segunda-feira, abril 28

Liége-Bastogne-Liège 2008: O desenrolar....

Fantástico final ontem na Liège-Bastogne-Liège. Foi uma corrida cheia de ataques aos quais vou deixar aqui algumas referências...

Desde cedo cinco corredores andaram destacados mas depois de quase 200kms, as forças começaram a fraquejar...

Os fugitivos: Markus Fothen (Gerolsteiner), Tom Stubbe (Française des Jeux), Pavel Brutt (Tinkoff Credit Systems) e David Kopp (Collstrop), Pierre Rolland (Crédit Agricole).

Ainda este grupo não se tinha desmembrado e posteriormente alcançado, já Phillipe Gilbert (Française des Jeux) e Kjell Carlström (Liquigas) atacavam no pelotão. O sueco rapidamente ficou para trás pois o ritmo de Gilbert era bastante intenso. Gilbert encontrava-se na La Redoute que segundo os comentadores era a 30km de sua casa, quase todos os adeptos na estrada a torcer pelo belga que apesar de grande esforço foi alcançado no pelotão, um dos momentos da altos corrida.

Paolo Bettini foi o primeiro a atacar para supresas de muito, Matthew Lloyd (Silence-Lotto) respondeu de imediato, mas foi Andy Schleck com Stefan Schumacher que alteraram o rumo da corrida.

Este duo durou até à nova subida a Côte de la Roche aux Faucons, entretanto Bettini atacava de novo no mini-pelotão mas sem sucesso. Nesta subida Schumacher confirmou o seu mau momento de forma e era o jovem Schleck que liderava isolado. No topo, criou-se um grupo que iria discutir a vitória: Andy e Fränk Schleck (CSC), Davide Rebellin (Gerolsteiner), Alejandro Valverde e Joaquim Rodriguez (Caisse d'Epargne), este último rapidamente ficou para trás.

Cadel Evans (Silence), Damiano Cunego (Lampre) e o fantastico Christian Pfannberger (Barloworld), iria terminar em 5º!!

Andy Schleck atacava de novo, até aqui jogo táctico perfeito da Team CSC, eu estava esperançoso que Andy conseguisse chegar isolado, era sem dúvida uma vitória que iria ficar para a história, mas quando o vi na última subida do dia... estava de rastos. O trio acabou por passá-lo mas sem antes do seu irmão mais velho ter atacado... E que forte ataque!!

Durante o ataque na Côte de Saint-Nicolas o trio ia no limite, Schleck ao ataque, Rebellin sempre na sua roda, via-se que o italiano não iria descolar ao contrário de Valverde que parecia faltar pouco.

Até ao fim quase sempre Rebellin a puxar, até que na recta final Valverde (Caisse d’Epargne) venceu sem grande oposição do fatigado Rebellin e do frustrado Frank Schleck, 2º e 3º respectivamente...

Classificações. Mais detalhes da corrida.

Frank Schleck orgulha-se do seu irmão.

Nenhum comentário: