terça-feira, abril 29

Tour de Romandie 2008 (live stream): Thomas Dekker à procura da liderança do Pro Tour

Começa hoje o Tour de Romandie na Suíça. Apenas seis dias na “média montanha” com alguns picos íngremes, um contra-relógio e um prólogo de 2km, hoje. Este ano tal como nos outros, temos um bom leque de participantes, a maior ausência é Cadel Evans, vencedor de 2006 atrasa assim o confronto com Carlo Sastre, um dos candidatos à vitória do Tour em Julho.

Esta é sem dúvida uma corrida muito dura, os sprinters terão que batalhar no duro se quiserem ter oportunidade de pelo menos estarem no sprint final, a segundo e última etapa serão as suas melhores hipóteses. Os outros dias serão para contra-relogistas e trepadores, isto reflecte-se nas classificações anteriores onde corredores que sobem bem, mas com aptência para o contra-relógio têm aqui grande vantagem, Evans, Botero, Hamilton. Todos estes conseguiram chegar no grupo da frente e depois do contra-relógio alcançaram a vitória.

Thomas Dekker da Rabobank (na foto), vencedor o ano passado, é o principal favorito. Vem de uma brilhante semana nas Ardenas que apesar de alguns problemas de estômago na corrida de domingo conseguiu acabar em 6º lugar. Com a ajuda de Mollema e Menchov deverá repetir o feito de Tyler Hamilton (2003 e 2004) e Dario Frigo (2001 e 2002).

O seu maior adversário será a Astana, eles andam à caça de qualquer título numa corrida Pro Tour mas entreguam-no desta vez a Andreas Kloden? Apesar do seu invejável currículo é raro nos dias de hoje alguém chegar a uma prova destas, fazendo o seu próprio calendário sem nenhuns créditos esta época e simplesmente ganhar!! Mesmo com Gusev e Muravyev a guiá-lo pelas montanhas será suficiente? Talvez Chris Horner seja a tábua de salvação...

Existem mais jovens a pensar na vitória, Roman Kreuziger da Liquigas já no ano passado esteve em bom nível (6º) e Chris Anker Sorensen (Team CSC) que teve o seu despertar aqui ao ficar em 2º na classificação da montanha no ano passado, nesta semana irá mostrar se a aposta feita pela CSC para o Giro, será justificada.

John Gadret (AG2r) e principalmente Sandy Casar (Française des Jeux) serão os franceses a ameaçar a classificação geral, ambos pecam pelo seu contra-relógio o que os levará certamente, a ataques no final das etapas à procura de preciosos segundos.

De Espanha vem Oscar Pereiro (Caisse d’Epargne) que continua com fracos desempenhos, desde a época passada. Na mesma situação está José Gomez Marchante (Saunier Duvall) que também com uma época apagada ambiciona um novo recomeço; quem sabe igualar aqui a sua maior vitória em 2006 (Volta ao País Basco). Ainda nesta equipa, o brasileiro Luciano Pagliarini busca a sua melhor forma para o seu principal objectivo, uma vitória no Giro.

Uma das mais fortes esquadras é a Euskatel Euskadi. Alguns corredores estiveram em boa forma ultimamente, Mikel Astarloza (na foto) é um forte candidato ao pódio final depois de uma boa performance nas Ardenas. Ainda é algo cedo para Hamair Zubeldia mas poderá ser um bom apoio para Astarloza tal como Amets Txurruka.

Finalmente na Quickstep as Ardenas não lhe correram muito bem, mas nesta equipa têm uma boa estrutura. Matteo Carrara para o sprint nas colinas, Alex Efikim para as fugas e ainda o jovem Kevin Seeldrayers para a classificação geral. Este poderá ir longe especialmente se o talento do trepador Juan Garate vir ao de cima.


Se quiserem ver esta emotiva corrida é só clicar neste link e escolher a definição. Todos os dias a partir das 14h, terça-feira(6/05) é o útlimo.

Start List. Site oficial.

Artigo com descrição detalhada das etapas no blog Maglia Rosa.


Fotos cedidas por: Oscar Matxin.

Nenhum comentário: