendo uma espécie de biografia, nem me parece desadequado. Espero que apreciem e que a nostalgia se apodere de vós.
Mercatone Uno
Cadeia de supermercados italiana que iniciou o patrocínio à equipa de ciclismo em 1992 com o nome de Mercatone Uno-Zucchini, filiada em San Marino. Em 1993 obteve a classificação por pontos no Giro por Adriano Baffi. este acabou mesmo por ser o único feito da equipa nesta sua primeira fase já que em 1995, acabou. No entanto, o fim da Mercatone estava longe.
Em 1997 renasceu com o mesmo sponsor mas com uma estrutura renovada tendo-se filiado em Itália. Tal estrutura era baseada em Marco Pantani. este facto era tão notório que inclusivamente Gimondi comparou a estratégia da equipa á estratégia da equipa Bianchi dos anos 40 (baseada em Fausto Coppi).
Ainda em 1997 Marco Pantani acabou em 3º o Tour vencendo diversas etapas (Alpe D'Huez por exemplo).
No ano seguinte venceu tanto o Giro como o Tour tornando-se apenas o 7º ciclista a fazer a dobradinha Giro-Tour na história. Pantani dedicou estas vitórias ao recentemente falecido Luciano Pezzi, antigo director desportivo da equipa. Ainda no decorrer destes triunfos o director da cadeia de supermercados, Romano Cenni, afirmou que patrocinaria o ciclismo até que Pantani fosse ciclista (hum... onde é que já vi isto... Madaíl - Scolari... talvez)
Em 1999, quando estava a dominar o Giro foi suspenso devido a um elevado nível de hematócrito (abundância excessiva de glóbulos vermelhos o que faz com que o oxigénio seja transportado mais rapidamente, favorecendo o desempenho do corredor particularmente me alta montanha). Como consequência, toda a Mercatone abandonou a corrida.
Em 2000 a Mercatone ganhou efectivamente o Giro através de Stefano Garzelli que agradeceu a ajuda de Pantani. Garzelli viria a abandonar a equipa nesse mesmo ano apesar de ter contrato por mais um.
Quando Marco Pantani abandonou o Giro de 2002 existiram vários rumores que davam a equipa como extinta. Apesar disso a cadeia de supermercados viria a manter o patrocínio à equipa de ciclismo por mais um ano.
Em 2003 Pantani acabou em 14º o Giro acabando a equipa por ser extinta no fim desse ano devido à mais que provável retirada de Pantani. Muitos dos seus corredores acabaram integrados na sul africana Barloworld.
Designações ao longo dos anos:
1992-1993 Mercatone Uno-Zucchini
1994 Mercatone Uno-Medeghini
1995 Mercatone Uno-Saeco
1997 Mercatone Uno
1998-1999 Mercatone Uno-Bianchi
2000 Mercatone Uno-Albacom
2001 Mercatone Uno-Stream TV
2002 Mercatone Uno
2003 Mercatone Uno-Scanavino
Directores desportivos:
- Franco Gini (1992-1995)
- Luciano Pezzi (1997-1998)
- Franco Cornacchia (1999)
- Manuela Ronchi (2000-2002)
Mercatone Uno
Cadeia de supermercados italiana que iniciou o patrocínio à equipa de ciclismo em 1992 com o nome de Mercatone Uno-Zucchini, filiada em San Marino. Em 1993 obteve a classificação por pontos no Giro por Adriano Baffi. este acabou mesmo por ser o único feito da equipa nesta sua primeira fase já que em 1995, acabou. No entanto, o fim da Mercatone estava longe.
Em 1997 renasceu com o mesmo sponsor mas com uma estrutura renovada tendo-se filiado em Itália. Tal estrutura era baseada em Marco Pantani. este facto era tão notório que inclusivamente Gimondi comparou a estratégia da equipa á estratégia da equipa Bianchi dos anos 40 (baseada em Fausto Coppi).
Ainda em 1997 Marco Pantani acabou em 3º o Tour vencendo diversas etapas (Alpe D'Huez por exemplo).
No ano seguinte venceu tanto o Giro como o Tour tornando-se apenas o 7º ciclista a fazer a dobradinha Giro-Tour na história. Pantani dedicou estas vitórias ao recentemente falecido Luciano Pezzi, antigo director desportivo da equipa. Ainda no decorrer destes triunfos o director da cadeia de supermercados, Romano Cenni, afirmou que patrocinaria o ciclismo até que Pantani fosse ciclista (hum... onde é que já vi isto... Madaíl - Scolari... talvez)
Em 1999, quando estava a dominar o Giro foi suspenso devido a um elevado nível de hematócrito (abundância excessiva de glóbulos vermelhos o que faz com que o oxigénio seja transportado mais rapidamente, favorecendo o desempenho do corredor particularmente me alta montanha). Como consequência, toda a Mercatone abandonou a corrida.
Em 2000 a Mercatone ganhou efectivamente o Giro através de Stefano Garzelli que agradeceu a ajuda de Pantani. Garzelli viria a abandonar a equipa nesse mesmo ano apesar de ter contrato por mais um.
Quando Marco Pantani abandonou o Giro de 2002 existiram vários rumores que davam a equipa como extinta. Apesar disso a cadeia de supermercados viria a manter o patrocínio à equipa de ciclismo por mais um ano.
Em 2003 Pantani acabou em 14º o Giro acabando a equipa por ser extinta no fim desse ano devido à mais que provável retirada de Pantani. Muitos dos seus corredores acabaram integrados na sul africana Barloworld.
Designações ao longo dos anos:
1992-1993 Mercatone Uno-Zucchini
1994 Mercatone Uno-Medeghini
1995 Mercatone Uno-Saeco
1997 Mercatone Uno
1998-1999 Mercatone Uno-Bianchi
2000 Mercatone Uno-Albacom
2001 Mercatone Uno-Stream TV
2002 Mercatone Uno
2003 Mercatone Uno-Scanavino
Directores desportivos:
- Franco Gini (1992-1995)
- Luciano Pezzi (1997-1998)
- Franco Cornacchia (1999)
- Manuela Ronchi (2000-2002)
Um comentário:
Muito bem lembrado,essa equipe marcou época com Pantani.Em 94,Marco Pantani ainda tinha cabelo,e já botava pressão em ciclistas como:Indurain,Tonkov,Berzin e outros.um abraço
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