quarta-feira, março 26

Campeonato do Mundo de Pista: Guia para Principiantes

Começa hoje os Campeonatos do Mundo de Ciclismo de Pista em Manchester, decidi aprender alguma coisa sobre esta vertente já que o meu conhecimento era nulo e traduzi um artigo que achei bastante interessante: o “Guia para Principiantes”. Podem ver em directo entre as 19.30 e 22h através deste link.

A pista tem 250 metros.

Sprint Individual:

Dois corredorres competem durante três voltas e quem perder é eliminado, o vencedor passa à eliminatória seguinte até chegar à final, caso vá ganhando. A corrida começa normalmente lenta para na última volta os corredores acabarem em sprint. Destaca-se portanto a táctica bem como a capacidade de explosão.

Vídeo exempificativo.

Contra-relógio:

Um contra-relógio individual de 1km para os homens, 500m para as mulheres. O sucesso é alcançado num equilíbrio de força pagando-se caro por qualquer erro já que os medalhados ficam normalmente separados por décimos ou mesmo milésimos de segundos.

Perseguição Individual (Homem 4km, Mulher 3km):

Dois corredores começam de lados opostos com o objectivo de alcançarem o oponente. Se isto não acontecer ganha o corredor que completou a corrida em menor tempo.

Perseguição em equipa (Homem 4km, Mulher 3km):

Duas equipas de quatro homens em lados opostos. Tal como a perseguição individual o objectivo é alcançar o oponente ou completar a corrida em menor tempo. Cada corredor costuma liderar durante meia volta a volta completa depois passa para trás do grupo.

Vídeo exemplificativo.

Sprint Colectivo:

Homen: duas equipas com 3 corredores, 3 voltas.

Mulher: duas equipas com 2 corredores, 2 voltas.

As duas equipas começam em lados opostos da pista. Cada corredor lidera na frente do grupo durante uma volta antes de sair. O último corredor será o mais forte pois já cumpriu as outras voltas atrás dos seus colegas.

Vídeo exemplificativo.

Corrida por pontos:

Uma corrida individual de 40km (160 voltas) para os homens e 25km(100 voltas) para as mulheres, com sprints de 10 em 10 voltas. Se um corredor ganhar mais de uma volta de distância em relação aos outros, ganha a corrida. Se isto acontecer mas com mais do que um, os pontos decidem o vencedor.

Vídeo exemplificativo.


Keirin (Homem e Mulher 2km):

Esta modalidade tem origens japonesas onde se tornou muito popular como um desporto de apostas. Seis corredores em fila seguem uma mota que vai acelerando até 50km\h (40km\h homens), nessa altura a mota abandona a pista deixando os ciclistas com duas voltas e meia por completar, que acabam em sprint.

Vídeo exemplificativo.

Scratch (Homen: 15km. Mulher: 10km):

Uma corrida normal com vários corredores durante as respectivas voltas.

Madison (só para os Homens):

Equipas de dois corredores lutam durante 50km (200 voltas). Os dois vão trocando, enquanto um está a competir dando voltas à pista, o outro vai descansando em cima da pista. A troca dá-se quando o corredor que está a competir dá a mão ao seu colega tentando transferir a sua velocidade para o outro. Há sprints de 20 em 20 voltas, mas o principal objectivo é dar uma volta de avanço.

Vídeo exemplificativo.

Omnium (só para os Homens):

Uma espécie de pentatlo. Os corredores realizam 5 modalidades e consoante os resultados recebem pontuações. No fim, o que tiver o maior número de pontos somados as 5 modalidades, ganha. As provas são as seguintes: Sprint, Scratch de 5km, Sprint Individual de 3km, Corrida por pontos de 15kms.

Pelo que li a Austrália e a Grã Bretanha são as favoritas. De destacar a presença de Graeme Brown sprinter da Rabobank e Bradley Wigins contra-relogista da High Road.

O cyclingnews.com dá grande destaque.

Nenhum comentário: