sábado, abril 19

Amstel Gold Race (live stream): Com duas presenças portuguesas

Começa amanhã a semana das clássicas das Ardenas com a Amstel Gold Race como tem vindo a ser tradição nos últimos anos. A corrida que tem o nome duma cerveja holandesa é a mais recente (1966) dos considerados sete Monumentos e marca a transição das clássicas de pavé para as clássicas desta região, sempre com piso em asfalto.

Na 43ª edição os corredores partem de Maastricht (onde foi assinado o tratado com o seu nome) e tem pela frente 257,4 km com 25 diferentes subidas, num total de 31!! No entanto é a 25km do fim que costumam haver as derradeiras movimentações: ainda a faltar o Kruisberg, Eyserboweg, Keutenberg, qualquer corredor que queira ganhar faz aqui os seus ataques e especialmente no Eyserbosweg a 18.6km . Michael Boogerd foi sempre um corredor de relevo aqui, tanto por correr em “casa”, como pelos seus constantes ataques que se perpetuaram durante mais de uma década.

Finalmente a última subida feita já pela terceira vez, o Cauberg (1km, 8% de média) com a meta no topo. Boogerd lembra-se muito bem de ser traído por essa....

Citando as palavras de Mauro Gianetti vencedor de 1995, dá para ter uma ideia da corrida:

È uma corrida especial, as subidas não são muito duras mas são muitas, as estradas são estreitas e mudam constantemente de direcção. É muito difícil sentires-te à vontade no percurso se nunca o fizeste, requere 100% de concentração. Não existe nenhum sítio específico para atacar, como La Redoute no Liege ou o Arenberg no Roubaix; aqui poderá ser em qualquer lado.

Para terem uma ideia melhor das paisagens e do percurso nada melhor que ver este artigo, e este, ambos do PEZcycling.com.


Passando aos protagonistas:

Grandes ausentes: Michael Boogerd (retirou-se este ano), Paolo Bettini (Depois de uma queda só irá fazer a Liege), Danilo Di Luca (este ano a correr pela Team LPR, equipa que não foi convidada. Aproveita para se preparar para o Giro).

Davide Rebellin (Gerolsteiner): Com 36 anos continua um dos grandes favoritos, o único corredor a conseguir ganhar as três clássicas no mesmo ano (2004). Tem tudo: é bom trepador, um bom sprint aliado à grande experiência, excelente época até agora e ainda tem uma das melhores equipas para este terreno, ainda bem pois a Geroslteiner esteve invisível durante um mês. Na minha opinião o corredor mais forte para esta semana, no entanto amanhã pode estar com o pensamento na Fleche e na Liege....

Alejandro Valverde (Caisse d’Epargne): No início da época apontou o seu principal objectivo para o TOUR contudo quer repetir a sua passagem nas Ardenas em 2006 quando ganhou a Fleche e a Liege. Depois de decidir não fazer a Volta ao País Basco parece estar mais fresco que o ano passado e com grande motivação para as suas corridas preferidas. À semelhança do italiano talvez esta sirva de preparação para as próximas duas, todavia estará no grupo da frente. (Vídeo da recente vitória em frança)

Kim Kirchen (Team High Road): Uma excelente participação na Vuelta ao País Basco com duas vitórias e talvez esteja mais motivado que os anteriores. Apesar de resultados modestos nas edições anteriores e algumas lesões que lhe atormentaram no princípio da época, é um corredor ligado a estas clássicas.

Damiano Cunego (Lampre): Pela primeira vez a correr a Amstel será um dos favoritos. Grande destaque na Volta ao Pais Basco, um corredor com as características típicas para esta semana apesar de não conhecer o percurso de amanhã!! (na foto)

Na minha opinião, estes quatro são os que têm mais hipóteses de ganhar.

Ainda existem outros que....

Thomas Dekker (Rabobank): Estará no grupo da frente, no entanto se não chegar isolado, não o vejo, a vencer ao sprint, Valverde, Rebellin....

