quarta-feira, janeiro 16

Na Roda de

PAOLO BETTINI


Altura: 169 cm
Peso: 58 kg
Limiar anaeróbio: 175 bat/min
Frequencia cardiaca max: 188 bat/min
Frequencia em repouso: 32 bat/min
Percentagem de massa gorda: cerca de 6%


Começo esta rúbrica com o carismático Paolo Bettini pois é sem dúvida um dos ciclistas com maior currículo no pelotão.
Nasceu em 1 de Abril de 1974 em Cecina, Itália, seu pai que já era um fã de bicletas ofereceu-lhe uma aos 7 anos. Nesse ano 1981, pedalando pela GS California conseguiu 23 victórias em 24 que participou. Nas camadas jovens à semelhança de outros grandes corredores era pouco disciplinado tácticamente o que lhe valeu a alcunha de “Il Grillo” devido à sua espontaneidade nos ataques e a sua maneira de pedalar nos sprints, ainda assim conseguiu algumas vitórias pela UC Monsummanese.
Depois passando pela Mg-Techongym já em 1997 onde quase ganhou uma etapa no Giro se não fosse um problema técnico numa descida.
Foi para a Mapei em 1999 para ajudar o líder de equipa Michele Bartoli mas no ano seguinte deu o grande salto, ganhado a clássica Liége-Bastogne-Liége uma victória que lhe mudou a vida.
Em 2001 para que já não houvesse dúvidas do seu valor ganhou Zuri-Metzgete e no Campeonato do Mundo em Lisboa conseguiu o 2º lugar apesar de ter recusado a ajudar o seu companheiro de equipa Bartoli e chefe da esquadra.
Em 2002 já como chefe de equipa da Mapei ganhou pela segunda vez a Liége-Bastogne-Liége e o ranking da UCI Road Cycling World Championship tendo ganho este nos próximos anos também.
Deixou escapar no ano seguinte outra vez o Campeonato do Mundo de estrada apesar de ter entrado na fuga que deu a vitória a Igor Astaraloa este que no fim afirmou que Bettini lhe tinha oferecido dinheiro para o deixar ganhar.Ainda em 2003 sagrou-se Campeão Italiano de estrada e moveu-se para a Quick-Step onde se encontra até agora.
Em 2004 ganhou pela terceira vez consecutiva e última o ranking da UCI Road Cycling World Championship. A victória mais importante foi nos Jogos Olímpicos onde foi medalha de ouro com a grande ajuda do nosso Sérgio Paulinho. O Campeonato do Mundo mais uma vez não correu como desejava, logo no início da prova foi embater contra um carro de equipa.
O ano seguinte foi um dos piores devido a uma lesão que o afastou das clássicas da Primavera, conquistando ainda assim a sua primeira vitória numa etapa do Giro onde chegou mesmo a vestir a camisola rosa, ganhou também o Giro di Lombardia e ainda o Zuri-Metzgete pela segunda vez.
Em 2006 sagrou-se Campeão Italiano de estrada e ainda conquistou o título que há muito ambicionava, Campeão do Mundo de estrada. Dias depois desse feito o seu irmão morreu no acidente de carro deixando-o muito em baixo a ponto de pensar em desistir da sua carreira. Mudando de ideias pois logo a seguir ganhou o Giro di Lombardia pela 2ª vez consecutiva cortando a meta em lágrimas.Foi considerado ainda o ciclista do ano pela revista Vélo Magazine.
O ano passado numa controversa participação já que os organizadores recusavam-se a deixá-lo entrar pois Bettini não quis assinar um acordo anti-dopping conquistou mais uma vez o Campeonato do Mundo de estrada entrando numa fuga a poucos quilómetros da meta, ganhado ao sprint o surpreendente Kolobnev.
Esta época aos 32 anos continua um dos líderes da Quick-Sstep e já entrou em polémica duvidando da eficácia do Passaporte Biológico, apesar da sua luta à anos contra o doping. Já anunciou a sua retirada para o fim desta época mas irá certamente defender-se nos Jogos Olímpicos e ainda no Campeonato do Mundo, aliás este senhor não se defende, contra-ataca. Contamos com ele para animar o pelotão nas clássicas sendo um dos favoritos.Pode ser que tenha uma despedida em beleza, vamos lá ver.....

Nenhum comentário: