sábado, abril 12

Paris-Roubaix: A Clássica das Clássicas (live stream)



A clássica mais esperada do ano é amanhã, o “Inferno do Norte” num percurso de 259.5km sendo 52,8km em pavé (cobblestones). Se acham que o pavé no Tour de Flandres é mau, então leiam o que Chris Horner disse sobre os do Paris-Roubaix:

"Let me tell you, though - there's a huge difference between Flanders and Paris-Roubaix. They're not even close to the same. In one, the cobbles are used every day by the cars, and kept up, and stuff like that. The other one - it's completely different . . . The best I could do would be to describe it like this - they plowed a dirt road, flew over it with a helicopter, and then just dropped a bunch of rocks out of the helicopter! That's Paris-Roubaix. It's that bad - it's ridiculous."(Tradução)

O blog Maglia Rosa tem um artigo interessante sobre os vários segmentos de empedrado.

Depois de alguns anos secos este ano existe mais uma agravante: O MAU TEMPO, já existe lama devido à chuva durante a semana e parece amanhã, também irá chover amanhã!! Ainda o frio, com temperaturas entre os 4ºC e os 11ºC.
Um dos mais míticos segmentos é o da floresta de Arenberg, no entanto em 2002 este percurso foi arranjado devido aos motivos que se vêm aqui:


Passando aos corredores:

Os dois Grandes Favoritos (ambos já venceram):

Os links no nome dos corredores contêm entrevistas recentes sobre a corrida.

Tom Boonen(2005): Apesar de uma época ainda sem grandes resultados, demonstrou no passado domingo que está ao seu melhor nível para poder vencer o seu 2º Paris-Roubaix. Enfim: força, resistência, e o seu maior trunfo: o sprint.

Fabian Cancellara(2006): Talvez o melhor rolador, grande equipa para o ajudar, uma prova à sua medida e a cima de tudo uma época sem precedentes...

Outros Favoritos:

Alessandro Ballan: 3º em 2006, um bom desempenho no passado domingo também no entanto estará sem ajuda na parte final, o que poderá vir a ser fatal.(Bicicleta)

Juan Antonio Flecha: O Paris-Roubaix corre-lhe no sangue e está em grande forma, esta demonstrada no domingo, conta também com uma boa equipa ao seu lado (Langveld). (Foto)

George Hincapie: Desperdiçou a sua oportunidade em 2006 e principalmente em 2005, tem finalmente uma equipa experiente para lhe ajudar e também um excelente desempenho no domingo tal como no T.O.Califórina. Depois de anos e anos como principal representante dos EUA, continua a ser a esperença dos americanos.

Leif Hoste: Tem estado azarado, um queda logo na primeira etapa dos 3 dias de Panne(no ínicio da semana passada) e no Tour de Flandres um problema técnico na bicicleta deitou por terra as aspirações do belga. Mas quem sabe se no domingo não seja diferente “Depois da tempestade vem a bonança”.

Nick Nuyens: Um magnífico 2ª lugar no passado domingo e quem sabe o 1º no Paris-Roubaix!!

Philippe Gilbert e Filippo Pozzato: Estiveram activos na Gent-Wevelgem, andarão no grupo frente e quem sabe irão fazer mexê-lo, mas mais do que isso penso que não.....

Stuart O’ Grady: Só o menciono porque ganhou o ano passado, no entanto com o mau tempo que se faz sentir, penso que não terá muitas hipóteses, mas poderá vir a ser uma preciosa ajuda para o suíço.(Vídeo com a vitória do ano passado)

Artigo com os vários favoritos.

Fiquei curioso quando há uma semana atrás vi na votação do Tour de Flandres um claro favoritismo para Cancellara, quase todos apostaram nele. No entanto depois do que viram dele nessa corrida: ele realmente teve momentos de fraqueza. Agora, apesar de ser uma corrida com as suas características a votação encontra-se dividida entre o suíço e Boonen, sem dúvida os dois maiores favoritos. No entanto o factor sorte é sem dúvida essencial, um exemplo disso:


Vladimir Gusev Paris Roubaix 2006
Colocado por maple16

(6min.30s do vídeo) Peter van Petegem (Davitamon-Lotto), Leif Hoste e Vladimir Gusev ambos da Discovery Channel atravessaram a passagem de nível com as cancelas já em baixo quando perseguiam o líder e vencedor da prova nesse ano (2006), Fabian Cancellara. Os três foram desqualificados.

O outro trio atrás também vinha disparado e se não fosse um dos juízes a impedir Flecha de progredir, talvez tinham ido pelo mesmo caminho, no entanto com consequências fatais!! Boonen e Ballan acabaram por ser 2º e 3ª respectivamente.

Um dos vários momentos míticos proporcionados pelo Paris-Roubaix(1996).



Três corredores chegaram juntos, todos da mesma equipa, da Mapei GB: Johan Museeuw, Gianluca Bortolami e Andrea Tafi por esta ordem.

O director desportivo da Mapei Gb, recebeu ordem do Patrão Giorgio Squinzi para que fosse Johan Museeuw a ganhar o seu primeiro P-R. Esta edição foi a mais rápida de sempre (43,31km\h) desde que o P-R mudou-se para uma rota a leste ainda mais difícil a partir de 1968.

(2 anos depois a Mapei repetia o feito!!) Vitória de Franco Ballerini.

Mais um:



2001, George Hincapie contra 4 corredores da Domo Farm Frites à sua volta(e dois furos). Incentivos de Johan Bruyneel ao seu homem. Servais Knaven da Domo Farm Frites seria o vencedor com o americano em 4º.

Quase tudo sobre o Paris-Roubaix:

Podem ver em directo na Eurosport a partir das 15.30 (hora de Lisboa).

Na internet podem ver através dos links nesta página que serão disponibilizados amanhã.

Lista com todos os segmentos de empedrado.<


Entrevista a Frederic Guesdon (Française de Jeux), o último francês a vencer o P-R (98), e deverá se despedir este ano. Vídeo com a vitória deste em 1998.

Nenhum comentário: