sábado, janeiro 26

Tour do Qatar começa amanhã

Amanhã, domingo, começa a 6ª edição da Volta ao Qatar que é organizada pela A.S.O (Amaury Sport Organisation), organização que também é responsável pelo Tour de France, Paris-Roubaix e Paris-Nice esta época. Nos últimos anos a volta ao Qatar, tem sido palco de emocionantes chegadas, este ano mais uma vez conta com alguns sprinters de nível mundial que vêm com o objectivo de preparar a época.Todos estes factores faz desta prova a mais mediática do calendário da Ásia da UCI.

Na edição de 2006 Tom Boonen(Quick-Step) foi o vencedor, mas o ano passado já com a camisola amarela este passou-a para o seu colega de equipa Wilfried Cretskebs depois de terminado a penúltima etapa numa fuga.

Este ano são seis as etapas que os ciclistas têm de que percorrer.Uma prova onde em princípio irá ser discutida entre sprinters mas que começa com um contra-relógio por equipas de 6kms seguido depois com cinco etapas planas sendo a penúltima a maior, 170km.
Vão estar presentes algumas das equipas do Pro Tour principalmente as que tem sprinters como líderes de equipa, Milram, Quick Step e Liquigas. Tom Boonen será o o grande favorito pois já ganhou 11 etapas nesta prova. Creio que a maior ameaça para este virá do italiano Danilo Napolitano (Lampre), um grande sprinter também, conta com etapas ganhas no Giro, e no útlimo Tour alguns lugares no pódio, penso que seja o único que lhe possa fazer frente.O que é que acham?!Outros ciclistas que tentaram surprender serão Van Avermaet, um jovem da Silence-Lotto que o ano passado ganhou uma etapa nesta volta, Francesco Chicchi (Liquigas) e ainda Anthony Geslin (Bouygues Telecom).
Ainda de destacar a presença do ex campeão francês Thomas Voeckler, Nick Nuyens e Leif Hoste...acho que despensam apresentação!!

Eu cá aposto no Boonen pois já provou que é o ou dos melhores sprinters(top 5) da actualidade e os outros que meto ao mesmo nível não estão presentes(Petacchi, Freire...).

O ano passado esta volta proporcionou fotos espectaculares mas queria destacar logo a primeira ao carregaram neste link, foi uma das fotos mais votadas no cyclingnews.

Podem ver esta prova em directo pela Cycling TV, já que esta, eles deixam ver de graça.Começa amanhã de manhã às 9h, hora portuguesa.

Site oficial

Start List

Detalhe das etapas

Vídeos de todas as etapas do ano passado, Cycling TV

No meu pc só consigo ver os videos do cycling tv no Windows Explorer, no Firefox na consigo....

Série de vídeos mais resumidos do ano passado para recordar.

1ª etapa.

2ª etapa.

5ª etapa.

Nenhum comentário: