terça-feira, junho 3

Benfica começa amanhã no Tour do Luxemburgo.

Depois de um Bayern Rundfahrt menos conseguido o Benfica desloca-se ao 68º Tour do Luxemburgo já amanhã. A equipa portuguesa tem tido altos e baixos ao longo da época e depois de uma Volta à Comunidade Valenciana onde Ruben Plaza foi vencedor e alguns sprints de Benitez entre os melhores, a equipa nunca mais conseguiu resultados deste nível. É verdade que os líderes tem estado apagados mas as lesões rondam a equipa benfiquista; José Azevedo tal como o ano passado tem tido uma época muito abaixo das espectativas não mais do que top 10; Cândido Barbosa lesionou-se e não compete há já algum tempo; Javier Benitez depois de na primeira parte da época 2007 ter sido o corredor em destaque, nesta tem andado afastado das vitórias; Ruben Plaza teve a sua vitória em Espanha mas desistiu na Volta a Santarém devido a problemas de saúde e daí para a frente nunca mais o vi.

Os que têm obtido melhores resultados tem sido principalmente Daniel Petrov, com um bom quinto lugar na geral da Volta à Turquia e também razoáveis desempenhos em provas espanholas. José Mendes tem sido algumas vezes o melhor da sua equipa à semelhança de Rui Costa que recentemente foi 5º na Clássica das Alcobendas com Mikel Pradera a acabar em 8º e o Benfica a vencer a classificação por equipas.

Em terras alemãs o Benfica veio desfalcado pois tanto Barbosa como Azevedo não poderam ir porque recuperam de lesões. Foi discreta a prestação, mas fazer melhor considero que seria muito exagerado pois os adversários presentes são da elite mundial. No entanto esperava-se mais de Benitez que ao contrário do ano passado não conseguiu nesta edição nenhum 2º nem 3º lugar ao sprint. Mikeal Pradera acabou por ser o melhor em 24º da geral. Algumas declarações de Orlando Rodrigues.


Depois de uma queda no GP Rota dos Móveis que o fez abandonar a corrida, José Azevedo quer dar uma alegria aos emigrantes portugueses.


Alguns só tiveram três dias de descanso, outros mais alguns já que houve duas trocas em relação à corrida alemã. Para amanhã os convocados do Benfica são:

Mikel Pradera, José Mendes,Hélder Miranda, Javier Benitez, José Azevedo, Ruben Plaza, Bruno Castanheira e Daniel Petrov.

Javier Benitez tem aqui uma concorrência igualmente difícil: Jay Jay Haedo, Francesco Chichi, Romain Feillu (Agritubel) são alguns dos sprinters presentes que disputarão as vitórias de algumas etapas.

Esta corrida tem um bom historial de vencedores: Bernard Hinault, Lance Armstrong, Frank Vandenbroucke constam nessa lista, tais como Gregory Rast da Astana e Laszlo Bodrogi da Credit Agricole que irão estar presentes nesta edição.

São 5 dias começando com um prólogo de 2,4km; a 2ª e 4ª etapa são reservadas para os que lutam pela classificação geral enquanto que a 1ª e 3ª estão disponíveis para os sprinters. O ano passado o Benfica conseguiu um 6º lugar de José Azevedo e 8º por Daniel Petrov na geral, e ainda venceu por equipas. Este ano os adversários parecem ser mais fortes: Clément Lhotellerie (Skil Shimano); Roman Kreuziger (Liquigas); Joost Posthuma (Rabobank); os irmãos Schleck e Fabian Cancellara da Team CSC.

Esperemos que o Benfica dê um ar da sua graça. Podem ver a altimetria das etapas e a startlist neste link.

Nenhum comentário: