quinta-feira, fevereiro 21

Tour of California 2008: Astana no controlo.

Uma etapa emocionante para quem viu em directo!! Com um tímido Sol e uma temperatura amena, a dura etapa de ontem começou com uma fuga: Paul Martens (Rabobank), Cyril Lemoine (Crédit Agricóle), Scott Nydam(BMC) e Steven Cozza (Slipstream). Estes tinham pela frente 4 subidas: três de 4º categoria e ainda uma de categoria especial. Com a Astana sempre no controlo os fugitivos nem conseguiram chegar ao fim da contagem de montanha especial, com o homem da Rabobank, o último sobrevivente, a ser alcançado um pouco antes do pico. Entretanto já alguns tinham desistido, com um problema no estômago que também afectou alguns no pelotão o líder Tyler Farrar foi obrigado a desistir, para além dele Edvald Boassan Hagen (High Road) e Laurent Lefevre (Bouygues Telecom).

Muitos corredores já tinham ficado para trás, incluíndo Cancellara e Hincapie que depois na descida conseguiram, recolar ao grupo da frente já só com 17 elementos. Com ainda uma subida de 1ª categoria e depois 30 km a faltar, Hincapie distancia-se durante a descida!

George Hincapie: “O plano não era alcançar o topo do Sierra Road (1ª categoria) isolado, o plano era ganhar a etapa.”

Mas Hincapie já tinha dado indícios de não estar ao nível de outros corredores e mesmo assim atacou!! Com a equipa de Leipheimer mais uma vez a controlar, a vantagem deste não passou de 1 minuto tendo sido alcançado logo no princípio da subida. A Astana teve um grande trabalho hoje em prol de Leipheimer, principalmente o espanhol Rubiera. “Se Leipheimer foi o condutor, Rubiera foi o motor”(Velonews). Pelo que vi, que foi quando Hincapie atacou, é bem verdade...

A meio da subida já só restavam 5 corredores na frente: Leipheimer e Chris Horner da Astana, Gesink e Mauricio Ardila da Rabobank, e Zabriskie da Slipstream. Nessa altura era Ardila que passava ao ataque até que Gesink e Leipheimer isolaram-se. Com o jovem holandês sempre a puxar na subida e mais atrás Horner na roda de Zabriskie a diferença era de 1.15min. Ainda faltava 30km para o final e um grupo de 12 corredores, entre eles Cancellara e Millar faziam de tudo para alcançar o duo da frente. No entanto Gesink e Leipheimer entenderam-se perfeitamente, ambos trabalhavam para objectivos diferente: um para a vitória da etapa o outro para a camisola amarela, e foi o que se sucedeu. Sem bónus no final da etapa, Leipheimer tem agora 13 segundos de vantagem sobre Cancellara (Team CSC).

Amanhã é a etapa mais longa de 217 km com vista previligiada para o Oceano Pacífico. Com 3 contagens de montanha e um percurso muito acidentado será mais um dia duro para os participantes. A etapa é realizada na nova cada da High Road portanto deve-se esperar surpresas dos "branquinhos".......

Resultados da etapa:

1 Robert Gesink (Ned) Rabobank 4.28.29 (36.94 km/h)

2 Levi Leipheimer (USA) Astana mt

3 Jurgen Vandewalle (Bel) Quick Step a 19 seg

4 Kevin Seeldraeyers (Bel) Quick Step mt

5 José Luis Rubiera Vigil (Spa) Astana mt

Resultados após a 3ª etapa:

1 Levi Leipheimer (USA) Astana 13h.45m.30s

2 Fabian Cancellara (Swi) Team CSC 0.13seg

3 Robert Gesink (Ned) Rabobank a 15seg

Site oficial.

Vários vídeos com resumo da prova.

Fotos, fotos mais fotos.

Um dos sites que gosto particularmente e que dá grande destaque ao TOC é o steephill.tv (ver de baixo para cima). Gostei bastante das sequências das imagens sobre a esta etapa. Acho que vão gostar!

A etapa de amanhã começa às 18h e a chegada prevista é a partir das 23.30h(hora Lisboa). Podem ver em directo aqui.

Nenhum comentário: