domingo, janeiro 27

Balanço do Tour Down Under

Com o final da última etapa Greipel
confirmou o seu estatuto de vencedor do TDU. Afirmou que mesmo depois de ter ganho a Down Under Classic no domingo passado, nunca esperaria acabar hoje em primeiro. Em 2º ficou o australiano Allan Davis a 15seg e que ainda procura equipa para esta época e em 3º na Geral ficou a “minha aposta”, Jose Rojas Gil(CGE) a 48 seg do vencedor.Philippe Gilbert(FJDeux) ganhou a camisola da montanha, Greipel a dos pontos e Jose Rojas Gil a da juventude.A melhor equipa foi a Française de Jeux que assim também fica à frente no Ranking Pro Tour.

Uma prova muito disputada com etapas de grande calor onde os franceses muito participativos, entraram em todas as fugas do dia. Apesar de nenhuma ter conseguido o seu principal objectivo, alguns ciclistas tiraram grandes proveitos; Mickael Delage e Mickaël Buffaz ficaram em 4º e 5º na classificação geral graças aos bónus ganhos nos sprints intermédios. A 5ª etapa com o monte Willunga a ser decisivo retirou um dos grandes favoritos na discussão pela vitóra final, Mark Renshaw(CA). Com o final do TDU, Greipel lídera o ranking do Pro Tour com 62 pontos, seguido de José Rojas Gil(CGE) com 38 pontos e em 3º Mickael Delage (FdJeux) com 30.

Um balanço muito positivo para a primeira corrida fora da Europa pertencente ao Pro Tour. Todos os intervenientes a elogiar a organização, muito público ao longo das etapas e apesar da forma física dos ciclistas ainda ser de início de época, houve uma grande disputa entre diversos ciclistas, incluindo australianos. Andre Greipel o ciclista do momento estará presente em princípio no Paris-Nice vestindo a camisola branca, líder do ranking Pro Tour.Acham que se vai manter assim?Será o sprinter revelação deste ano?!Veremos....Sei é que o director da Team High Road com mais um sprinter a este nível, irá ter uma dor de cabeça, na escolha do líder de equipa, nomeadamente na Milan SanRemo(Cavendish, Eisel, Ciolek).....

Classificação Final

1 Andre Greipel (Ger) Team High Road 18.46.18

2 Allan Davis (Aus) Unisa - Australia 15s

3 Jose Joaquin Rojas Gil (Spa) Caisse D'Epargne 33s

4 Mickael Delage (Fra) Francaise Des Jeux 37s

5 Mickael Buffaz (Fra) Cofidis Le Credit Par Telephone mt

6 Jose Alberto Benitez Roman (Spa) Saunier Duval-Scott 39s

7 Kjell Carlstrom (Fin) Liquigas mt

8 Luis Leon Sanchez Gil (Spa) Caisse D'Epargne 41s

9 Richie Porte (Aus) Unisa - Australia mt

10 Stuart O’Grady (Aus) Team Csc 42s

Vídeo com várias reportagens e entrevistas dos protagonistas, clicar com o botão esquerdo.

Classificação.

Nenhum comentário: