terça-feira, outubro 14

Algumas notas

Já passou algum tempo depois do meu útlimo artigo aqui neste site, por isso há algumas notícias ainda por abordar.

Começo com uma que na minha opinião é positiva, Lance Armstrong anunciou que irá correr o Giro no próximo ano, algo que nunca o fez. Penso que será bom tanto para a publicidade desta corrida, talvez atraia novas pessoas a ver este grande evento, como também poderá acrescentar competitividade pois no próximo ano a julgar pelos possíveis participantes, esta não será assim tanta. Talvez assim Alberto Contador continue na equipa. Com Armstrong a participar nesta corrida é quase certo que o espanhol será o líder da Astana no Tour de France, Armstrong deverá ser o plano B.
O americano tal como fez no Tour 2003 ao vencê-lo, no Giro poderá fazer semelhante feito se vencer em 2009 onde este comemora também o seu centenário.

Passando agora a duas notícias sobre doping: Stefan Schumacher e Bernhard Kohl da Gerolsteiner acusaram CERA no Tour de France. Eram os dois previsíveis apesar de eu não querer acreditar especialmente no primeiro. Mais uma vez não são apenas os da “old school” ou “velha guarda” mas um jovem como é caso de Kohl, mais uma vez ao lado de um seu colega de equipa mais velho e já com historial nestas andanças (Piepoli & Riccó). À semelhança de Piepoli, Schumacher já teve suspeitas e até casos confirmados, infelizmente continuam a existir pessoas dispostas a que a nova geração não se esqueça deste veneno. Hans-Michael Holczer o director desportivo desta equipa anunciou a retirada do ciclismo, um director muito interventivo na luta contra o doping mas que ficou mais que provado que sem um programa interno rigoroso, com controlos de treinos, médicos, treinadores e de valores sanguíneos, haverá sempre um ou outro corredor que tratará de manchar o resto da equipa. Olhando para os desempenhos destes dois no Tour de France, é caso para dizer que milagres ainda não podem acontecer no ciclismo... infelizmente.

Francisco Mancebo (Fercase-Rota dos Móveis) venceu a geral da Vuelta a Chihuahua Internacional e Javier Benitez (Benfica) venceu três em etapas. A última etapa espelhou bem o nível desta corrida com o Benitez a dar 2 segundos de avanço ao segundo no sprint final!! Há rumores que indicam Mancebo na Rock Racing para a próxima época.




Finalizo agora com uma notícia que me deixou muito feliz neste fim de semana, Phillipe Gilbert obteve a sua maior vitóra da carreira, a clássica que mais uma vez não foi para os sprinters: o Paris-Tour. São corredores como Gilbert que dão espectacularidade às corridas e que sabemos que se ele está presente, então fará tudo para atacar e para vencer mesmo que as probabilidades sejam quase nulas. Assim de repente, lembro-me que o belga atacou na Liege-Bastogne-Liege (La Redoute), Milan San Remo, Tour de Flandres, Gent Wevelgem ao lado de Pozzato, venceu a Omloop Het Volk à La Merckx; enfim, faria aqui uma lista de fugas mal sucedidas que o belga tentou só este ano. Foi sem dúvida merecidíssimo esta vitória assim como realçar o imprescindível trabalho de Mickael Delage que nos últimos quilómetros deu tudo o que tinha e não tinha pelo seu companheiro de equipa.
Pena é que para o ano Gilbert estará na Silence-Lotto e não terá uma equipa disposta a o ajudar nestas façanhas.

Nenhum comentário: