sábado, maio 31

Giro de Itália: Amanhã é o dia decisivo?!

Vasili Kiryienka, depois de duas tentativas à terceira foi de vez.
Foto de
AFP Photo.


Podem ver o resumo alargado da etapa de ontem(19º) neste link. Tem uma música inicial de 1 minuto acompanhada com algumas imagens mas depois um resumo com comentários.


Tem sido um Giro de Itália muito empolgante, sem dúvida uma das melhores Grandes Voltas dos últimos tempos, se não a melhor?!

E hoje não foi excepção, mas sim um grande contributo para rivalidade entre os primeiros.

E isto porquê? Vejam a classificação geral para a partida da etapa de hoje.

1 Alberto Contador Velasco (Spa) Astana 82.29.10

2 Riccardo Riccò (Ita) Saunier Duval - Scott 0.04

3 Danilo Di Luca (Ita) LPR Brakes 0.21

Hoje a LPR Brakes foi genial, uma verdadeira equipa que conseguiu tirar o máximo de cada corredor. Com a perícia e o conhecimento de Salvodelli das descidas, Di Luca conseguiu distanciar-se de Contador e dos restantes favoritos quando faltava 35km e ainda duas difíceis subidas para a meta. Giairo Ermeti outro corredor da LPR que estava na fuga, esperou pelo seus dois companheiros e ajudou também. Di Luca apesar de ter sido por escassos segundos, líder virtual do Giro, acabou com cerca de um minuto e meio de vantagem para o grupo de Contador. Um grande exemplo porque não se pode considerar o ciclismo apenas como um desporto individual, e é uma das razões porque eu gosto desta modalidade.
Será que hoje a LPR vai tentar fazer o mesmo?

Apesar do mais forte na montanha, a verdade é que as coisas não têm corrido bem a Ricardo Riccò: perdeu 33 segundos no contra-relógio por equipas, perdeu mais alguns quando caiu no contra-relógio individual e ainda a falta de Piepoli.
Mas também ainda não aprendeu a estar calado, sinceramente gosto bastante de Riccò durante a corrida, mas quando está fora dela só diz asneiras. Então indignou-se que depois de se ter ido embora do grupo de Contador, Sella e Pozzovivo ajudaram o espanhol!! Eles puxaram de facto, mas antes Sella já tinha atacado várias vezes e desgastado Contador. O duo da CSF puxou porque Bruzeghin e Simoni que se encontravam na frente deles na classificação geral, tinham já ficado para trás e como é lógico os dois da CSF queriam ganhar tempo...Depois Riccò admira-se de não ter amigos no pelotão!!

Para além das tácticas da LPR Brakes quem esteve muito bem foi Vasili Kiryienka (Tinkoff) vencendo isolado a etapa depois de uma longa fuga e uma troca de bicicleta a 35km do fim. Foi sem dúvida merecido, tanto para Kiryenka como para a Tinkoff; esta equipa tem entrado regularmente nas fugas e por já duas vezes o bielorusso tinha sido o segundo do dia, na 7ª e 14ª etapa, duas das mais duras. Kiryienka é profissional há 3 anos e veio da corrida em pista onde foi campeão do mundo, em estrada define-se como um contra-relogista. Teremos aqui um futuro corredor de Grandes Voltas para pelo menos o top 10, tem 27 anos...

Já há resposta à votação de cima: Nem pensar!! Gilberto Simoni não vai acabar no pódio em Milão pois terminou a 19ª etapa com 6 minutos de atraso para Contador e encontra-se hoje na 10ª posição, só mesmo um milagre!

Descrição da etapa no PEZCyclingnews.

Entrevista com os principais protagonistas. A entrevista de Danilo Di Luca é interessante pois ele afirma o seguinte: "Di Luca é sempre Di Luca e há que ter respeito por Di Luca pois já ganhou uma grande Clássica..." fala na 3ª pessoa, curioso...

Vídeo dos últimos quilómetros da etapa de quinta-feira.(18ª)


Hoje a etapa conta com o ponto mais alto deste Giro, o histórico Passo Gavia. Podem ver um vídeo da RAI, com descrição do percurso de hoje, neste link.

Andy Hampsten foi o primeiro e único não-europeu a vencer o Giro. Hampsten atacou no Passo Gavia num dos dias mais difíceis da história do ciclismo. O cyclingnews.com relata o que se passou nessa edição e principalmente nesse dia, com o testemunho de Hampsten.
Existe um vídeo também desse dia.

Podem ver algumas imagens no podiumcafe.com tiradas do Google Earth com a etapa de hoje.

Nenhum comentário: