domingo, janeiro 27

Greipel vence Tour Down Under

Andre Greipel(High Road) já chamado “O Gorila” (bem se podia dizer que nesta semana tornou-se o King Kong), tem sido a revelação deste ano, confirmando hoje ao vencer o Tour Down Under.
Num circuito urbano com 16 voltas num total de 88km e dois sprints pelo meio, as equipas interessadas(Unisa-AUS e Team High Road), não deram qualquer hipótese a fugitivos pois Greipel e Davis (Unusa-AUS) estavam separados por apenas 7 seg.No entanto algum francês tinha que se destacar!! Foi mais uma vez o jovem ciclista Yoann Offredo (FDJ) que andou pouco mais que uma volta isolado pois vinha aí o primeiro sprint e Allan Davis queria ganhar alguns segundos a Greipel . Assim o fez; diminui a diferença entre eles para 4 seg. Greipel no fim sentiu-se injustiçado afirmando que Karl Menzies(Unisa-AUS) dificultou-lhe a passagem durante o 1º sprint. Após isto foi a equipa de Greipel a assumir o comando para que este reconquistasse a vantagem inicial, apesar de vencer o 2º sprint só ganhou um segundo pois Davis foi 2º. Entretanto faltavam já 29 km para a meta e ainda houve algumas tentativas de fuga, mas logo anuladas.

Sempre com muito público ao longo da etapa o pelotão aproximava-se do fim e para ganhar o TDU, Davis teria de vencer a etapa e Greipel não poderia ficar no pódio. Á entrada para a recta da meta era um ciclista da Team High Road que preparava o sprint na frente do pelotão seguido de Davis, e Greipel logo atrás. No entanto foi Forster que lançou o primeiro ataque e que PODER!!! Parecia mesmo que ia ganhar se não fosse a excelente recuperação de Greipel!!! Greipel de novo, implacável, venceu mais uma etapa estabelecendo o recorde de quatro etapas ganhas nesta prova. Em 2º ficou Forster(Gerolsteiner) e 3º Graeme Brown (Rabobank).

Forster:"My sport director told me before the race, you don't have to think about the jersey, just try to do your own sprint and win. I'm really proud of it, my team is proud of me, everyone trusted me, I'm happy to be in Australia for the first time and win my first ProTour race."

Classificação da etapa

1 Andre Greipel (Ger) Team High Road 1.51.13

2 Jan Robert Forster (Ger) Gerolsteiner

3 Graeme Brown (Aus) Rabobank

4 Jose Joaquin Rojas Gil (Spa) Caisse D'Epargne

5 Robbie McEwen (Aus) Silence-Lotto

Vídeo com resumo da etapa.

Resumo detalhado da etapa em texto.

Fotos, mais fotos(Graham Watson).

Vídeo com resumo global do TDU.

Nenhum comentário: