sábado, março 8

Paris-Nice 2008: Começa amanhã......

A 66ª edição do Paris-Nice será precorrido num total de 1260 km distribuídos por 8 etapas incluíndo um prólogo inicial de 4,6km. Irá ser uma semana dura para os corredores pois quase todas as etapas tem grandes subidas não dando muitas hipóteses ao sprinters...

Começa logo na 2ª etapa; considerada plana para os organizadores têm nos últimos 70 quilómetros quatro contagens de montanha sendo a última a 20km para a meta: a ascenção ao Col du Fut d’Avenas(2ª categoria).

A 3ª etapa vai ser o primeiro teste e talvez o primeiro camisola amarela com hipóteses de ganhar a corrida. Com várias contagens de 3ª e 2ª categoria acaba com a ascenção de 10km ao Col de la Croix de Chauboret, numa média de inclinação 6.5%, haverá certamente uma selecção da elite dos trepadores. Segue-se a descida até à meta a 20km.

Ao contrário do ano passado existirá uma etapa com final numa verdadeira subida; a 4ª etapa e rainha este ano, exige muito respeito!! Mais uma vez com várias contagens de 3ª categoria pelo meio e finalmente a ascenção de 15km ao Mont Serein com uma média de 8% de inclinação (1ª categoria).

Outra etapa com “sobe e desce”, a equipa do CA irá ter muito trabalho neste dia, tanto para controlar os fugitivos como os que tentam a sua sorte na última subida do dia (2ª categoria). O ano passado o Col de Tanneron serviu de rampa de lançamento para Luis Leon Sanchez chegar isolado à meta com um grupo de 30 corredores em sua perseguição. Á 4 anos que um corredor ganha isolado em Cannes!!

A última etapa tem como já tradição o Col d'Eze; a última dificuldade para os corredores no Paris-Nice. Será a última hipótese para os insatisfeitos procurarem a vitória final. O CA depois duma dura semana terá que pedir aos seus colegas de equipa um último esforço na defesa à sua camisola. Foi nesta subida que Contador o ano passado conseguiu-se isolar vencendo a etapa como também a geral individual.


O principal favorito será Cadel Evans, com uma precoce vitória esta época na Vuelta a Andaluzia, tem aqui o seu primeiro objectivo da época. Certamente irá querer repetir a façanha de Contador o ano passado; ganhar o Paris-Nice e o Tour. Na Sillence-Lotto irá contar com Mario Aerts e duas grandes ajudas na montanha: Dario Cioni e Yaroslav Popovich. Se Evans é um corredor marcado pelos seus adversários Popovich poderá ser a surpresa da prova!! Será também o primeiro teste da equipa belga com vista à possível defesa da CA na Volta à França 2008.


Na Caisse d’Epargne contamos com Luis Leon Sanchez. Este espanhol já declarou que esta prova é o seu primeiro objectivo da época. Terceiro classificado o ano passado e vencedor duma etapa será certamente um dos corredores na discussão à vitória final. Tem a seu lado duas preciosas ajudas que também poderão fazer boas classificações finais: Oscar Pereiro e David Arroyo.


Em busca duma vitória italiana que já não acontece à 7 anos, Damiano Cunego da Lampre é também um corredor que estará no grupo da frente quando começar a selecção dos verdadeiros trepadores....

Continuando com os italianos, Leonardo Bertagnolli da Liquigas vencedor da clássica de San Sebastian 2007 será a aposta da Liquigas para a classificação final. É a sua estreia no Paris-Nice veremos como se comportará....

Depois de perder a CA o ano passado no último dia para Contador, David Rebellin trás uma equipa que mostra qual a atitude para esta semana: Vencer!! O italiano já com 37 especialista em clássicas afirmou que o percurso actual é capaz de ser um pouco difícil para ele, no entanto já conta com dois grandes resultados este ano: vencedor do Tour du Var e 2º no GP Lugano. A seu lado conta com Stefan Schumacher e Bernard Kohl ambos poderão surpreender, quem sabe com uma vitória de etapa ou mesmo um lugar no pódio final...


Franck Schleck certamente já em boa forma física tendo em conta que as Grandes Clássicas começam daqui a um mês, é outro corredor que estará nos lugares cimeiros. Apesar do percurso mais difícil este ano, Schleck já provou ser um bom trepador. A CSC trás uma boa equipa o que fará aumentar a probabilidade de vitória numa etapa: Jens Voigt, Bobby Julich, Karsten Kroon, Alexandr Kolobnev.


Três corredores que à partida não seriam grandes ameaças aos favoritos mas que provaram no ínicio de época o seu grande valor: Philippe Gilbert (ainda está em dúvida a sua participação) com uma grande vitória na clássica Omloop Het Volk será um daqueles que irá tentar a sua sorte na última subida do dia com vista à vitória da etapa; no entanto penso que conseguirá uma boa prestação na geral individuall. Outro corredor é o jovem Robert Gesink que demonstrou na América estar já em boa forma deixando para trás todos os adversários à excepção de Leipheimer na subida mais difícil. Ainda Rinaldo Nocentini mais um especialista em clássicas que teve um bom começo de época ganhado o GP Lugano.

Deixo aqui mais alguns corredores que podem ter uma boa classificação:


Saunier Duvall-Scott: José Angel Marchante, José Cobo Acebo

Cofidis: David Moncoutié

Agritubel: Christophe Moreau

Euskatel-Euskadi: Igor Anton, Haimar Zubeldia

Slipstream: Christian Vandevelde e David Millar(à espreita de ganhar o prólogo como fez o ano passado)

Ao sprint final que em princípio serão só as duas primeiras etapas teremos um duelo de Titãs: Gert Steegmans, Thor Hushovd e Daniele Bennati(na foto). Quem poderá surpreender é André Greipel que teve um bom início de época (vencedor de 4 etapas e da geral no TDW).

Um ou outro corredor que mencionei aqui poderá não participar devido às recentes ameaças da UCI, no entanto os que dei mais destaque estarão certamente. Esquecendo todos estes acontecimentos passados, estão reunidas todas as condições para uma grande semana de ciclismo começando já amanhã.

Acho que será difícil conseguir arranjar live stream, no entanto amanhã ponho aqui alguns sites com gráficos e transmissões em directo através de texto.

Vídeo de Contador vencendo 4ª etapa o ano passado.

Nenhum comentário: