segunda-feira, maio 19

Começa hoje a Volta Ciclista a Catalunya 2008 sendo Sérgio Paulinho o representante português.

Enquanto o Giro descansa durante um dia, começa hoje na Catalunha o próximo evento do calendário Pro-Tour. A corrida mais antiga de Espanha conta com um leque prestigiante de vencedores: Merckx, Indurain (3x), Jalabert assim como de corredores presentes.
Ao contrário dos outros anos desta vez não haverá etapas a acabar em altos nem contra-relógios determinantes para a classificação geral. Serão 889km distribuídos por seis árduas etapas onde existem várias contagens de montanha pelo caminho. Num constante “sobe e desce” e falso plano dar-se-à uma luta aberta onde quem encontrar a fuga certa, talvez possa abrir o caminho para a vitória. O princípio e o fim são semelhantes à edição anterior, começa com um prólogo de 3,7km nos arredores de Lloret del Mal, onde uns escassos segundos poderão fazer a diferença já que as verdadeiras etapas de montanha não marcam presença nesta edição. As duas primeiras etapas são as mais propícias para os trepadores contudo, terá que ser imposto um ritmo bastante forte para que estes consigam discutir a vitória entre si. A corrida terminará em Barcelona onde será mais uma boa oportunidade para os sprinters, o que vem quebrar uma tradição com alguns anos, pois normalmente acabava a subir.


Um dos protagonistas do ano passado é Mark Cavendish; vencedor de duas etapas em 2007 optou este ano pelo Giro. No entanto, prevê-se uns belos frente-a-frente: Thor Hushovd e J.J. Haedo, dois sprinters que somam várias vitórias esta época. Hoje poderá existir outro interessante duelo pela vitória do prólogo e consequentemente a camisola amarela: Fabian Cancellara actual campeão do mundo de contra-relógio contra o campeão espanhol de contra-relógio Ivan Gutierrez, ambos são os principais favoritos para vencer o crono de hoje. Ivan Gutierrez é um candidato ao título e vai liderar a Caisse d’Epargne juntamente com Luis Leon Sanchez que vem aqui já a pensar na participação do Tour de France. Cancellara também poderá ser uma ameaça à vitória, afinal ganhou o Tirreno-Adriático! No entanto, com Carlos Sastre a seu lado e também já em plena preparação para o Tour, este será a prioridade da Team CSC que não traz Vladimir Karpets, vencedor em 2007, mais um que preferiu o Giro.

Contamos ainda com vários corredores que ambicionam o lugar mais alto do pódio:

Igor Anton e Haimar Zubeldia ambos da Euskaltel-Euskadi; Juan José Cobo (na foto) comandará a Saunier Duvall enquanto que, Janez Brajkovic e Chris Horner ajudados por Sérgio Paulinho também podem realizar uma boa prestação para a Astana.

De França vêm: John Gadret da AG2r (8º-2007), Sandy Casar (FDJeux) e Christophe Moreau da Agritubel (4º-2007), mais a norte, Joost Phostuma (Rabobank) e Yaroslav Popovych (Silence-Lotto) são também corredores que se destacam na lista dos presentes.

Na High Road está de volta Michael Rogers (2º-2007) que depois de infectado com o vírus Epstein-Barr no princípio da época, começa aqui a sua primeira preparação para o seu principal objectivo: o Tour de France. Talvez seja Thomas Lokvist (na foto) que já mais descansado de uma época intensa, possa melhorar o 11º lugar obtido o ano passado.


Com quatro equipas Continentais convidadas salienta-se o já referido campeão francês, o recente vencedor da clássica a Alcobendas Ezequiel Mosquera (Karpin Galicia), Francisco Ventoso da Andalusia-Cajasur e ainda Thomas Danielson e o jovem Trednt Lowe da equipa americana Slipstream.

Apesar de nenhum corredor dos inscritos ameaçar a liderança de Damiano Cunego no Ranking Pro Tour, só o facto de poder vencer a corrida mais antiga de Espanha e ainda com enorme prestígio nos dias de hoje, será uma motivação extra para qualquer dos presentes. É uma pena não haver nenhum canal de televisão que transmita a prova em directo, nestes dias anda tudo de volta do Giro.

O nosso velho conhecido Angel Edo, principal sprinter da equipa da Maia durante vários anos, receberá a medalha de honra da "Volta a Catalunya".

Site oficial. Start List.


Fotos cedidas por: capture-the-peloton.

Nenhum comentário: