segunda-feira, junho 2

Giro de Itália: Apesar da vitória de Contador, este é o Giro de Emanuele SELLA!!

Mais uma vez foi um fantástico Giro, um dos percursos mais extremos de sempre, grande luta entre os corredores durante e fora da corrida, e com emoção até ao fim também. No dia de ontem foi decidido o lugar mais baixo do pódio por escassos segundos, dois! Marco Bruzeghin depois de alguns dias menos bons na alta montanha conseguiu um brilhante 3º lugar na geral.

Ao mesmo nível de Bruzeghin esteve o seu compatriota Franco Pelizotti. O “Golfinho” como é chamado, foi bastante regular e só mesmo o seu contra-relógio na décima etapa afastou-o da luta pela vitória desta corrida.

Jurgen Van den Broeck foi uma das surpresas desta edição ao acabar em 7º lugar na classificação geral. O jovem belga esteve sempre entre os melhores da montanha e promete ser uma grande ajuda a Cadel Evans na luta pelo Tour de France.

Danielle Benatti com uma boa época o ano passado, e depois das três vitórias e o primeiro lugar na classificação dos pontos, teve aqui o seu maior resultado. Os italianos são conhecidos por idolatrar os seus sprinters e depois de Cipollini e Petacchi, talvez este venha ser a próxima estrela italiana?!

Gilberto Simoni despede-se com um 10º lugar. Teve o seu dia mau na sexta passada que o atirou do 3º para a 10ª posição onde se manteve até ontem. Não foi difícil pois o 11º classificado, Vicenzo Nibali acabou com 9 minutos a mais que Simoni, despede-se assim do Giro no lote dos protagonistas.

Foi sem dúvida uma edição especial, uma jogada arriscada de Angelo Zomegnan (director) ao convidar a Astana à ultima da hora. Mas foi uma aposta ganha pois tornou esta edição muito mais universal do que costumava ser. Foram atingidos records de audiência e provavelmente neste ano não veremos um Tour ou uma Vuelta tão espectaculares como foi o Giro, espero estar errado...

Alberto Contador mesmo sem grande preparação conseguiu vencer a sua segunda Grande Volta. Apesar de ser o único estrangeiro a intrometer-se entre três italianos parece que os tifosi sempre o respeitaram e até arriscava dizer que alguns o preferiram a Riccò. Nas declarações finais o espanhol afirmou que esta vitória foi mais importante que o título no Tour 2007 e também caso vencesse o Tour 2008, algumas indirectas para Christian Prudhomme o director do Tour de France.

A CSF Group Navigare venceu a classificação por equipas com mais de 43 minutos sobre a Astana!! Emanuele Sella, Dominico Pozzovivo, Fortunato Baliani, Luis Felipe Laverde, Julio Perez Cuapio e Mateo Priamo foram corredores que andaram muitas vezes em fuga e contribuiram para que a sua equipa vencesse este prémio. Emanuele Sella foi o homem mais falado nestas três semanas, representou o orgulho e a coragem duma nação e apesar deste Giro conter Alberto Contador no papel, na memória de quem viu esta edição, irá ficar o nome: EMANUELE SELLA.

Classificações.

Entrevistas dos protagonistas.

Vídeo do crono de ontem. Vitória de Marco Pinotti (High Road).

Deêm uma olhada no PEZcyclingnews pois tem uns artigos interessantes com boas fotos.

O Jogo Sempre na Roda foi actualizado com os resultados do Giro e da Volta à Catalunha.

Nenhum comentário: