sábado, fevereiro 2

Na Roda de

CADEL EVANS

Altura:174cm
Peso: 68 kg

Hoje vou falar de Cadel Evans vencedor do ranking Pro Tour 2007. Nasceu a 14 de Fevereiro de 1977 em Katherine, norte da Austrália. Desde pequenino já gostava de andar na sua BMX mas começou por experimentar natação, futebol e cricket no desporto escolar. Devido à sua estatura nunca pensou ser atleta profissional pois quase todos os desportos escolares na Austrália requerem atributos que Cadel não tinha, altura e velocidade. Em 1991 começou a competir em provas de BTT tendo algumas victórias nacionais. Em 94 entrou no Australian Institute of Sport e treinado por Heiko Salzwedel e Damien Grundy começou a juntar medalhas em campeonatos do mundo de BTT e também de contra-relógio de estrada. Em complemento do BTT mas com o pensamento de um dia se tornar profissional de ciclismo realizava algumas provas de estrada. Nessa altura acabou os seus estudos, completando o 12º ano correspondente à escola portuguesa.

Teve grandes resultados em jovem com várias medalhas de bronze e prata em campeonatos do mundo e provas internacionais. Conta ainda com um 9º lugar em BTT nos Jogos Olímpicos de 1996 e 7º nos de 2000. Em 98 foi Campeão do Mundo de BTT.

Começou a carreira de ciclismo em 2001 na Saeco e no ano seguinte já na Mapei teve o seu primeiro “momento alto” ao vestir a Maglia Rosa, acabou no entanto em 14º no Giro desse ano. Representou a Team Telekom em 2003 e 2004 e foram os piores anos de toda sua carreira desportiva com algumas lesões e modestos resultados. Ganhou apenas a Volta à Austria em 2004.

Em 2005 já como aposta da equipa Lotto e do treinador Sergeant Marc voltou novamente às boas prestações com um oitavo lugar no final do Tour e quinto na Volta à Alemanha.

Em 2006 ganhou o Tour de Romandie e ficou em quarto lugar na Volta à França. Já no final da época foi 2º no Tour de Pologne.

O ano passado deve ter sido das épocas mais desgastantes de Cadel Evans, no entanto, foi com certeza a melhor época deste. Contou com poucas vitórias mas foi muito regular com vários resultados de destaque o que lhe valeu o título de vencedor do ranking UCI PRO TOUR. Antecedendo a Volta à França, Cadel ficou em 2º lugar no Dauphine Libere . Um mês mais tarde repetiu o 2º lugar mas desta vez na Volta à França ganhando um contra-relógio. No fim ficou a escassos 23 segundos do vencedor. Ficou em 4º na Volta à Espanha e já no final da época chegou em 6º no Giro di Lombardia junto dos favoritos. Ainda um brilhante 5º no Campeonato do Mundo de Estrada. Foi também distinguido pelo segundo ano consecutivo com a medalha Sir Hubert Opperman, correspondente ao prémio de melhor ciclista do ano na Austrália.

Gosta muito de carros tendo um Mustang na terra natal que é uma das suas paixões assim como a sua namorada italiana Chiara, pianista clássica. Cadel afirmou que juntamente com a família, Chiara tem sido o grande apoio da sua carreira principalmente nos anos em que as coisas lhe corriam mal(2003 e 2004). As suas bandas favoritas são R.E.M. e U2. É um fanático pela banda desenhada do TinTin.

No fim do ano, na renovação do contracto, teve alguns atritos com a equipa queixando-se da falta de ajuda no Tour de 2007 mas depois de terem assegurado Yaroslav Popovych para o ajudar na alta montanha no próximo Tour, renovou contracto até 2010. Cadel parte para mais uma época com o principal objectivo de vencer a Volta à França mas pretende estar presente nos Jogos Olímpicos para o que der e vier......

Acabo esta rúbrica com um excerto desta entrevista: (parte 1, parte 2)

ANDREW DENTON: A coisa sobre este Tour, infelizmente, é que houve o espectro de drogas durante a corrida novamente. Você disse no passado que perdeu com alguns ciclistas batoteiros. Por que não pensa em pendurar o capacete e ir-se embora?

CADEL EVANS: Penso às vezes, mas isso seria desistir. Eu não quero fazer isso. Eu acho que é apenas a natureza humana, e não é apenas a Volta à França, não é só o desporto, o mundo todo é assim. As pessoas vão sempre procurar um modo mais fácil, ou uma maneira de ganhar mais lucros a partir de qualquer situação, e por isso eu não posso mudar o mundo como um todo, mas eu posso fazer o meu melhor naquilo que acredito, e isso vou continuar a fazer.

Resultados da sua carreira.

Um comentário:

Anônimo disse...

É sem dúvida um grande corredor mas faltam-lhe vitórias é favorito nas apostas para vencer o TOUR DE FRANCE será que é desta que vence alguma coisa



Bom Trabalho nesta postagem