terça-feira, julho 8

Fabian Cancellara é o principal favorito para o contra-relógio de hoje.


Hoje é o contra-relógio de 29km, o primeiro grande teste para os candidatos à geral e estou bastante curioso nos resultados de alguns corredores: Damiano Cunego, Andy Schleck, Samuel Sanchez e Valverde.

Irá ser mais um dia com forte vento, sendo o percurso nada técnico, sem difíceis subidas, mas à medida de um puro rolador. Tudo aponta para a vitória de Fabian Cancellara, esta que lhe roubaram ao retirar o prólogo neste ano.

Para hoje o suíço tem algumas ameaças, talvez o mais perigoso seja o antigo campeão do mundo e actual campeão britânico de crono, David Millar que está em boa forma (8º da geral) e tem aqui um percurso não muito longo que assenta melhor no Millar destes tempos.

Stijn Devolder, Cadel Evans, Denis Menchov, Luis León Sanchez e quem sabe Samuel Sanchez tal como fez na Vuelta 2007 ou Kim Kirchen que é um bom contra-relogista e está em excecional forma física.

O actual camisola verde (Kirchen) que obteve dois segundos lugares na 1ª e 2ª etapa, já foi avisado pelo seu colega Hincapie para se acalmar caso queira ficar bem posicionado na geral. Pelo que observo é o corredor dos favoritos ao top10, que mais se desgastou até agora.


Será que este ano Fabian Cancellara chegará aos Campos Elísios?!
Foto cedida por: Dot-cycling.


No entanto o Tour para Cancellara parece-me que não irá durar muito.

No ano passado como é habitual o suíço esteve em grande forma em Abril para uma das suas especialidades (Paris-Roubaix...). Foi ao Giro no mês seguinte; Tour de Suisse a meio de Junho e esteve fortíssimo no Tour. Depois em Agosto começou a preparar o Mundiais indo à Volta à Alemanha onde ajudou Jens Voigt a vencer a corrida; finalmente em Setembro realizou a Volta à Polónia e voltou ao pico de forma conseguindo o segundo campeonato do mundo de crono consecutivo.
Há dois anos teve um ínicio semelhante, mas depois saltou o Tour e venceu um contra-relógio na Volta à Dinamarca no princípio de Agosto, participou na Volta à Espanha e alcançou novamente o seu pico de forma no Campeonato do Mundo em Setembro. Em 2005 o planeamento foi semelhante ao de 2007, participando no Tour e foi 3º no Campeonato do Mundo. Tanto em 2005, 2006, e 2007, ele precisou de um mês (Agosto, Julho e Agosto) para recuperar para Setembro.

No entanto este ano penso que o seu principal objectivo seja os Jogos Olímpicos, dia 14 de Agosto, altura em que sempre que fez o Tour, ficou a recuperar no mês seguinte (Agosto) de um extenuante e intensivo Tour de France.
Nesta época tem tido um planeamento semelhante a 2007, à excepção do Giro que trocou pela Volta à Catalunha. Assim prevejo que ele não fique muito mais tempo no Tour, talvez faça os Pirinéus, mas terminar em Paris acho muito improvável e estranho se vier a acontecer...


Historial da Team CSC no Tour de France.

Nenhum comentário: