terça-feira, fevereiro 19

Volta ao Algarve 2008: Contra-relógio de volta!

Começa amanhã a 34ª edição da Volta ao Algarve, prova de nível 2.1 do ranking UCI com um trajecto de 789.3km ao longo de 5 dias que percorrerá o Algarve. Este ano o destaque vai para a inclusão de um contra-relógio, o que não acontecia desde 2004. Assim os corredores que não são sprinters terão mais hipóteses na discussão final. Infelizmente não iremos ter televisão em directo pois o canal SportTV (não sei porque tem esse nome pois sempre que o vejo está a dar futebol) prefere mostrar o futebol inglês. Infelizmente o futebol é que dá dinheiro, agora não sei é como Portugal quer divulgar o desporto português e Portugal passando jogos do estrangeiro!! Provas como o Tour Down Under ou mesmo o Tour da California são um exemplo, boa organização tal como a nossa, agora o interesse dos media e mesmo das pessoas (Portugal é um país do futebol!!) é que falta. Querem gastar milhões em mais um Euro ou Mundial mas em vez de aproveitarem estas pequenas oportunidades poupando muito mais dinheiro e dando alguma visibilidade, neste caso à região do Algarve pois o ciclismo até tem alguma, não em Portugal mas na Europa tem alguma. Nem que fosse uma hora no final da etapa...

Passando às equipas e aos corredores em destaque:

Um leque de sprinters de grande qualidade que tentarão levar para casa uma vitória de etapa:

Sprinters:

Apesar de considerar o Erik Zabel e Robbie McEwen os melhores aqui presentes, os meus favoritos para as vitórias ao sprint são Robert Hunter e Baden Cooke pois estes já tiveram vitórias esta época estando em princípio fisicamente melhores. Ainda de destacar Robert Foster e Bernhard Eisel, este que venceu uma etapa o ano passado. Quanto aos portugueses: Candido Barbosa acho que deve ser o que dará mais luta aos "colossos", Bruno Neves e Manuel Cardoso também poderão surpreender.

A Barloworld apresenta-se com os seus melhores sprinters incluindo Gasparotto, não sei qual é o escolhido pois com três ciclistas de topo será difícil, no entanto o italiano ainda não competiu muito este ano por isso deve ficar excluído.

Vitória Final:

Para a vitória final acima de tudo tem que ser um bom contra-relogista, assim sendo Andreas Kloden será o grande favorito mas possivelmente ainda não deve estar em grande forma. Eu aposto no Sylvian Chavanel bem como no Martin Garrído, este talvez seja difícil ganhar mas é capaz de fazer uma boa classificaçãoo final, pois pela mesma razão dos sprinters, já tiveram vitórias esta época e mostraram estar em boa forma....

Para além destes temos Stefan Schumacher, David Plaza, Tiago Machado que o ano passado foi o melhor português e como bom contra-relogista sai beneficiado este ano. Contamos também com Héctor Guerra, Stijn Devolder (QSI) campeão belga e bom contra-relogista, ainda Sérgio Paulinho e mesmo o jovem noruêgues Edvald Boasson Hagen.


Etapas:

20 Fev- 1ª Etapa Albufeira – Faro, 164,4 km

21 Fev-2ª Etapa Lagoa – Lagos, 189,5 km

22 Fev-3ª Etapa Vila Real de Santo António – Loulé, 207,7 km

23 Fev4-ª Etapa Castro Marim – Tavira, 34 km (C/R I)

24 Fev-5ª Etapa Vila do Bispo – Portimão, 193,5 km

Contamos assim com mais uma excelente corrida onde certamente haverá surpresas!!

Site oficial, parabéns ao Ciclismo Digital pelo site.

Percurso da etapa de amanhã.

Startlist.

Entrevista com o director da prova, Rogério Teixeira.

A prova irá ter um directo através de texto, ver no site oficial.

Em princípio só vou poder ir ver a chegada a Lagos depois tiro umas fotos e meto aqui.

Resumos diários na Sport Tv1:
20 Fevereiro – 1h00
21 Fevereiro – 24h00
22 Fevereiro – 23h40
23 Fevereiro – 23h10
24 Fevereiro – 22h50

Nenhum comentário: