quinta-feira, junho 26

Etapas do Tour de France

Inicío hoje no Sempre Na Roda, o Tour de France 2008 que começa no sábado, dia 5 de Julho.
Não irei fazer os posts da "etapas e equipas" como fiz no Giro, pois estou bastante ocupado nestes dias e também quero fazer algo de diferente.

Deixo aqui um dos anúncios do Tour de France que a Versus (canal norte-americano) está a emitir, algo controverso mas que eu pelo menos aprovo.
Que seja o nosso tempo, o tempo dos corredores e dos amantes do Ciclismo.


Vou referir as etapas importantes para quem tem interesse em acompanhar a prova francesa, e mais algumas onde a espectacularidade irá imperar.


Etapa 1 - Pela primeira vez desde 1967 não irá haver um prólogo a inaugurar o Tour. Na primeira etapa apesar de várias contagens de montanha de menor relevo, estas não irão fazer grandes moças no pelotão mas sim o final que assenta a Valverde, Cunego ou mesmo Kim Kirchen; os sprinters dificilmente discutirão a vitória neste dia.

Etapa 4 - O primeiro contra-relógio será de 29,5km, o primeiro teste a alguns candidatos cuja a habilidade no crono esta época ainda é uma incógnita (Cunego, Sastre, Samuel Sanchez).

Etapa 6 - Chegado ao Maciço Central, deparam-se com a primeira etapa de montanha, a maior dificuldade é no final com a subida Super Besse mas que não servirá para grandes diferença.(7km com 4% de média)

Etapa 7 - Continuando no Macico Central esta será o dia mais curto da corrida francesa. Contudo será um dia agitado pois o percurso será de altos e baixos nomeadamente nos últimos 50km com duas subidas de montanha. (2ª e 3ª categoria)

Etapa 9 (a não perder)- Começa neste dia a verdadeira luta pela vitória final na primeira etapa dos Pirinéus. Duas subidas de primeira categoria já na segunda metade da etapa acabando numa longa descida depois do Col d’Aspin.

Dia da Bastilha, 14 de Julho:
Etapa 10 (a não perder) - Antes do primeiro dia de descanso mais um percurso montanhoso. Passagem no famoso Col Du Tourmalet (cat. HC, 17.7 km média de 7.5 %) e de seguida a finalizar no Hautacam. (cat. HC, 14.4 km com média de 7.2 % )

Imagem de: letour.com
20 de Julho:
Etapa 15 (a não perder) – Depois de uns dias mais ou menos planos chega-se aos Alpes, a parte derradeira do Tour de France. Apesar de começarem em França, os corredores irão terminar do outro lado da fronteira em Prato Nevoso, Itália. Antes dessa subida final a etapa começa com uma de 20km, o Col Agnel.

22 de Julho:
Etapa 16 - Depois de um dia de descanso voltam para 157km com duas subidas de categoria HC, o Col de la Lombarde de 21.5 km e média 6.9 %. Antes da descida final ainda têm pela frente mais outra difícil subida, o Col de la Bonette de 25,5km com 6,5% de média. Penso que não haverá grandes movimentações entre os primeiros pois no dia seguinte é a etapa rainha do Tour.

23 de Julho:
Etapa 17 (a não perder)- A etapa mais dura com 210km, acabando no mítico Alpe d’Huez. As subidas do dia:

Côte de Sainte-Marguerite - 3.5 km com média 6 % 3ª categoria
Col du Galibier - 20.9 com média 5.6 % categoria HC
Col de la Croix de Fer - 29.0 km com média 5.2 % categoria HC
Alpe d’Huez - 13.8 km com média 7.9 % categoria HC

Imagem de: letour.com

Etapa 18 - Já a deixar os Alpes os corredores têm mais um dia de subidas, estas menos pesadas mas que reduzirão o pelotão e mais uma vez os sprinters ficam afastados da vitória.

(26 de Julho)
Etapa 20 – O tradicional longo contra-relógio de 53km dirá o vencedor do Tour, não é completamente plano.

Perfil das etapas.

Trinta momentos do Tour. (vídeo)

Um guia básico que ajuda a compreensão de uma corrida.

História do Tour 89, ano em que Acácio da Silva vestiu a camisola amarela.

Nenhum comentário: