terça-feira, junho 17

Tour de Suisse: Vitória de Robbie McEwen, 2ª da época.

Robbie McEwen bateu ao sprint Oscar Freire e Gerald Ciolek na 3ª etapa do Tour de Suisse. (vídeo).

Reparei que desde 2006, e hoje repetiu-o pela terceira vez, o australiano venceu uma etapa no Tour de Romandie e outra no Tour de Suisse, ambas as corridas em terras helvéticas.

Robbie McEwen enfrenta os Alpes e os Pirinéus pela 11ª vez na sua carreira.
Foto cedida por: Pro Cycling Photo.

Ainda me lembro em 2006 quando venceu pela última vez a camisola verde do Tour, a terceira da sua carreira. Foi talvez o seu melhor ano apesar de em 2002, já ser um dos titãs dos sprints; as maiores lembranças do australiano são sem dúvida no Tour, magníficos sprints onde uma geração de australianos destacou-se na classificação por pontos: McEwen, Baden Cooke e Stuart O’Grady, este ainda teve alguns desentendimentos com McEwen. Nas suas 12 vitórias no Tour, enfrentou também, Erik Zabel já em fase descedente de carreira, Thor Hushovd em pleno apogeu e o belga Tom Boonen em crescendo.

Compareceu também durante muitos anos no Giro onde conseguiu 13 vitórias e à semelhança do Tour apanhou vários importantes sprinters, tais como Cipollini já na sua fase final, Petacchi e as suas 19 vitórias, e mais recentemente a nova estrela italiana Daniele Benatti.

Resta perguntar, há algum sprinter que nunca perdeu com Robbie McEwen?



Tal como em 2007 tem tido uma época aquém das expectativas, nem no Giro conseguiu uma vitória contrariando a sua tradição. Se não me engano vi hoje pela primeira vez a sua equipa a encabeçar o sprint final preparando o australiano para a vitória, ele correspondeu aos objectivos da equipa provando que ainda pode roubar uma ou outra etapa em Julho.

Desta vez no Tour de France não terá uma equipa focada em si, Cadel Evans será o líder e veremos poucas vezes a Silence-Lotto a trabalhar para McEwen, no entanto ele é conhecido por desenrascar-se bem sozinho no sprint final, espero assim por uma vitória do australiano...

Nenhum comentário: