terça-feira, fevereiro 19

Volta ao Algarve: Recordações!!

Com a volta ao Algarve a começar amanhã, sendo a prova da minha região e acho que com melhor pelotão em Portugal, vou dar uma breve história dos ciclistas que passaram por cá.....

A prova que apesar de ter existido em 1936 e 1947 foi só em 1977 que começou a ser realizada todos os anos e já vai na 34º edição. A prova foi marcada negativamente em 1984 com a morte de Joaquim Agostinho depois duma queda, vindo a falecer dias depois deixando a comunidade desportista de luto.O ciclista com maior número de vitórias foi Belmiro Silva com 3, e o primeiro estrangeiro a ganhar foi o brasileiro Cássio Freitas (foto da esquerda) em 93 representado a Recer Boavista. Em 1998 começou a aparecer as primeiras equipas estrangeiras com Grischa Niermann corredor actualmente da Rabobank a ficar em 2º lugar.

No ano seguinte foi o veterano do Benfica, o espanhol Melchor Mauri a vencer. Neste ano contou ainda com o até então desconhecido sprinter americano, Fred Rodriguez (foto da direita).

No ano de 2000 a presença de Alex Zulle que trouxe consigo a Banesto, a primeira grande equipa do panorama internacional, veio abrir a porta ao estrangeiro à corrida algarvia. Ainda me lembro de ver no noticiário José Azevedo a bater o suíço na chegada ao Alto da Fóia, este que foi vencedor de duas Vueltas e no ano anterior tinha acabado em o Tour em 2º. Apesar disso ALex Zulle (foto da esquerda) foi o vencedor final da prova algarvia devido ao seu excelente contra-relógio no dia anterior. Nesse ano ainda contou com grandes figuras actualmente: Juan Antonio Flecha, Leonardo Piepoli e Oscar Pereiro(foto da direita) que com 23 anos representando a Fercase ficou nos dez últimos da geral!!

No ano seguinte José Azevedo já na ONCE ganhou mais uma vez no alto da Fóia frente a Michael Boogerd. Desta vez a prova já tinha um estatuto internacional com equipas presentes tais como: Rabobank, Mapei, US Postal, Kelme, Euskatel e Banesto. Entre os corredores encontravam-se Steven de Jongh, Fabian Cancellara, Iban Mayo e George Hincapie que nesse ano viria a ser o primeiro e único americano a ganhar a Gent-Wevelgem.

No ano 2002 com Alex Zulle a regressar e sem uma etapa de contra-relógio este ficou em 2º. O vencedor e também camisola verde foi Candido Barbosa. Tom Boonen com 22 anos nessa altura, e na US Postal, também participou.

Claus Moller ganhou em 2003, com um pelotão mais modesto no entanto com novas equipas: Lampre e uma equipa russa, o Lokomotiv.

O ano de 2004 com a presença de Lance Armstrong que preparava o sua 6ª vitória no Tour, e Azevedo a ingressar na US Postal foi o reconhecimento da excelente qualidade da volta algarvia. Foi também o começo da presença dos sprinters de topo com Stuart O’Grady a encabeçar a equipa da Cofidis. Lembro-me de ir ver três etapas nesse ano, primeiro a chegada a Portimão onde Candido ganhou, no dia a seguinte, um dia chuvoso em Lagos, com Stuart O’Grady a ficar em 2º. Dois dias depois a acabar no alto do Malhão, fui ver Floyd Landis a vencer. Com muita gente ao longo da subida lembro-me do Armstrong falar para a multidão a dizer que nestas provas tinha que dar oportunidade aos seus colegas de equipa....Parece que foi um prenúncio do que iria acontecer quando Armstrong se retirou e no ano seguinte Landis “ganhou” o Tour....lol. Nesse ano Thomas Dekker com apenas 20 anos já mostrava ser uma promessa do ciclismo ficando em 4º lugar na geral.



No ano de 2005, sem Armstrong e sem contra-relógio mas com uma invasão de sprinters tais como: Tom Steels, Stuart O’Grady pela 2ª vez, Baden Cooke, Robert Förster e Bernhard Eisel, este último ficou com a camisola verde. O vencedor foi Hugo Sabido ao ganhar na última etapa no alto do Marão.



Em 2006 foi mais um ano de grandes nomes, mas foi o português João Cabreira o vencedor da prova. Mais uma vez a decidir-se no alto do Malhão onde este foi mais forte que especialistas neste terreno: Kim Kirchen, David Rebellin e o jovem Robert Gesink.

O ano passado sem nenhuma etapa a acabar em subida, a Volta ao Algarve foi dominada pelos sprinters, nomeadamente pelo italiano Alessandro Petacchi. Com o melhor pelotão de sempre nesta prova, Steegmans levou a melhor na primeira etapa, e Eisel na segunda. Petacchi só apareceu na 3ª etapa ganhado essa e as duas restantes. Á semelhança do ano anterior também contou com grandes nomes, para além dos referidos ainda estiveram presente: Yaroslav Popovych, Andreas Klöden, Philippe Gilbert, Stefan Schumacher.


Esperemos que a edição deste ano novamente com uma etapa de contra-relógio seja mais interessante que a anterior........

Ver fotos de edições anteriores, 2004, 2005.

Lista de vencedores.

Nenhum comentário: