sábado, março 29

Milan-San Remo não é um Monumento!

Navegando pela internet encontrei um artigo que apreciei imenso, relacionado com ciclismo claro, mas também com história o que me agradou particularmente.

Agradecimento especial ao Fotorepórter John Pierce (PhotoSport International) que me deixou traduzir o seu artigo com as suas fotos:



Alguns de nós têm idade suficiente para o saber, no entanto devemos transmitir ao mais novos para que não fique esquecido.

No cyclingnews existe um artigo sobre a Milan-San Remo. Nesse artigo eles mencionam esta corrida como a primeira dos “Monumentos” – O que não é totalmente correcto.

Eu sei o que eles quiseram dizer, mas devemos referir a Milan-San Remo como uma Clássica, como aliás ela o é.

Os Monumentos do ciclismo são na verdade um Monumento aos soldados mortos na I Guerra Mundial. Esses Monumentos são cinco.

Na minha experiência, tanto o Paris-Roubaix como o Liege-Bastogne-Liege são na verdade homenagens aos soldados mortos. As estradas que são usadas e protegidas pelas leis locais, eram as usadas pelos jovens soldados na primeira grande guerra.

Roubaix é conhecido por “L’enfer du Nord” que significa “O Inferno do Norte” – esta espressão vem dos soldados que foram colocados nesta zona. Os duros caminhos das quintas e os segmentos de empedrado que são usados, são os mesmos que foram deixados depois dos bombardeamentos da I Guerra Mundial.

Após a Guerra foi decidido dedicar a corrida aos soldados caídos em combate. A corrida começa em Compiegne 60kms a norte de Paris, onde a França obrigou a Alemanha a assinar a paz.(I Guerra Mundial)

Na mesma Compiegne, nas protecções laterais dos caminhos de ferro, Hitler obrigou os Franceses a renderem-se e declarou guerra ao resto da Europa. Ele tinha então a mesma carruagem levada posteriormente por estrada para Berlim, tendo sido emblematicamente destruída.

A corrida passa pela floresta de Arenberg, que em si, é uma lembrança ainda viva devido ao seu consumido solo. É proibido andar por esta área, excepto no Paris-Roubaix e mesmo nesse dia só os participantes passam pela Arenberg.

Liege-Bastogne-Liege é o mesmo, o itinerário da corrida passa por muitos Tanks e Panzers (veículo blindado alemão), os únicos sobreviventes da II Guerra Mundial pelo menos até hoje – são os cidadãos de Houffalize. É muito triste o que primeiro os alemães fizeram a esta cidade, e logo depois, o que fizemos para afastar a ocupação alemã. Foi muito pior do que em Dresden. Ainda nestes dias existe um Panzer alemão na praça principal desta cidade.

O avanço Alemão à volta de centenas de tanques, foi parado apenas por um punhado de pequenos tanques Britânicos e Americanos . Existem vários pequenos tanques Sherman (EUA) e Churchill (GB) fixados ao chão, bem como memórias à luta, que viu os ventos da guerra virarem-se contra os alemães.

Eles obrigaram os Alemães a ficarem sem combustível atacando o depósito principal. Existe um pequeno memorial na berma da estrada- Tenho a certeza que nenhum corredor alguma vez deu conta.

A Milan-San Remo é conhecida pela “la Primavera”, não é um Monumento para ninguém – no entanto é um monumental evento.

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