sábado, junho 7

Critérium du Dauphiné Libéré 2008: Sérgio Paulinho em ajuda a Leipheimer.

Há quem diga que é um grande teste ao Tour, outros não, mas a verdade é que em 60 edições não houve mais de 10 corredores que venceram o Dauphiné e o Tour no mesmo ano. Entre os que conseguiram essa proeza estão Armstrong em 2002 e 2003, Indurain, Hinault, Anquentil...
Alguns exemplos recentes: o ano passado Alberto Contador acabou em 6º, Oscar Pereiro no 14º lugar em 2006, Lance Armstrong em 2005 acabou na 4ª posição...

Mas no entanto estão quase todos os grandes candidatos ao título do Tour, só mesmo Damiano Cunego prefere o Tour de Suisse que começa no dia 16. Evans, Valverde, Zubeldia, Samuel Sanchez, Rogers e Sastre, preparam-se aqui para o Tour. Carlos Sastre (Team CSC) afirmou que vem afinar o últimos promenores.

Como devo falar sobre estes antes do Tour, vou optar pelos que também poderão vencer esta corrida e que talvez tenham mais motivação e disponibilidade já que no Tour estarão ocupados a ajudar os seus líderes.

Conta com Horner, Paulinho, Brajkovic e Rubiera para defender a sua camisola amarela a partir da 4ª etapa,
depois do contra-relógio de 31km.

Foto cedida por: Procyclingphotos


Levi Leipheimer: É o principal favorito pelo facto de já ter sido vencedor em 2006 e principalmente por não ir ao Tour. Vem com motivação extra depois da vitória de Contador, e caso vencesse seria mais um grande contributo para o protesto da Astana em relação à não participacão no Tour. No entanto tenho as minhas dúvidas em relação ao americano, nos contra-relógios é sem dúvida um especialista mas nas montanhas...
Já o disse aqui que Levi é um corredor que precisa de uma preparação específica para estar a 100%, e nas montanhas isso nota-se muito, com a ida ao Giro não sei o quanto lhe isso afectou, para melhor ou pior...
Sérgio Paulinho será um dos ajudantes.

José Marchante (Saunier Duvall) e Manuel Beltran (Liquigas): São os dois melhores trepadores que contra-relogistas e por isso devem estar ao ataque. Marchante este ano acabou em 10º no Tour de Romandie e conseguiu um 7º lugar no Dauphiné Libéré 2005. Manuel Beltran volta depois de 2 anos de ausência, acabou em 16º em 2005, ano da vitória do último espanhol Inigo Landaluze (Euskaltel-Euskadi) que com uma fuga mal autorizada pela Gerolsteiner roubou a vitória a Leipheimer.

Sem Menchov o jovem Gesink comandará a laranja mecânica, tem no contra-relógio o seu maior obstáculo.
Foto cedida por: Procyclingphotos


Robert Gesink (Rabobank): Um dos jovens em ascenção esta época; venceu a etapa rainha do Tour of Califórnia chegando com Leipheimer, vestiu a camisola amarela no Paris-Nice depois de perder ao sprint com Cadel Evans no Monte Ventoux, obteve ainda um excelente 4º lugar na Fleche Wallonne. Espero que consiga fazer um bom crono pois este rapaz nas montanhas, ainda vai surpreender!!

Rémy Di Gregorio (FdJeux): É sem dúvida uma promessa do ciclismo francês e com apenas 22 anos já demonstrou a sua aptidão para as montanhas. Em 2007 acabou em 19º e o ano passado foi o camisola da montanha. Já conseguiu essa camisola no Tour de Romandie deste ano, e aqui procura uma etapa, estará sem dúvida ao ataque e será um incómodo às equipas dos principais favoritos. Entrevista de ontem.

Oscar Pereiro (Caisse d’Epargne): Vamos ver se acorda do sono profundo do qual já está há muito tempo. O ano passado ficou em 2º na última etapa mas acabou em 20º da geral.

Yaroslav Popovych será o braço direito de Cadel Evans no Tour de France,
no Dauphiné
serão dias para afinar a táctica antes do grande confronto em Julho.
Foto cedida por: Silence-Lotto.


Yaroslav Popovych
(Sillence-Lotto): A equipa belga tem aqui um bom teste ao Tour. O seu líder Cadel Evans tem estado a recuperar duma tendinite depois de um estágio em Serra Nevada, mas se já sentir bem, estou curioso para ver como a sua equipa vai abordar a etapa rainha. Caso contrário, Popovych irá ter autorização para lutar pela geral à semelhança do Paris Nice deste ano onde acabou em 3º lugar. Teve um bom aquecimento na Volta à Catalunha com um 14º lugar e na minha opinião o ucraniano é favorito destes que já mencionei, até de Leipheimer.

Site oficial.

Startlist.

José Antonio Garrido da LA MSS deu ontem uma entrevista a um jornal francês falando do que se passou na sua equipa e o seu ponto de vista.

Descobri um link que supostamente dá um resumo diário da etapa do Tour do Luxemburgo onde o Benfica participa. Ainda não experimentei mas começa às 18h.30 de hoje e também amanhã.

Linus Gerdemann (High Road) ainda a recuperar duma queda, não estará presente no Tour, nem nos Jogos Olímpicos.

5 comentários:

Anônimo disse...

Leipheimer, Popovych ou Beltran cm Gensink como possivel surpresa. Dos que referiste são os que acho que oderão fzer melhor igura nesta prova. O resto são corredores que prometeram muito mas que não conseguiram manter-se com os elhores ao longo dos anos. Di Gregorio talvez no futuro mas peveo outro Chavanel.
Se puderes visita:
www.diariosobrerodas.wordpress.com

SempreNaRoda disse...

Eu pus Di Gregorio porque é bem capaz de vencer uma etapa e é um jovem de grande valor.
Marchante e Pereiro há muito tempo que não têm um resultado positivo, é verdade...

Anônimo disse...

As minhas apostas para a geral são:

Cadel Evans - Espero que esteja recuperado a 100% da sua lesão, pois tem uma grande oportunidade de confirmar uma vez mais o seu valor.

Leipheimer - Tens razão, a sua ida ao Giro tanto pode dar para os dois lados, ser uma desilusão, ou então voltar a vencer a prova pela segunda vez, é o unico na prova deste ano que já venceu anteriormente, pode ser um bom estimulo, mas mais ainda porque é sem sombra de duvidas o lider da Astana, com as ausências de Contador e Kloden.

Valverde - 7º na edição de 2006, já é hora de se afirmar nesta prova, apesar do seu objectivo ser o Tour de França.

Carlos Sastre - É dos melhores trepadores em prova, olhando á sua equipa, vê se claramente que esta equipa quer a vitória através do seu lider, depois da desilusão no Giro.

Surpresas ou confirmações:
Brajkovic, Barredo, Gesink, Kohl,

Assinado:
Paulo Martins

SempreNaRoda disse...

Leipheimer é sem dúvida o líder, mas olha que o Brajkovic é bem capaz de estar em grande forma. Li no blog dele que esteve a estagiar na eslovénia, no seu país.

http://www.astana-cyclingteam.com/JBJuniorBlog.aspx

Na CSC aposto numa vitória de Karsten Kroon.

Anônimo disse...

Por isso mesmo é que meto o Brajkovic com uma das surpresas da prova, e olha que não tinha lido o Blog dele heheheheheh

Ass:

Paulo Martins