terça-feira, agosto 26

Volta à Espanha 2008 - Etapas

Acabando a nossa Volta, começa dentro de dias logo aqui ao lado a 62ª edição da Vuelta a Espanha. Há algum tempo discussões sobre o calendário desta corrida, pois a verdade é que cada vez mais tem perdido alguma espectacularidade e notoriedade, no entanto Victor Cordero o seu director, já prometeu uma nova Vuelta, mais entusiasmante e a julgar pelo percurso tem tudo para o ser.

Se o ano passado teve poucos palcos emocionantes, neste ano não irá faltar com certeza, aliás, será difícil escolher qual será o principal. Para além das três semanas habituais, esta Vuelta irá ser destinada aos trepadores, bons contra-relogistas claro, mas quem tiver dificuldades na montanha, tem os dias contados pois só mesmo o contra-relógio de 42km na primeira semana poderá salvá-los. Vinte e uma etapas, dois dias de descanso, 3133,8km no total, 7 etapas de montanha e três de contra-relógio incluindo um prólogo por equipas e um crono de montanha, a penúltima etapa.

A corrida começa com uma primeira semana calma, só mesmo o prólogo e o tal longo contra-relógio afastará os sprinters das vitórias. Sete dias passados e chegarão aos Pirinéus, três etapas consecutivas para apreciarem a bela paisagem destas cadeias montanhosas, um belo teste aos candidatos à vitória final.

06/09 Sábado Barbastro - Andorra (Naturlandia - La Rabassa) 223,2km

8ª 07/09 Domingo Andorra (Escaldes - Engordany) - Salardú / Naut Aran / Pla de Beret 151,0km

9ª 08/09 Segunda-feira Vielha / Mijaran - Sabiñánigo 200,8km


Três dias de corrida e um de descanso, e alcançarão a Cordilheira Cantábrica, começando logo pelo Angliru. A 13ª etapa é ao nível da 15ª etapa do Giro (Marmolada) deste ano, uma daquelas onde só os trepadores estarão na frente e os restantes lutarão por sobreviverem. As diferenças de tempo serão enormes neste dia.

13ª 13/09 Domingo San Vicente de la B. - Alto de L’Angliru 209,5 km

Cinco contagens de montanha: a primeira de 3ª categoria, três de 1ª categoria e a acabar no Alto de L’Angliru (altimetria), uma subida de 12,5km mas que a três quilómetros do fim conta com rampas superiores a 20% de inclinação!!

14ª 14/09 Domingo Oviedo - E. E. Fuentes de Invierno 158,4 km

15ª 15/09 Segunda-feira Cudillero - Ponferrada 202,0km


Já mesmo nos últimos dias a tal crono-escalada, mas antes disso uma etapa de montanha com duas contagens de 1ª categoria a meio da etapa. Penso que o vencedor será decidio na passagem pelos Montes Cantábricos pois nestas duas as diferenças serão mínimas

19ª 19/09 Sexta-feira Las Rozas - Segovia 145,5km

20ª 20/09 Sábado La Granja de S. I. - Alto de Navacerrada (I.T.T.) 17,1km


Tem tudo para ser uma emocionante Vuelta, talvez falte duas equipas que têm estado em destaque esta época, Team Garmin e Team Columbia e pena também que Cadel Evans se tenha lesionado. Gostaria de ver o Benfica na Vuelta, mais uns portugueses a juntar-se ao solitário Sérgio Paulinho, seria excelente.

Site oficial.
Site com as altimetrias de muitas subidas desta corrida.


2 comentários:

Anônimo disse...

A liquigas não vai à volta, pois não?
Será que haverá algum substituto ou esse espaço vai ficar em branco?

SempreNaRoda disse...

Pelo que está no site oficial a Liquigas vai à Vuelta apesar das ameaças no Tour. A Scott-American Beef é que já não vai. Quanto à segunda pergunta resta esperar, mas penso que dificilmente haverá alguma equipa de última hora.