quinta-feira, maio 29

Giro d'Italia 2008: Como estão os velhotes nestes dias?!

Existem alguns corredores que em final de carreira poderão ter nesta edição a sua última presença no Giro. A verdade é que os velhotes têm passado algo despercebidos ao contrário dos mais jovens: alguns têm trabalhado arduamente para os seus colegas, outros tentam aparecer, mas a verdade é que têm andado apagados, à excepção de um?!

Andrea Noe (na foto): Um dos mais velhos do pelotão e com 39 anos talvez seja o seu último Giro apesar de continuar a ser um bom trepador. O ano passado chegou a vestir a maglia rosa e nesta edição tem ajudado bastante Pellizotti, encontra-se na 33ª posição, muito bom para quem já podia ser pai de alguns adversários presentes...

Paolo Savoldelli: Apesar de um ar jovem, o italiano duas vezes vencedor do Giro já tem 35 anos. Desta vez no Giro tem como objectivo levar Di Luca à vitória mas para já, sem grande sucesso. No entanto o “Killer” não se pode queixar já que Salvodelli e os outros seus colegas têm sido boas ajudas. Apesar deste objectivo Salvodelli era um dos “cavalos negros” antes de começar, e depois de um bom contra-relógio tanto por equipas como individual, esperava-se mais deste conhecedor das montanhas do Giro, teve um fim de semana bastante mau o que o fez descer de 7º para 17º, actualmente a 14 minutos de Contador! Foca-se agora em ajudar Di Luca todavia gostaria-o de ver a atacar na sexta-feira já que a etapa acaba com uma longa descida depois do Monte Aprica. Este ciclista a descer é um especialista!!

Jens Voigt: O alemão apesar dos seus 36 anos continua com excelente performances, mas não neste Giro. Tentou a fuga nas duas etapas de montanha, neste fim de semana, mas não teve pedalada para o pequeno Sella. Hoje também esteve em destaque quando saltou do pelotão a 3km do fim, mas também sem sucesso. Ainda bem que pelo menos o seu carácter ele não perde!!

Erik Zabel: Como era bom que acabasse a sua carreira entrando para o pequeno lote de corredores, que conseguiram vencer a classificação dos pontos nas três grandes Voltas, mas isso pelo menos este ano, é impossível. Começou nos sprints com um bom segundo lugar, mas a partir daí nem ao pódio tem chegado apesar de a sua equipa trabalhar unicamente para ele, ou melhor o que resta (4). Com os seus 37 anos o sprinter alemão não fez esquecer as performances de Petacchi no Giro 2007.

Gilberto Simoni: Deixei-o para o fim pois é a excepção já referida. Apesar dos seus 36 anos o italiano tem tido um Giro bastante regular. Ainda não atacou na alta montanha como costumavamos vê-lo, mas espero que se esteja a guardar para as últimas duas etapas de montanha. Encontra-se em terceiro a 1.21min de Contador e curiosamente está mais calmo este ano, tem passado ao lado das trocas de palavras entre os principais favoritos, e tanto dentro como fora da estrada tem tido uma posição expectante. No entanto, sendo o seu último Giro não tem nada a perder, e se conseguir irá atacar certamente, espero ansioso por esse momento!!

Fotos cedidas por: capture-the-peloton.

Nenhum comentário: