sábado, março 1

Clássicas da Primavera (parte 2 )

Este fim de semana realizam-se as duas primeiras clássicas. A de hoje, a Omloop Het Volk de categoria 1.HC tem sem dúvida mais prestígio que a Kuurne-Bruxelles-Kuurne amanhã. Hoje um percurso mais duro, uma mistura de Tour de Flandres com Paris-Roubaix com 11 subidas difíceis sendo a última a 30km da meta. Mais ao estilo da Gent-Wegelvem, o vento inclusive, é a KBK que por vezes é considerada de semi-clássica para sprinters, pois há anos que o percurso não provoca muitos danos no pelotão. É claro que quem faz a corrida são os ciclistas não o percurso, no entanto, se acabar em pelotão compacto talvez Robbie Mcewen ou Thor Hushovd possam surpreender...

Na Omloop Het Volk uma previsão é difícil pois são tantos os leques de candidatos como tenho informado nestes posts, todavia é a única clássica que falta ganhar a Boonen!!



Continuado as análises pelas equipas:

A Liquigas tem como líder Filippo Pozzato, mais um corredor que entrou o ano passado vindo da Quick-Step. Um grande rolador bastante aguerrido e bons naquelas "pequenas" subidas que fazem moça no pelotão, tem ainda a vantagem de ser um grande sprinter. É mais talhado para clássicas com subidas duras como é o caso do Tour des Flandres e Omloop Het Volk realizada hoje. No entanto numa chegada ao sprint por exemplo na Gent–Wevelgem, Pozzato pode vencer!! Temos ainda Manuel Quinziato que mais ao estilo do Paris-Roubaix andará na frente em busca de boas classificações.

Filippo Pozzato:

1º Omloop Het Volk 2007

Tour des Flandres: 2006-13º 2007-14º

Gent – Wevelgem 2006

Quick-Step:

Uma das equipas mais fortes, sem dúvida com o grande favorito para quase todas estas corridas: Tom Boonen. O belga que já ganhou os três Monumentos é um grande rolador e o seu grande trunfo é à chegada; muito difícil ganhá-lo num sprint final. Este facto faz com que seja um alvo a abater, pois nenhum adversário quer estar ao seu lado com a meta à vista. Tem ainda em Gert Steegmans mais uma solução caso seja chegada ao sprint e ainda Kevin Vam Impe um grande lutador que será grande ajudante. A equipa belga teve este ano uma grande perda com a retirada do vetereano Peter Van Petegem, no entanto o seu maior reforço Stijn Devolder que apesar de ter outros objectivos estará certamente ao lado de Boonen nos momentos mais difíceis.

Não podemos esquecer de Paolo Bettini o bi-Campeão do Mundo ambiciona ganhar o Tour de Flandres pois é uma corrida para as suas características apesar do sétimo lugar ter sido o seu melhor resultado.


Tom Boonen:

3º Omloop Het Volk 2007

1º Kuurne-Bruxelles-Kuurne 2007

Dwars door Vlaanderen 2006-5º 2007-1º

1º E3 Prijs Vlaanderen: 2004, 2005, 2006 e 2007!!

Tour des Flandres 2007-12º 2006-1º

Paris–Roubaix 2005- 1º 2006- 2º 2007- 6º

1º Gent–Wevelgem 2004


Stijn Devolder

8º KBC-Driedaagse De Panne-Koksijde 2006

18º Paris-Roubaix: 2007


Rabobank:

A equipa holandesa tem dois corredores de destaque nestas clássicas. O primeiro que dedica o seu treino especificamente para esta altura: Juan António Flecha nascido na Argentina e naturalizado espanhol, talvez dos melhores roladores e dos mais combativos, é um prazer ver este espanhol em cima da bicicleta, traz espectáculo à corrida nomeadamente nos últimos Paris-Roubaix onde o espanhóis não costumam aparecer. Apesar de não ter nenhuma vitória pela Rabobank, Flecha tem sido um dos melhores nas edições anteriores do Paris-Roubaix. O outro, Oscar Freire um corredor com qualidades únicas, um dos melhores sprinters que já provou dar-se bem nesta especialidade, será o corredor que na Gent-Welgevem à semelhança do ano passado terá na discussão da vitória final. Ao lado destes Pedro Horrillo mais um espanhol, grande colega de equipa que também adora o Paris-Roubaix e que o prefere à chuva porque segundo ele "só assim é um verdadeiro Paris-Roubaix". Na juventude temos Sebastian Langveld que cada vez mais se afirma nestas corridas com um 2º lugar já este ano. Na ajuda da equipa estarão os veteranos Jan Boven, Gerben Lowik e Joost Posthuma.

Juan António Flecha:

2º Omloop Het Volk 2007

Paris–Roubaix: 2005-3º 2006-4º 2007- 3º

Gent–Wevelgem: 2004-7º 2005-2º

Nenhum comentário: