terça-feira, maio 6

Giro d'Italia 2008: Décima quarta etapa, Lampre.

22 de Maio, Etapa 14: Verona - Alpe di Pampeago/Val di Fiemme 195km


É a primeira de três etapas de montanha consecutivas. Com 196km e antes de um final assustador, os corredores terão ainda três pequenas subidas; só depois encontrarão os 23,5km até Passo Manghen. Após outra pequena subida os corredores irão direitos ao Alpe di Pampeago, uma subida de 7,65km com zonas entre os 6% e os 16%, sendo o final a parte mais difícil. É sem dúvida o primeiro grande teste aos homens da classificação geral. (os links contêm altimetrias detalhadas das subidas)

Este final já é um clássico no Giro, em 1998 logo na sua primeira vez proporcionou um dos momentos de glória de Marco Pantani pois decidiu a sua vitória no final dessa edição.





Lampre

A equipa italiana sofreu uma grave baixa devido à ausência do espanhol Patxi Vila. Este era um dos líderes juntamente com o ex-campeão italiano de contra-relógio: Marzio Bruseghin. Bruseghin aguenta-se nas montanhas mas é no contra-relógio onde tira grande vantagem sobre os seus adversários directos permitindo-lhe acabar em 8º o ano passado e ainda vencer o crono de escalada.

Apesar do seus 21 anos, Simon Spilak já é uma referência nesta equipa: 9º no Tour de Flandres, 12º no Paris-Nice e principalmente um brilhante 8º na etapa do Mount Ventoux (chegou com Juan Manuel Garate), aí está a prova que pode ser uma das surpresas da prova, contudo é o seu primeiro Giro assim como uma Grande Volta. O polaco Szmyd também é um bom trepador, acabou em 28º na edição anterior e será uma boa ajuda para Bruseghin.

Só referir ainda o sprinter Marco Lorenzetto que depois de se fartar como lançador de Petacchi na Milram, mudou-se este ano para a Lampre e será a principal aposta para os sprints.

Já desde há alguns anos que esta equipa tem tido um dos principais candidatos ao título todavia, este ano devido à ausência de Cunego que prepara-se para o Tour, a Lampre terá que rever as suas estratégias de modo a tentar posicionar Bruseghin no melhor lugar possível. Mais uma vez, estejam atentos também ao jovem Spilak...

Os 9 convocados:

111 Marzio Bruseghin ITA

112 Paolo Bossoni ITA

113 Fabio Baldato ITA

114 David Loosli SUI

115 Sylvester Szmyd POL

116 Simon Spilak ESL Slovenia

117 Mirco Lorenzetto ITA

118 Mauro Santambrogio ITA

119 Francesco Gavazzi ITA


Foto de baixo cedida por: Capture-the-Peloton.

Nenhum comentário: