quarta-feira, maio 7

Giro d'Italia 2008: Décima quinta etapa, Caisse d'Epargne.

23 de Maio, Etapa 15: Arabba - Passo Fedaia/Marmolada

Só de olhar até Assusta!! É a etapa rainha desta edição, 154km com 6 temidas subidas, começa logo a subir até ao Passo Pordoi (2239 m), de seguida ao quilómetro 40, o Passo San Pellegrino (1918 m) e depois de uma longa descida o obstáculo mais fácil, a subida a San Tomaso Agordino (1082 m). A partir daqui é o verdadeiro parte-pernas, três montanhas consecutivas onde os corredores só tem tempo para descansar durante a descida destas, passagem no Passo di Giau (2236 m) ao km 90, o Passo Falzarego (2117 m) ao km 108 e pela primeira vez, a acabar no Passo Fedaia/Marmolaa (2057 m), uma subida de 14,7km com inclinação média de 7,5%. Um etapa que irá dar com certeza grande espectáculo e onde as diferenças de tempos serão enormes.

Caisse d’Epargne

A equipa espanhola tem como princpal objectivo, a classificação geral: traz três corredores com um bom perfil para este Giro. Vladimir Karpets ainda não se mostrou esta época e depois de dois anos ausentes trocando o Giro pela Volta à Catalunha (onde teve grande sucesso) volta assim a esta edição onde é um dos beneficiados com o aumento de contra-relógios.

Pelo contrário, tanto David Arroyo como José Rujano são puros trepadores e já têm provas dadas em Itália. Rujano foi a surpresa em 2005 ao acabar em 3º e vencendo uma etapa de montanha num “testa a testa” com Gilberto Simoni. Foi uma das promessas nessa altura mas ainda não conseguiu confirmá-lo depois de passagens discretas nas edições seguintes. Este ano mudou-se para a equipa espanhola sendo a aposta desta para o Giro e tentará repetir a prestação de 2005.



David Arroyo estreou-se o ano passado e logo com o pé direito, foi o melhor espanhol no 10 lugar da geral. Este ano afirma que pretende o top 5, penso que seja demasiado para ele....

Os últimos dois deverão andar no grupo da frente, já Karpets necessita de uma boa preparação, veremos...

Falar ainda no campeão espanhol que também estará presente, Joaquim Rodriguez o “Montelupano”, teve uma boa passagem por Itália ao vencer a segunda etapa do T-A. Tem aqui algumas etapas ao seu estilo onde também quer vencer.

Os 9 presentes:

41 David Arroyo ESP

42 Joan Horrach ESP

43 Vladimir Karpets RUS

44 Pablo Lastras ESP

45 Francisco Perez ESP

46 Mathieu Perget FRA

47 Joaquin Rodriguez ESP

48 José Rujano VEN

49 Luis Pasamontes ESP



Foto de baixo cedida por: Capture-the-Peloton.

Nenhum comentário: