sexta-feira, junho 27

Os Favoritos do Tour de France 2008

A 95ª edição do Tour é marcada pela ausência da Astana, logo Alberto Contador não irá defender o seu título.

Falarei agora por ordem alfabética, dos 5 principais favoritos à vitória do Tour, uns mais do que outros com vários argumentos e fraquezas que irei expor:
Destacar que na lista dos participantes deste ano, não existe nenhum corredor que já tenha vencido o Tour de France.

Alejandro Valverde (Caisse d’Epargne) 28 anos

História no Tour:
Desistiu em 2005 devido a lesão
Desistiu em 2006 devido a queda
6º em 2007

A favor: Um corredor com carisma de vencedor demonstrando esta época no Dauphiné Liberè, Liège-Bastogne-Liège e ainda na Vuelta a Murcia. As montanhas não serão problema como se viu na recente prova francesa, agora o crono?! Tem ainda uma boa equipa com Luis León Sanchez e Oscar Pereiro como braço direito.

Contra: A suas passagens pelo Tour nunca foram muito positivas especialmente a desilusão do ano passado. Também nunca ganhou nenhuma das três Grandes Voltas e a sua regularidade numa corrida destas é muitas vezes posta em causa.

Como ganhar: Atacar na montanha, e defender-se bem nos cronos.

Nota extra: No entanto acho que vai ter uma atitude algo espectante, depois da vitória no contra-relógio do Dauphinè Libèrè a sua confiança nos cronos deve estar alta. Por isso, pelo menos nos Pirinéus acho que irá ter uma atitude expectante...

Cadel Evans (Silence-Lotto) 31 anos

História no Tour:
8º em 2005
5º em 2006
2º em 2007

A favor: Vice-campeão do Tour de 2007 e tem o melhor currículo dos últimos três anos neste lote; é também o mais consistente de todos já que tanto na montanha como no contra-relógio é dos mais fortes. Tem a seu lado Yaroslav Popovych que poderá ser o empurrão que faltou no ano passado.

Contra: Pressão demasiado alta; Armstrong e Contador apontam-no como o maior favorito para não falar no resto que tenho lido e ouvido. Por essa razão será também o principal alvo a abater dos seus adversários e poderá andar desamparado nas montanhas. Irá também perder alguns segundos a Valverde, Cunego... em algumas etapas onde os favoritos discutirão a vitória ao sprint.

Como ganhar: Agarrar a amarela nos Alpes e não a deixar fugir até ao fim. Caso não consiga tem o crono final de 53km onde também é um dos principais favoritos.

Carlos Sastre (Team CSC – Saxo Bank) 33 anos

História no Tour:
20º em 2001
10º em 2002
9º em 2003
8º em 2004
21º em 2005
4º em 2006
4º em 2007

A favor: Conhece o Tour como ninguém e a regularidade é o seu ponto forte, o ano passado depois do Tour ainda conseguiu acabar em 2º na Vuelta.Tem uma das melhores equipas à disposição: os irmãos Schleck, Jens Voigt e Volodymir Gustov são corredores com grande espírito de equipa e bons trepadores.

Contra: Corredor de bons resultados mas poucas vitórias na sua carreira. Uma época totalmente apagada o que suscita algumas dúvidas na confiança dada ao espanhol por Bjarne Riis.

Como ganhar: Regularidade. No crono tentar ganhar segundos em relação a uns, na montanha em relação a outros. Para ser bem sucedido a sua equipa terá que ser determinante.

Damiano Cunego (Lampre) 26 anos

História no Tour:
12º em 2006 (vencedor da camisola da junventude)

A favor: O mais novo deste grupo contudo tem perfil de vencedor, preparou-se também pela primeira vez especificamente para o Tour. Demonstrou boa forma recentemente ( 4º no Tour de Suisse) e este ano parece que está a voltar às grandes vitórias. É um excelente trepador e finalizador, poderá vencer etapas.

Contra: Parece-me o corredor com pior ajuda. Ainda não saiu a equipa definitiva mas os únicos que o poderão ajudar na montanha (onde Cunego terá que ganhar tempo) é Szmyd e Bruseghin; ambos fizeram o Giro na sua forma máxima e tanto o físico como o psicológico pode estar comprometido. O contra-relógio do italiano ainda é uma incógnita, preparou-se criteriosamente para o Tour e é por volta desta idade que as melhorias no crono se fazem sentir, no entanto, é ver para crer?!

Como ganhar: A mesma fórmula de Valverde, mas este não terá a mesma confiança nos cronos... penso eu.

Denis Menchov (Rabobank) 30 anos

História no Tour:
Desistiu em 2001
93º em 2002
11º em 2003 (vencedor da camisola da junventude)
Desistiu em 2004
85º em 2005 devido a uma constipação
6º em 2006
Desistiu em 2007

A favor: Vencedor de duas Vueltas (2005 e 2007) e tem o crono como sua principal arma. Nestes dois anos em que venceu a Vuelta apostou no Tour como principal objectivo da época mas foi na Vuelta onde atingiu o pico de forma. Este ano preferiu fazer o Giro primeiro para apurar a forma para o Tour, e por esta lógica estará agora a 100%.

Contra: Fez um bom Giro (5º) mas a partir daí não competiu durante 1 mês! Perdeu ainda uma ajuda de peso,Thomas Dekker que mais uma vez fica de fora do Tour devido a doença.

Como ganhar: A mesma fórmula que Cadel Evans, no entanto duvido que consiga vestir a amarela nos Alpes. Terá mesmo que ser no contra-relógio final.


Haimar Zubeldia (Euskaltel-Euskadi) 31 anos

História do Tour:
73º em 2001
39º em 2002
5º em 2003
desistiu em 2004
15º em 2005
8º em 2006
5º em 2007

A favor: Tem condições semelhantes ao seu compatriota Carlos Sastre; regularmente obtém bons resultados no Tour e tem uma excelente equipa. Lembro-me da Euskatel na era de Armstrong quando via os vários combos de Zubeldia e Mayo. Este ano: Zubeldia, Sanchez, Astarloza e mesmo Amets Txurruka (corredor mais agressivo em 2007) são trepadores de respeito que irão dar espectáculo e poderão dar à Euskaltel Euskadi, a sua primeira vitória individual numa Grande Volta. (A minha aposta para a vitória na classificação por equipas)

Contra: Tem tido uma época apagada, a sua melhor prestação foi um 6º lugar na Volta à Catalunha. É um corredor que apesar de bom trepador é raro vê-lo atacar, no entanto é um bom contra-relogista mas não chegando ao nível de Cadel Evans ou Menchov. Por isso se quiser vencer terá de deixá-los para trás na montanha.

Como ganhar: A mesma fórmula que Carlos Sastre, mas é mais dependente da sua equipa.



Se já têm o vosso favorito podem escolhê-lo na votação ao lado. Para além destes cinco existe outra opção: Outros. Falarei deles nos próximos dias e gostaria de saber as vossas opiniões em relação aos favoritos e vossas apostas.

Acabou de sair a análise aos favoritos no cyclingnews.

No próximo fim de semana realizar-se-à a maior parte dos campeonatos nacionais da Europa. Podem ver algumas antevisões, portuguesa (cycloweb), restantes campeonatos nacionais (cyclingnews).



Fotos cedidas por: Caputre-the-peloton.

4 comentários:

Anônimo disse...

Grande analise.

Para mim o Valverde já chegou ao seu pico de forma e por isso vai se ver à rasca nos Alpes.
Cadel Evans ficou em segundo no Dauphiné mas ao perder tempo nos cronos demonstrou não ter atingido o seu pico.
Zubeldia não tem a mesma qualidade de Sastre mas...
Para mim a surpresa da prova vai ser o Devolder e o Samuel Sanchez (este já não é uma surpresa assim tão grande)
Alguém sabe alguma coisa do Soler? Se venceu alguma coisa recentemente?

SempreNaRoda disse...

Também estou curioso para ver o Stijn Devolder.

O Soler tem tido uma época apagada, acho que não compete desde o Giro.

Anônimo disse...

O Soler tem tido problemas de saúde.
Quem ganhará será ou o Cunego ou o Evans. O Valverde não tem categoria para vencer uma prova destas.

SempreNaRoda disse...

Sinceramente não acredito no Cunego. Talvez na montanha até brilhe (duvido), mas no último crono de 53km não estou a vê-lo aguentar a vantagem...

Acho que a vitória vai ser decidida entre Menchov, Evans e Valverde.(Valverde tem faceta de vencedor, pode ganhar qualquer prova).

É a minha opinião, obrigado por partilhares a tua.