Frank Schleck (Team CSC): Vencedor em 2006 mas tem o mesmo problema que Dekker. No entanto tem uma equipa forte que lhe poderá ajudar bastante (Andy, Karsten Kroon, Kolobnev...).

Stefan Schumacher (Gerolsteiner): Nunca mais ouvi falar dele.... enfim, apesar de vencedor o ano passado, vai estar em ajuda a Rebellin e só no caso de fazerem outra vez o “one-two” o alemão poderá vencer.

Ricardo Ricco (Saunier-Duvall): Destacou-se o ano passado nas Ardenas com um 9º-4º-13º nas três clássicas mas este ano não tem dado muito nas vistas. Irá gostar da subida final.

Uma nova geração de corredores poderão vir a dar créditos nesta semana:

Apesar de achar que a Amstel é “muito plana” para Robert Gesink (Rabobank), este poderá fazer uma boa classificação.

Maxime Monfort (Cofidis): Pela primeiro ano numa equipa Pro Tour, talvez seja o melhor desta equipa francesa, um bom segundo lugar logo atrás de Luis Leon Sanchez na última etapa do Paris-Nice.

Thomas Lokvist (Team High Road): Tem estado bastante activo este ano, com um calendário bastante cheio no princípio da época. Esteve na fuga com Bettini na Milan-San Remo depois de ter feito 3º da Geral no Tirreno Adriático. Valor tem ele, falta-lhe é experiência para uma prova destas.

Incógnitas:

Carlos Barredo (QuickStep): Deverá ser o patrão da equipa belga, depois de um excelente trabalho no Tour de Flandres e um bom aquecimento na Volta ao País Basco poderá vir a obter um bom resultado. (na foto)

Oscar Freire (Rabobank): Reparei nos seus bons resultados nesta corrida: 8º(2007), 17º, 10º e 14º. É verdade que é um sprinter mas safa-se muito bem nas clássicas e nestas “pequenas subidas”. Lembram-se da vitória na 6ª etapa do Tirreno-Adriático ainda este ano? (mesmo com uma subida final, ganhou frente a Di Luca e Pozzato)

Rinaldo Nocentini: Um excelente Paris-Nice e um corredor feito para estas clássicas, comanda a AG2r.


Iremos contar com 2 portugueses em prova!! Hugo Sabido da Barloworld e Sérgio Paulinho da Astana. Pergunto porque é que a Astana tendo sido apenas convidada para esta corrida (das 3) não leva Alberto Contador que está em grande forma?! Bem sei que não é especialista em clássicas mas até acreditava que pudesse ganhar...

Site oficial.
Startlist.

Artigo sobre a região das ardenas (velonews).

Alertar que foi actualizado a zona das "Entrevistas Recentes".

Notícia sobre José Azevedo no cyclingnews.com.


Irá dar na Eurosport a partir das 14h de Domingo até às 16h.

Podem ver através deste link. Supostamente este site só devia dar para quem é assinante do cyclingtv (Premium), mas pelo que li, deve ser um bug qualquer e eles (cyclingtv) ainda não deram conta. Rezo para pelo menos nesta semana não reparem.....Podem ver com qualidade de 800kb\s e até 1200...(Vi a prova de 4ª feira aqui, no meu pc o link só dá no windows explorer)


Fotos cedidas pelo fotógrafo: Oskar Matxin (tem uma galeria do Volta ao País Basco).

4 comentários:

SempreNaRoda disse...

O meu pódio:

Davide Rebellin
Alejandro Valverde
Frank Schleck

Anônimo disse...

Eu aposto no Cunego!!!

Parabens pelo blog

Anônimo disse...

Para o Top5, aposto em:

David Rebellin
Kim Kirchen
Damiano Cunego
Frank Schleck
Alejandro Valverde

Ass:

Paulo Martins

Anônimo disse...

Esqueci-me de assinar o post anterior.

Bem bastava tirar e Kim Kirchen, e por o jovem talentoso Thomas Dekker da Rabobbank e tinha acertado no Top5

Ass:
Paulo Martins