domingo, abril 6

Tour de Flandres para o campeão belga: Stijn Devolder!!

Merecida vitória para a Quick-Step e principalmente para Stijn Devolder. Depois de muito trabalho na frente do pelotão e sem grandes ajudas a equipa belga decidiu passar ao ataque lançando Devolder. À primeira não resultou pois os elementos que se juntaram na frente pouco colaboraram.
Foi então a 25km da meta logo após esse grupo onde Devolder estava incluído ser alcançado, que o vencedor decidiu atacar novamente mas desta vez sem resposta. Mesmo com uma vantagem máxima de 30 segundos, esta chegou-lhe para obter a maior vitória da sua carreira. Grande foto!!

Alguns apontamentos soltos que tirei depois de ver a corrida em directo:

- Na Team CSC o homem mais activo foi Karsten Kroon pois tendo sido o elemento escolhido para responder aos vários ataques das outras equipas, assim o fez. Pelo contrário, o seu líder Cancellara, esteve algo apagado, apareceu pouco na frente e em algumas subidas sentiu dificuldades perante um Boonen ao seu melhor nível.

- Na subida mais difícil do dia, o Koppenberg, Tom Boonen mostrou porque há dois anos ganhou esta prova nesta mesma subida. No topo, só mesmo o seu companheiro de equipa Devolder conseguiu continuar na sua roda, no entanto, por ainda faltar 70kms para o fim preferiram aguardar. Boonen já com o seu companheiro em fuga, esteve implacável aniquilando muitos ataques vindo dos seus adversários directos.

- A Rabobank juntamente com a QuickStep foram as equipas mais activa, Oscar Freire com um ataque ainda cedo, e depois tanto o jovem Sebastian Langveld como o seu líder António Flecha ainda tentaram alcançar o vencedor de hoje. Langveld tal como o vencedor encontrava-se no grupo que fora alcançado, no entanto já depois de Devolder ter se isolado este tentou a sua sorte antes da última subida e chegou a estar com o belga à vista a apenas 16 segundos de atraso. Nos últimos quilómetros planos foi a vez de Flecha que com uma excelente recuperação chegou ainda mais perto, a cerca de 50 metros do vencedor mas com a recolagem na sua roda de Nuyens, estes renderam-se ao grande desempenho de Devolder e decidiram pensar nos outros dois lugares do pódio.

- Quem realçou um bom desempenho e também desferiu o seu atacou foi Alessandro Ballan mas como faltavam ainda 37k e ninguém o acompanhou, o vencedor do ano passado não teve confiança para ir sozinho.

- Quero destacar um corredor que apesar de eu já ter observado bons resultados nas anteriores corridas deste tipo, só mesmo hoje tive oportunidade de o ver: o jovem de 23 anos, Niki Terpstra da Team Milram que mostrou-se muito à vontade no grupo da frente atacando inclusivo numa das últimas subidas. Sem dúvida um corredor com um grande futuro e que irá estar no lote de favoritos daqui a alguns anos.

- A equipa francesa Cofidis também esteve muito bem, foi uma das equipas a liderar a perseguição ao vencedor, e a sua dupla também esteve activa com Sylvain Chavanel a tentar integrar-se na fuga certa quando faltava 30km para a meta, no entanto, esta acabou por não teve êxito. Nick Nuyens demonstrando porque é o líder e sempre respeitado nestas corridas, acabou num excelente 2º lugar ganhado ao sprint a Flecha.

- Ainda só referir que tanto Leif Hoste (Sillence-Lotto) como Filippo Pozatto (Liquigas) foram os mais azarados do dia, ambos tiveram problemas na bicicleta em alturas cruciais da corrida tendo sido assim afastados da discussão pela vitória.Talvez tivesse sido diferente se logo depois do ataque de Devolder tivesse lá a Sillence-Lotto pronta para assegurar a perseguição!!

Resutados, cyclingnews(Brief & Results). Comentários da CSC após a corrida.

Vários vídeos desta corrida. Vejam esta espectacular queda de Angel Gomez da Saunier-Duvall que fez uma fracura no rádio. Ainda, esta compilação dos melhores momentos.

Quarta-feira há mais emoção na Gent-Welgevem, uma corrida mais calminha, uma preparação para a última desta série: o Paris-Roubaix no domingo.

Foto cedida por: http://cyclingview.be/

2 comentários:

Bao disse...

Grande prova, com neve e tudo :)
Que pena domingo não ter possibilidade de ver o Paris - Roubaix

SempreNaRoda disse...

Pois foi, com vários ataques, estava mesmo a ver que o Flecha alcançava o vencedor. Mas na 4ª há a Gent-Wegelvem, apesar de não muito dura nos últimos anos também tem sido espectacular.