sexta-feira, junho 20

Novas equipas no ciclismo internacional.

É com agrado que recebi as notícias de novos patrocinadores em quatro novas equipas.

De destacar que três delas introduziram no Ciclismo uma nova mentalidade, tanto vencedora como honesta. Slipstream, CSC e High Road são as três mais limpas do pelotão internacional, todas têm sistemas próprios na luta contra o doping e parece que foram recompensadas por isso.

Este ano têm havido uma grande restuturação na nossa modalidade e esta é sem dúvida das melhores, as empresas que pretendem ajudar já não pensam só em resultados, pensam numa imagem positiva e esta está também associada à luta contra o doping.

Sobre a tutela do respeitado Bjarne Riis, a conhecida Team CSC será Team Saxo Bank para a próxima época. O maior banco da Internet acredita na mentalidade “Riis”, uma equipa que revolucionou a gestão dos plantéis elevando características como lealdade, comunicação, igualdade, entre os corredores e staff. Resultado disso é ser a melhor equipa do pelotão internacional e com este novo patrocinador esperemos que continue.
Recomendo este vídeo para saberem mais sobre a Team CSC: Overcoming.

A equipa Slipstream também encontrou um novo patrocinador, a começar no Tour será designada por Team Garmin-Chipotle, Garmin é uma empresa de novas tecnologias que irá financiar a equipa de Jonathan Vaughters até ao fim de 2010. Formada na época passada e até participou na Volta a Portugal, é nesta época que tem dado nas vistas com o 4º lugar no Paris-Roubaix ou a vitória inaugural do contra-relógio por equipas no Giro. Esta equipa tem um programa próprio contra o doping, os corredores são muitas vezes testados ficando com um historial e caso haja alterações, a própria equipa não os deixa correr. Destaco as sábias palavras de Vaughters no cyclingnews afirmando que no que toca a arranjar patrocinadores, já poderia ter corredores de mais alto nível na sua equipa, no entanto considera que uma equipa com personalidade própria identificada neste caso aos EUA, é mais importante que ganhar pois, a sua boa imagem é suficiente para que essas empresas se identifiquem com a sua equipa. É sem dúvida uma mensagem positiva já que certas equipas no passado entenderam que o número de vitórias era igual a uma imagem positiva, independente dos meios necessários.
Para os fãs da Argyle, não fiquem desiludidos pois a camisola vai se manter. Não me lembro de uma camisola ter uma alcunha, o que só mostra a sua importância na antiga Slipstream.

Por último a Team High Road que já no Tour será Team Columbia, Columbia é uma empresa de roupas desportivas e o novo equipamento da equipa será laranja, no entanto o título High Road continuará na camisola. Depois do fim da T-Mobile, equipa marcada por muitos escândalos de doping, Bob Stapleton pegou na equipa e estabeleceu-a nos EUA. Sem nenhum grande patrocinador a apoiar a equipa, estava numa situação precária pois sem esse apoio esta teria que acabar.
Mais uma com o seu sistema de controlo anti-doping e que tem tido muito sucesso nesta época, muitas vitórias.

Para além destas, a equipa belga também renovou o seu contrato com a Quick-Step por mais três anos. Apesar da bomba mediática que foi Tom Boonen, a empresa de chãos obteve grandes resultados desta parceria e quer continuar.


Este é um bom sinal, pois as equipas que lutam por um ciclismo melhor têm sido recompensadas. No Pro Tour penso que só falta novos patrocinadores para a próxima época à Gerolsteiner e à francesa Credit Agricóle.

Nenhum comentário: