sexta-feira, fevereiro 22

Tour of California 2008: Um feito Épico para um canadiano desconhecido!!

O percurso da quarta e mais longa etapa do Tour of Califórnia é normalmente uma bonita rota ao longo da costa Californiana, mas hoje, foi marcada por um mistura terrível: chuva, frio, vento e até nevoeiro em algumas partes. Com 217km pelo caminho os corredores muito lentamente e bem agasalhado lá seguiram viagem.... Desde cedo um grupo de onze ciclistas destacou-se do pelotão. Tiveram uma vantagem máxima de 3 minutos pois a Astana fazia todo o trabalho lá atrás a fim de controlar a única ameaça: Iker Camaño (Saunier Duvall) que se encontrava a 5 minutos de Leipheimer. Aos 70km faltando ainda 142km, Dominique Rollin (Toyota–United) um dos fugitivos, decidiu atacar e seguir sozinho. No entanto alguns quilómetros mais tarde o canadiano regressava ao grupo devido a uma penalização imposta pelos comissários pois consideraram que este apanhou a roda dum carro!!
Com as 2 contagens de montanha já à vista foi Jackson Stewart (BMC Racing Team) que passou em primeiro; mais tarde viria a desistir devido a hipotermia. Um vento forte era o principal inimigo nesta altura, e a vantagem continuava nos 3 minutos com a Astana mais uma vez em grande esforço. Á medida que iam perdendo corredores no pelotão, os da frente também começaram a sentir o cansaço e a 30km só restavam 7 corredores já com uma vantagem a diminuír estabilizada nos 2 minutos: Edward King (Bissell), Roman Kilun (Health Net), Dominique Rollin, Danilo Wyss (BMC Racing Team), Bauke Mollema (Rabobank), George Hincapie (High Road).

A 20 km do fim Rollin ataca novamente e devia-se sentir muito bem, pois foram 2 ataques num dia!! O grupo separou-se e na perseguição ao canadiano, já só estavam Camaño e Hincapie. Com dois grandes roladores em sua perseguição seria muito difícil para o solitário ser bem sucedido, mas a verdade é que lá conseguiu aguentar-se e obter a maior vitória da sua carreira. A 18 seg chegaram os ex-companheiros de fuga e o pelotão a 2.28min com Ciolek a vencer ao sprint.

Amanhã é um dia decisivo para quem quer vencer o TOC: O contra-relógio de 15km.

Vamos ver se Leipheimer consegue resistir aos 13 seg de vantagem sobre Cancellara!! Duvido....

Devido a ao frio que se fazia sentir e a alguns problemas físicos, vários corredores tiveram que desistir: Heinrich Haussler e Fabian Wegman da Gerolsteiner, Thomas Danielson (Slipstream), ao todo foram 20!

Resultados da etapa:

1 Dominique Rollin (Can) Toyota - United 6h.56m.08s
2 George Hincapie (USA) High Road 18s
3 Iker Camano Ortuzar (Spa)
Saunier Duval-Scott mt
4 Gerald Ciolek (Ger) High Road 2m.28s
5 Mark Cavendish (GBr) High Road

Classificação Geral mantém-se na "mesma"

Classificação dos pontos:
1 Dominique Rollin (Can) Toyota - United 36 pts

Vídeos da etapa.

Descobri um blog (em inglês) que tem dois recentes posts sobre o vencedor de hoje, pra quem quiser, ler é bem interessante:(parte 1, parte 2)

Nenhum comentário: