terça-feira, abril 22

Flèche Wallonne 2008 (live stream): Hugo Sabido marca presença.

Vem aí a segunda Clássica desta semana, a 72ª edição da Flèche Wallonne já amanhã. Iniciada em 1936 e mais uma vez por um jornal, o Les Sports, a clássica do meio da semana já sofreu muitas alterações. Já chegou a ser de 300km, com diferentes chegadas, mas já há muitos anos tem o seu ex-libris a coincidir com seu final: o Mur de Huy, uma subida de 1300 metros com média de 9,3% de inclinação mas com impressionantes rampas de 25%!!! Os corredores partem de Charleroi e nos próximos 199,5 km terão que ultrapassar onze subidas sendo dessas, três passagens pelo Mur de Huy. Um constante “sobe e desce” ao longo do caminho mas onde os protagonistas costumam aguardar pela subida final para decidir a vitória.

Lance Armstrong em 1995 lançou um daqueles ataques que habituamo-nos a ver na alta montanha em França, obtendo talvez a sua maior vitória antes da grave doença.


Davide Rebellin (Gerolsteiner) vem defender o título alcançado o ano passado mas demonstrou alguma fraqueza depois do forte ataque de Schleck. Caso aconteça o mesmo do domingo passado, conta mais uma vez com os dois alemães, Schumacher e Wegman dois corredores explosivos, rápidos nestas pequenas subidas.

Para além dos candidatos referidos no post da Amstel Gold, amanhã teremos mais um de peso: o australiano Cadel Evans (na foto). É verdade que não é um grande finalizador e nunca ganhou uma clássica destas, as suas características são mais de endurance e não tão explosivas como acontece na parte final desta corrida. No entanto, com uma boa época aliada a alguma experiência sendo o seu melhor aqui, um 9º lugar, poderá lançar um mortífero ataque como Schleck quase conseguia no passado domingo. Penso que a Liege-Bastogne-Liege no domingo será o seu principal objectivo para esta semana e talvez onde possa ter mais hipóteses, já que é uma prova mais longa e mais dura.

Ricardo Ricco (Saunier Duvall) apesar de uma miserável época é sempre um forte candidato como demonstrou o ano passado. Robert Gesink (Rabobank) à semelhança do italiano, sempre teve um gosto por esta semana já tendo inclusive, bons resultados. Thomas Dekker já provou estar forte e se os dois chegarem junto à subida final, Gesink será talvez o mais capacitado a enfrentar os experientes sprinters das colinas...

De equipas menores mas que podem alcançar um top 10, o campeão francês Christophe Moreau vem provar à ASO, o erro de não lhe dar a hipótese este ano de defender o título no Dauphiné Libéré. Jerôme Pineau (Bouygues Telecom) e Simom Gerrans (Crédit Agricole) deram bons indícios no domingo que estarão igualmente preparados para o assalto ao Mur de Huy.

Amanhã saberemos quem é o maior candidato à vitória final da mais antiga dos Monumentos: a Liège-Bastogne-Liège.

Artigo de hoje sobre Davide Rebellin (cyclingnews).

Startlist.Site oficial.

Entrevistas: Damiano Cunego, Joaquim Rodriguez (Caisse d'Epargne)

Amanhã a prova irá dar na Eurosport a partir das 13h com chegada prevista para as 15h.30m.

Podem ver na internet através deste link do cyclingtv nessa essa hora também.


Foto cedida pelo site oficial da Silence-Lotto: www.davitamon-lotto.com

3 comentários:

Anônimo disse...

Os favoritos na minha opinião serão os mesmo da Amstel Gold race, diria que praticamente na totalidade serão os mesmo a discutir a vitória no domingo na
L-B-L, como já amanhã na Fleche Wallone.

A minha aposta para o Top10 de amanhã, sem preferência na ordem de lugares:

Rebellin
Valverde
Cunego
Kim Kirchen
F.Schleck
Gesink
Ricco
J.Rodriguez
Nocentini
K.Kroon

Ass:
Paulo Martins

SempreNaRoda disse...

Também concordo, esses estarão na frente sem dúvida. Estou curioso sobre Cadel Evans, mas ele se calhar só vai apostar forte no domingo....

Anônimo disse...

Hehe, posso estar enganado mas acho que na época Lance Armstrong andava de Caloi Eddy Merckx, bicicleta brasileira.