terça-feira, maio 27

Giro d'Italia 2008: Franco Pellizotti vence contra-relógio mais duro de sempre de qualquer Grande Volta!!

Só mesmo Franco Pellizotti para estragar a festa a Emanuele Sella, não menosprezando o seu segundo lugar, três victórias consecutivas do camisola verde ficaria para a história. O corredor da Liquigas fez um brilhante quilómetro final ao contrário de Sella que acabou por perder 6 segundos para o vencedor, este que terminou com uma velocidade média de 19,14km/h!!

Mais detalhes no Ciclismo Digital.

Vídeo de Contador no último quilómetro:

Ontem Franco Pellizotti afirmou-se como líder indiscutível da equipa, nos últimos dois anos tem sido o tenente de Danilo Di Luca e nunca teve uma verdadeira oportunidade. Neste Giro, havia algumas dúvidas no início pois o jovem Nibali estava em ascenção, mas mesmo com o seu excelente crono na décima etapa (7º), estas montanhas ainda não são para ele. Perdeu tempo suficiente nas duas etapas do fim de semana, para ficar arredado da vitória final encontrando-se agora em 11º a 7 minutos de Contador.

Voltando ao vencedor de ontem surgiu-lhe esta oportunidade e está agarrando-a com unhas e dentes, e é bom que o faça pois para o ano tem Ivan Basso a reclamar a liderança da Liquigas. Num excelente 5º lugar e a apenas 5 segundos de Bruzeghin (4º), o "Golfinho" como é chamado ainda está no leque de favoritos que pode vencer o Giro. Pelizotti sabe que o contra-relógio é o seu fraco, perdeu 2 minutos para Contador na 10ª etapa e por isso nos dois dias de montanha foi o primeiro a premer o botão do Turbo e a agitar as hostes. Talvez não seja o melhor trepador entre os seus adversários, e penso que não o é, mas é ali que ele pode ganhar tempo, portanto sem medo, fez o que tinha que fazer: Atacar!! Por esta bravura talvez tenha sido recompensado com esta vitória na crono-escalada, para surpresas de muitos (minha também). Esta vitória veio-o dar confiança para enfrentar a próxima saga de montanhas; esperemos que no próximo fim de semana a grinta dos italianos venha ao de cima para reclamar a maglia rosa de Alberto Contador. Pelizotti dificilmente será o escolhido, mas poderá escolher quem será?!

Para hoje temos o segundo dia de descanso e amanhã uma etapa para os sprinters. Na 5ª-feira é bem provável que uma fuga suceda, ou então os favoritos irão à busca de mais alguns segundos já que o final é propício para ataques, ou seja, trabalho para a Astana. Sexta e Sábado são as duas etapas de montanha e domingo o contra-relógio plano que encerra o Giro.

Classificações.

Entrevista a Pellizotti.(na foto)

Entrevista aos favoritos após a etapa de ontem.(Vídeo)

Muitos corredores queixam-se que este Giro é demasiado duro, no entanto o director da corrida Zomegnan, diz: "que se não gostam, podem ir correr para outro lado!"
Mais desenvolvimento no velonews.com
.

Balanço e análise do Giro no cyclingnews.com.
Previsão das próximas etapas no cyclingweekly.com
Entrevista a Markus Eichler, o maglia nera.

Foto cedida por: capture-the-peloton.

2 comentários:

Anônimo disse...

Grande trabalho no blog!!!

Continua assim!!


No CYM PT és o Mind_Peter??

SempreNaRoda disse...

Sou sim, como também no Cyclo Lusitano.