terça-feira, julho 15

As surpresas positivas deste Tour?!!

À boa maneira de um grande Tour tem havido muitas surpresas positivas assim como algumas desilusões.

Faz parte da competição muitos atletas chegarem ao seu objectivo e qualquer coisa não corre bem: o planeamento do treino, um dia mau ou simplesmente falta de sorte. Pelo contrário outros nunca se sentiram tão fortes, o facto de estarem na mais importante corrida do Mundo eleva ao máximo os seus padrões de motivação e consequentemente o seu desempenho.


O espanhol Moises Dueñas Nevado da Barloworld já tinha mostrado qualidades, mas principalmente ontem arrisco a dizer que realizou a etapa da sua vida. Antes do Tour passou pelo GP CTT Correios e ainda pela Euskal Bizikleta como forma de preparação. Realiza o Tour pela segunda vez e tem estado quase sempre entre os primeiros, na Super Besse acabou nas primeiras posições e só mesmo no contra-relógio perdeu 3 minutos. Hoje esteve quase sempre no grupo dos favoritos durante a subida final e no último quilómetro perdeu 10 segundos para esse grupo. Nas próximas etapas com a ausência de Maurício Soler estará livre para lutar por ele próprio, actualmente encontra-se na 19ª posição a 6.43 minutos de Evans.

Outra agradável supresa foi Bernardh Kohl, uma grande promessa que despertou no Dauphiné Libéré 2006 mas depois disso estagnou um pouco. Ontem voltou a estar entre os melhores acabando em 4º lugar, e se não fosse a sua fraca capacidade de contra-relogista (perdeu 1.47m), seria agora mais uma real ameaça para Evans; encontra-se em 4º lugar a 46 segundos do australiano.

O ex-vencedor da Volta a Portugal Vladimir Efimkim também tem dado nas vistas. Na etapa da segunda vitória de Riccó foi 2º e ontem chegou em 5º. Apesar de ter respondido ao ataque de Schleck e acompanhado o grupo que se formou, o russo não aguentou o ritmo e foi acabar com apenas dez segundos de vantagem para os favoritos.


Será que Ricardo Riccó fará o hattrick neste Tour de France? Participem na votação ao lado...
Foto cedida por: John Pierce / PhotoSport International

Saunier Duval-Scott

Eu poderia destacar Riccó, mas depois do que têm feito e principalmente a vitória da etapa de ontem, toda a equipa merece a destinção. Quando falei da Euskaltel antes do Tour que poderia ser a supresa nestas montanhas, deveria ter falado na Saunier Duvall, mas sinceramente nunca me passou pela cabeça!! De La Fuente tem andado a trabalhar para a camisola da montanha mas hoje perdeu-a para Riccó. O Cobra afirmou que veio da praia para fazer este Tour (um método de treino que tem dado resultados!!) mas está a ser a maior supresa do Tour (ok, o que vem a seguir é talvez a maior). Já com duas vitórias e sinceramente depois de 30km de contra-relógio na frente dando-lhe a 2ª vitória, nunca pensei que no dia seguinte (ontem) conseguisse acompanhar o grupo de favoritos durante toda a etapa. Isto faz-me recordar o Giro, enquanto os favoritos marcavam-se uns ao outros Sella ia vencedo etapas, o “Cobra” é bem capaz de fazer o hattrick. Tal como Sella se não fosse o contra-relógio ele era sem dúvida um forte candidato a vencer o Tour, no entanto para vencer este ano teria que ganhar uma vantagem de pelo menos 4 minutos para Evans ou Menchov antes do contra-relógio final, diria algo impossível. Mesmo Cobo Acebo maravilhou-me, tem tido uma época muito apagada mas ontem Piepoli foi quase o seu condutor, sem o incentivo deste, Cobo Acebo ficaria pelo caminho, afinal é para isto que servem os colegas de equipa?!. Mesmo assim nunca esperei que até este deixa-se para trás Schleck, o espanhol encontra-se bem posicionado na geral, em 8º a 2.10m do primeiro.


Christian Vandevelde é nestes dias o corredor mais falado nos EUA, tem sido sempre um gregário nas equipas por onde passou (Discovery e CSC) mas este ano está realmente a mostar o seu valor. É uma pessoa com bastante sentido de humor e por vezes pode dar a imagem que leva isto na desportiva, no entanto é muito rigoroso e exigente durante os treinos segundo os seus colegas. Ontem aguentou-se bem com os favoritos e mesmo durante alguns ataques não entrou em pânico conseguindo manter-se sempre na roda destes. É forte nos contra-relógios, talvez não tanto com Evans ou Menchov mas não fica muito atrás. É sem dúvida a surpresa da corrida pois encontra-se na 3ª posição, algo que não imaginaria certamente antes do Tour. Contudo na sua equipa não tem ninguém que o possa ajudar numa etapa como a do Alpe d’Huez, vamos lá ver como se aguenta nos Alpes.


Jogo Sempre Na Roda – especial Tour de France

Já sairam os resultados do Jogo Tour de France. A dupla que tem feito sucesso é Valverde e Hushovd, as duas primeiras equipas têm essa dupla.

1º Os Alentejanos com 385 pontos e ainda com Cancellara e Schleck a pontuar.

Em 2º lugar está o FC Porto com 320 pontos.

Em 3º está o CC Ermesinde com 300 pontos com Cadel Evans, Hushovd e Millar a pontuar.

O corredor Ricardo Riccó é o que tem mais pontos (210) e curiosamente só uma equipa é que o escolheu (Pedro Alves).

Em relação à minha por um lado estou arrependido em não ter escolhido Kirchen em vez de Frank Schleck pois estava em dúvida. No entanto parece que Schleck está a despertar agora...

Estou com 235 pontos e a minha sorte foi Dumoulin ter vencido a 3ª etapa!!

Actualizarei dia sim dia não, a partir de agora. Resultados.



3 comentários:

Gabriel disse...

Infelizmente Moises Dueñas Nevado controlado positivo à EPO!

Anônimo disse...

Está explicado porque é que fez a etapa da sua vida? Infelizmente mais um caso de doping...

SempreNaRoda disse...

Atenção, só será culpado de doping quando a contra-análise der também positivo. Recordando outros caso o mais provável é este também dar postitivo.

Mas mais uma vez são os espanhóis e italianos, depois do que já fizeram continuam a ser os mais problemáticos...