sexta-feira, maio 23

Volta Ciclista a Catalunya 2008: Franceses dominam próximo de casa.

Têm sido dias bastante movimentados na Catalunha. Depois de Thor Hushov (AG2r) vencer o prólogo e a primeira etapa ao sprint, surgiram duas das etapas que poderiam mexer com a classificação geral, e assim foi. Cyril Dessel (AG2r) venceu a 2ª etapa, a rainha; conseguiu ganhar vantagem na descida para a meta permitindo-lhe também assumir a liderança. Ontem que a etapa previa ser mais calma, acabou por não o ser. Na última subida que supostamente não era muito penosa,foi o suficiente para o francês ficar para trás e perder a liderança. O vencedor de hoje foi Pierrick Fédrigo (Bouygues Telecom) que graças aos conselhos do seu colega Xavier Florencio conseguiu ganhar uma vantagem já nos quilómetros finais. Com o atrasar de Dessel há um novo camisola amarela: Rémi Pauriol (Crédit Agricole).

É verdade que este terreno não é tradicionalmente positivo para as equipas francesas, todavia já que foram dispensadas do Giro, a Credit Agricole e a Bouygues Telecom têm demonstrado o seu valor e empenho nesta corrida. O último vencedor francês foi Laurent Jalabeurt há mais de 11 anos, será difícil quebrar a tradição mas, com a falta de um contra-relógio é também difícil escolher um vencedor anticipado, Haimar Zubeldia seria um dos que iriam beneficiar e muito, caso existisse essa etapa.

Classificações.

Foram dias emocionantes e é mesmo pena que ninguém trasmita em directo. Amanhã talvez acabe novamente em sprint deixando o melhor da corrida para as duas últimas etapas.

Nenhum comentário: