segunda-feira, abril 7

Vuelta al País Basco: Duelo de Titãs durante seis dolorosos dias.

Começou hoje a 48ª edição da Volta ao País Basco, uma prova composta por 6 etapas num total de 835km com 25 contagens de montanha. Uma corrrida bastante dura que é vista por muitos corredores como uma excelente preparação para as clássicas da segunda metade deste mês, em todas as etapas devido à dificuldade do percurso espera-se que o pelotão vá se desmembrando à medida que os obstáculos sejam ultrapassados. Serão 6 dias muito intensos e muito improváveis para os sprinters triunfarem, o que leva a estes nem comparecerem.

Etapas:

1

07.04

Legazpi -> Legazpi, 137km

2

08.04

Legazpi -> Erandio, 153km

3

09.04

Erandio -> Viana, 195km

4

10.04

Viana -> Vitoria-Gasteiz, 171km

5

11.04

Vitoria-Gasteiz -> Orio, 162km

6

12.04

Orio -> Aia -> Orio, 20km ITT


Sendo a segunda prova por etapas mais importante em Espanha e constando no Pro Tour, atrai inúmeros especialistas de montanha e clássicas acidentadas. Olhando para a classificação do Tour de France de 2007, estão cá quase todos do top 10, só mesmo Lepheimer, Valverde e Zubeldia são os ausentes, no entanto, o cabeça de cartaz para esta corrida é Alberto Contador, mas se me permitem, coloco Cadel Evans ao lado dele. Será uma luta interessante entre os dois maiores favoritos, ambos estão em grande forma pois vêm de uma vitória, Contador afirmou que quer ganhar e Evans como corredor belicoso que é, não facilitará certamente. Chris Horner antigo Predictor-Lotto mudou de camisola este ano e defenderá as cores do espanhol tal como Sérgio Paulinho. O australiano terá a seu lado Yaroslav Popovich que acabou no lugar mais baixo do pódio no Paris-Nice há um mês atrás. Tem ainda em sua companhia o italiano Dario Cioni e o campeão australiano Mathew Lloyd.

A Saunier Duvall-Scott que já há 2 anos vence, vem desta vez desfalcada pois o vencedor do ano passado Juan Jose Cobo não estará presente vítima de uma queda na última etapa da Vuelta a Castilla e León. No entanto, a equipa espanhola conta com Ricardo Ricco, José Gómez Marchante vencedor em 2006, David Camano e ainda Leonardo Piepolli.

A liderar a Caisse d’Epargne está Luiz León Sanchez e ainda Vladimir Karpets a subir de forma. O campeão espanhol Joaquim Rodriguez também marca presença e já confessou que quer sair daqui com pelo menos uma vitória tal como fez no Tirreno-Adriático, e ainda obteve recentemente um 3º lugar no GP de Indurain.

Ainda quero referir a Team CSC que se apresenta ao mais alto nível. Como general estará Carlos Sastre que ainda não se mostrou este ano, os irmão Schlek também marcam presença, no entanto especialmente para Frank serão dias muito importantes já que este tem os olhos postos num dos três Monumentos no final deste mês. Kolobnev, Ignigo Cuesta vencedor em 1998 e ainda Bobby Jullich também estarão em auxílio a Sastre.

Para além das mencionadas, faço aqui algumas breves referências:

Gerolsteiner: Davide Rebellin (Gerolsteiner) será um corredor a ter em conta como também o campeão alemão Fabian Wegman (na foto) que venceu recentemente o GP de Indurain, aposto neste para vencer uma etapa.

Quick-Step: A presença do Campeão do Mundo, Paolo Bettini acompanhado da sua dupla espanhola: Garáte e Barredo.

Thomas Lokvist juntamente com o seu companheiro Kim Kirchen lideram as aspirações da High Road.

De Itália, vêm Damiano Cunego (Lampre) e Leonardo Bertagnolli (Liquigas) tentar repetir o feito de Di Luca em 2005, quando acabou vencedor.

Thomas Dekker como chefe de fila da Rabobank e ainda Igor Anton pela Euskatel-Euskadi são mais dois jovens corredores, sendo um especialista em contra-relógios e o espanhol especialista na montanha, ambos lutam pela vitória final.

A Karpin Galicia é a equipa continental convidada e tem como chefe de fila Ezequiel Mosquera.

Startlist.

Poderão ver em directo na internet através deste link. Introduzem-no no VLC Media Player ou no BS Player, as emissões serão entre as 14h.45 e as 16.30h (hora de Lisboa)

mms://a217.l881320216.c8813.e.lm.akamaistream.net/D/217/8813/v0001/reflector:20216

Fotos cedidas pelo fotógrafo: Oskar Matxin (tem uma galeria do Gp Llodio onde Hector guerra foi vencedor).

Danilo di Luca ganhou ontem a Settimana Lombardia uma corrida de 6 etapas onde Ricardo Martins da Ceramica Flamina também participou. Vídeos com resumos das etapas.

Nenhum comentário: