sábado, abril 26

Liège-Bastogne-Liège 2008: Todos reunidos para um grande espectáculo (live stream)

Encerra amanhã o mês das grandes Clássicas com chave de ouro: a Liège-Bastogne-Liège. É a mais velha delas todas (1982) e nesta semana a mais longa, a mais dura e a que todos ambicionam ganhar . Este ano, a 94ª edição conta com as tradicionais côtes, 12 pequenas subidas mas algumas bastante inclinadas. Tal como nas outras clássicas a festa fica guardada para o fim, nove difícieis subidas nos últimos 80km, começa com o Côte de Wanne (2.7 km a 7%) ao quilómetro 172 e tem o seu expoente máximo na famosa e temível La Redoute a 35km do fim. Esta subida considerada uma das mais difícieis do ciclismo é o barómetro do desenrolar da corrida; se o ritmo for elevado só "poucos mas bons" irão permanecer na frente, caso contrário será na nova Côte de la Roche aux Faucons (1.5 km a 9.9 %, 18% maximo) a 20km do fim, ou ainda a finalizar, na tradicional Côte Saint-Nicolas (1.0 km a 11.1 %) a 5 km da meta. A parte final é realmente dura, o constante “sobe e desce” deixa marcas nos corredores e só quem está em grande forma consegue fazer a diferença, ultimamente tem havido um grupo de elite, no assalto à subida final.


A maior ausência é Danilo Di Luca, vencedor o ano passado encontra-se em preparação para o Giro já que a sua equipa (LPR Brakes) não tem grande amizade com a ASO. (Vídeo da vitória do ano passado)

De volta está o Campeão do Mundo: Paollo Bettini. Vindo de uma recuperação depois de uma queda na 4ª etapa da Volta ao País Basco decidiu não realizar as duas clássicas anteriores e ganhar forma no Giro del Trentino que acabou ontem.

De Bettini podemos esperar tudo, ele é o protótipo dum corredor para provas de um dia, bastante combativo sempre disposto a atacar nos momentos mais difícieis, um grande finalizador e acima de tudo a experiência de quem veste a “rainbow jersey” pela segunda vez consecutiva. A primeira grande vitória da sua carreira foi nesta corrida em 2000, passado 8 anos será que “Il Grillo” vencerá outra vez?

Damiano Cunego (Lampre) parte como favorito esta época, depois da vitória na Amstel e terceiro lugar na Fleche Wallone, vai esperar para que acabe ao sprint já que aí é um dos mais fortes entre os principais candidatos. Kim Kirchen e Alejandro Valverde são outros que confiam no seu sprint e tentarão manter a corrida o mais calma possível.

À semelhança das duas clássicas passadas a Team CSC e Rabobank vão querer movimentar a corrida, Gesink, Dekker (Rabobank), Kroon, Voigt e os irmãos Schleck (Team CSC), irão pôr pressão aos seus adversários com constantes ataques.

Na Gerolsteineir um Davide Rebellin algo apagado (4º e 6º), nota-se que a sua finalização já não é a mesma, no entanto ainda tem o estatuto de ser o único a vencer as 3 clássicas no mesmo ano(2004)! Schumacher até agora é para esquecer mas Fabian Wegmann tem estado em bom plano e vamos vê-lo a atacar!!

Lembram-se de Boonen antes do Paris-Roubaix, todos o questionavam sobre a sua forma. Rebellin apesar de já ter provado que a idade ainda não lhe pesa (Paris-Nice), tem tido uma semana discreta!! Continuo a acreditar no Tin Tin....

A Barloworld tem tido uma semana brilhante, principalmente o campeão austríaco Christian Pfannberger (6º e 9º) que está em grande forma e lutará outra vez pelo top 10, talvez ataque de novo como na Amstel. Hugo Sabido tem sido uma preciosa ajuda e quem sabe se não é o português a atacar, isso seria algo de épico!!

Finalmente Cadel Evans (Silence-Lotto), ninguém diria que seria ele a fazer os estragos na 4ª-feira passada e até conseguir um 2º lugar. Um percurso mais ao seu jeito mas tal como Valverde descarta-se do favoritismo que lhe dão, assumindo que só o Tour está no seu pensamento.(Vídeo da Conferência de imprensa)


Valverde, Kirchen, Cunego, Rebellin, Bettini, Evans, Schleck, Dekker.....finalmente todos juntos a sacrificarem-se para vencer!!!

Site oficial, Startlist.

A esperança dos franceses será Jérôme Pineau da Bouygues Telecom (10º e 11º), irá continuar a lutar pelo top 10 como afirma nesta entrevista.

Vários vídeos: 1993, 1997, 2006(Vitória ao sprint de Valverde)

Entrevista com Sean Kelly, vencedor em 1989.

Podem ver através da Eurosport a partir das 13h até cerca das 16h (hora de Lisboa). Ou ainda através deste link nessa hora também.



Fotos cedidas por: http://cyclingview.be/

Nenhum comentário: