sexta-feira, janeiro 25

Tour Down Under: Greipel o "Papão" na Austrália

O vencedor foi novamente Andre Greipel (Team High Road), este rapaz de 25 anos já tinha avisado que vinha cá para ganhar com a vitória na clássica e hoje confirmou-o mais uma vez. Greipel em anos anteriores nunca tinha ganho nada ao nível do Pro Tour, atravessa agora um excelente momento de forma, parece que é o seu ano de afirmação a este nível.Uma etapa com 134 km algo atribulada devido ao extremo calor e a ventos laterais o que provocou grandes cortes no pelotão durante a corrida(2 grupos chegaram a estar separados por 2 minutos), mas foram poucos que ficaram para trás no fim.Depois duma primeira fuga logo na primeira metade da corrida ser anulada, e posteriores tentativas (Stuart O’Grady duas vezes) foi já na 2ª parte do percurso que alguém conseguiu. Javier Aramendia da Euskaltel andou sozinho 48km, chegou a ter 3.20m sobre o pelotão, mas a 6 quilómetros da meta foi alcançado, notava-se já o seu extremo desgaste.

A 1km da meta um corredor da Astana salta do pelotão ao qual este respondeu de imediato e na viragem para a recta final(600m), era Hayman(Rabobank) que liderava e preparava o sprint, momentos seguintes este desviou-se sobre a trajectória doutro ciclista, Elia Rigotto-Milram,(bem, foi cá uma cabeçada!!!) Hayman foi projectado para o chão acabando por fracturar uma clavícula à qual jà foi operado com sucesso. O ciclista italiano foi desqualificado.

Com Renshaw a ser ultrapassado mais uma vez por Greipel, este conseguiu a segunda vitória. Renshaw foi 2º e José Rojas Gil 3º repetindo o feito da 1ª etapa. O ciclista australiano da Crédit Agricole continua líder mais um dia e líder também da classificação dos pontos, Philipe Gilbert(FDJeux) amealhou mais uns pontos para a sua camisola da montanha.

Amanhã pode ser o dia decisivo com o monte Willunga (recordo 3,5km com média de 10% de inclinação) a 20km da meta. Irão haver certamente insatisfeitos a tentar a sua sorte em ataques, será a grande oportunidade deles. Eu cá aposto numa grupo de meia dúzia de ciclistas a chegarem isolados......

André Greipel:"I felt not so good the whole stage, it was really busy today. There were a lot of breakaways and a lot of wind today, I think everybody was a little pissed off because of the wind today. But at the end we were lucky and second win in Tour Down Under."

Resultados da etapa

1 Andre Greipel (Ger) Team High Road 3.14.46h (41.280 km/h)

2 Mark Renshaw (Aus) Credit Agricole

3 Jose Joaquin Rojas Gil (Spa) Caisse D'Epargne

4 Matthew Harley Goss (Aus) Team Csc

5 Denis Flahaut (Fra) Saunier Duval-Scott

Classificação Geral após a 4ª etapa

1 Mark Renshaw (Aus) Credit Agricole 13.28.38

2 Andre Greipel (Ger) Team High Road 0.04

3 Allan Davis (Aus) Unisa - Australia 0.07

4 Jose Rojas Gil (Spa) Caisse D'Epargne 0.14

5 Graeme Brown (Aus) Rabobank mt


Site oficial
.

Vídeo da 4ª etapa e previsão para amanhã (Phil Liggett).

Resumo detalhado em texto da etapa, clica aqui.

Fotos, outras fotos.

Resumo do dia de Henrich Haussler(Gerolsteiner), clica aqui.

Altímetria da etapa de amanhã.

Nenhum comentário: