sábado, maio 10

Sprinters devem começar na 2ª-feira...( Giro d' Italia live stream)

Para quem quer ver em directo o contra-relógio por equipas de hoje, copie este link e ponha no Windows Media Player ou no VLC, ou BS Player. É a emissão da RAI Sport (canal italiano), começou às 14h e 30m e a última a partir será a Tem LPR às 16h.15min.

http://www.rai.it/dl/RaiSport/ContentItem-1b678d81-d701-4cf8-b7da-6e2f99a79f4f.html

Para poupar downloads pode acompanhar por texto, no cyclingnews.com.

Com a saída de Alessandro Petacchi os sprints irão ser mais equilibrados e talvez mais interessantes.

Referir ainda a ausência de última hora (deve ser mesmo a última), Maximiliano Richeze acusou positivo num controlo recente e ficou automaticamente interdito de participar. Este argentino apesar de nunca ter ganho uma etapa no Giro, conseguiu vários pódios nos últimos dois anos e foi também um dos melhores na classificação por pontos.

Existe um leque de sprinters que poderão triunfar e vou fazer aqui um breve comentário acerca de cada um separando em dois grupos:

VELHA geração (nascidos antes de 1980):

Robbie McEwen: Iremos ver o australiano a intrometer-se nos primeiros lugares escolhendo habitualmente a melhor roda para depois lançar o golpe fatal. Com um ano discreto, McEwen deu o seu primeiro passo ao vencer uma etapa do Tour de Romandie, parece que está agora preparado para brilhar na primeira semana antes de apanhar o avião para casa.

Erik Zabel: Também com muita experiência, o sprinter alemão tem uma equipa inteira ao seu dispor. Já não tem a rapidez que costumava ter, mas é conhecido pelas suas grandes exibições nas Grandes Voltas. Depois de Eddy Merckx, Laurent Jalabert e Djamolidine Abdoujaparov, será que o alemão irá juntar-se ao grupo dos únicos corredores que conseguiram vencer a classificação por pontos nas três Grandes Voltas?

Robert Forster: Vem à procura duma vitória e é bem possível que consiga. Com uma grande tradição no Giro venceu a última etapa em Milão na edição de 2006, bem como uma etapa o ano passado.

Graeme Brown: Mais um poderoso australiano e também com grande tradição no Giro.

Paolo Bettini: Apesar de não ser a sua especialidade já venceu etapas em sprint contra os melhores do mundo (Vuelta na 3ª etapa). Vencedor da maglia ciclamina em 2005 e 2006 é o principal favorito para vesti-la de novo caso esteja em forma, mas será que está?

NOVA geração (nascidos depois de 1980):

Danielle Benatti: Faz nos lembrar o veterano Erik Zabel, um dos melhores sprinters mundiais e consegue-se safar bem nas etapas mais duras. Pelo menos uma vitória deverá alcançar.

Mirco Lorenzetto: Acostumado a trabalhar para Petacchi o ano passado, tem aqui a sua oportunidade sendo o líder da Lampre para os sprints em vez do habitual Napolitano!!

Mark Cavendish: A nova estrela do ciclismo mundial conta com seu compatriota e companheiro de selecção Bradley Wiggins como um dos seus lançadores. À semelhança de McEwen, o inglês tem uma capacidade de aceleração nos metros finais impressionantes, deverá ter reservado também um bilhete para regressar a casa bem antes do fim desta edição.

Koldo Fernandez: Um dos poucos sprinters espanhóis que intromete-se entre os primeiros. Tem vindo a melhorar de ano para ano e uma vitória aqui, seria talvez a sua melhor da carreira.

Paride Grillo: Com a saída do seu líder Richeze, o sprinter conhecido pelo seu despenteado look tem aqui sua oportunidade para evidenciar-se no panorama mundial. Com boa capacidade de aceleração e pelo que vi o ano passado em Portugal penso que poderá fazer um bom Giro. Vou estar de olho nele...

Off topic: No triatlo, o atleta João Silva no escalão de junióres não alcançou o ouro por um centésimo de segundo!!

Foto cedida por: Pro Cycling Photos

Nenhum comentário: