quarta-feira, julho 16

O que se espera dos principais candidatos à vitória da Volta à França 2008?


Ainda falta uns dias para os favoritos começarem a movimentar-se outra vez, as próximas de etapas serão de transição destinadas a fugas e sprints. No entanto vou falar das minhas espectativas em relação aos favoritos:

Um dia de descanso bem merecido...
Foto cedida pelo site oficial da: Silence-Lotto.


Cadel Evans

Se já só faltasse o contra-relógio final o australiano seria o vencedor, contudo ainda tem os Alpes pela frente e dois ossos duros de roer: um sólido Menchov, e uma persistente CSC. A sua equipa não tem estado à altura, Popovich até agora foi inútil e os restantes também pouco se vêem, só mesmo Wim Vansevenant é lembrado algumas vezes na sua tradicional luta pela última posição da geral!!* Numa etapa como a última Evans andou sozinho desde o Tourmalet, acho que nunca vi num Tour um candidato deste nível tão desapoiado. Cadel Evans irá continuar a ter a postura que tem tido, esperar e controlar as principais ameaças, talvez no Alpe d’Huez arrisque. Caso Popovych fosse ainda um candidato à geral (tal como Schleck o é), o australiano teria uma tarefa mais fácil, assim não pode ir em grandes aventuras. É talvez o melhor no contra-relógio destes e a vantagem de 57 segundos para Menchov no contra-relógio final é mais que suficiente. Tem tudo para ganhar.

*Li algures que o truque dele era perder tempo nas etapas planas já que nas de montanha era muito perigoso devido aos tempos limites...


Denis Menchov

O calculista Dennis Menchov apesar do 5º lugar ainda é a principal ameaça ao australiano. A esta hora o russo ainda lamenta os 40 segundos que perdeu, estaria agora a cerca de 20 segundos caso não descolasse na etapa plana. Assim terá que ser Menchov a movimentar-se, é a única alternativa e ele é bem capaz de deixar Evans pelo caminho, veremos. Mais uma a equipa deixa a desejar é a Rabobank, por isso Menchov deverá se apoiar em Evans pelo menos até à última de montanha (Alpe d’Huez). Caso vença o Tour será no crono final, isso é quase dado como garantido.

No entanto li no blog de um treinador da Team Columbia que esta nunca irá ajudar a Rabobank neste Tour.
Na 1ª etapa do Tour de Suisse a Columbia trabalhou a etapa toda para alcançar uma fuga, o que veio a suceder. Mas o vencedor acabou por ser Oscar Freire (Rabobank) apesar da sua equipa ter recusado ajudar na perseguição. Coisas destas não se esquecem facilmente...


Team CSC (Sastre e Frank Schleck)

À equipa dinamarquesa só resta uma solução: ATACAR!! E irão fazê-lo de certeza, pelo menos mais uma vez à semelhança da última etapa. Desta vez os alvos serão todos estes que estão aqui expostos, Vandevelde talvez o mais fácil de ficar para trás. Riis teem agora dois candidatos sérios à vitória, mas será que é desta que a conseguirão?!! Frank Schleck é bem possível que tenha um dia mau, sendo assim Sastre é o homem para a geral, já provou que é muito mais consistente e talvez chegue ao pódio este ano. Depois deste ataque de Schleck é a hora do espanhol passar a acção, a CSC-Saxo Bank estará concentrada em Sastre para este fazer a diferença nos Alpes e é bem capaz de conseguí-lo, Schleck será o plano B. Riis prevê que antes do crono final, ambos (Schleck e Sastre) precisem de 3 minutos de vantagem sobre Evans ou Menchov para poderem vencer o Tour, eu concordo.


Christian Vandevelde

A esta hora Riss anda a pensar “como é que deixei este corredor ir embora?!!”. A verdade é que se fosse o ano passado a CSC teria agora três corredores com possibilidades de vencer a corrida, mas não é o caso. Vandevelde também irá andar um pouco desamparado, principalmente porque a CSC não gostou muito do aceleramento deste no quilómetro final pois fez com que Evans ganhasse a amarela. Vandevelde está com grande pressão em cima, realiza a corrida da vida dele e os americanos estão de olhos postos, na sua equipa Millar será talvez o único que lhe possa dar uma ajudinha, mesmo assim o americano irá andar sozinho nos momentos mais difícieis. O objectivo dele é continuar no pódio, mas até lá ainda tem um longo caminho a percorrer e poucos erros poderá fazer. Um dia mau e a CSC não perdoará, o americano terá o mesmo destino que Valverde e Cunego.


Fica aqui alguns links:

Recomendo a lerem todos os artigo de Bobby Julich deste ano, são excelentes.

O diário de David Millar e Murilo Fischer.

Mark Cavendish comenta a sua longa e penosa caminhada durante a última etapa (foi o último a acabar).

No Veloluso explica-se o fim do Pro Tour.

Os números da 10ª etapa.

O valor dos prémios que as equipas já ganharam.

2 comentários:

Anônimo disse...

Não acredito muito no Vandevelde... acho que vai perder o seu tempo na montanha, mas se chegar com pouco tempo ao contra-relógio é alguém a ter em conta sem dúvida.
E na montanha é contar com o Riccò que provavelmente quer ganhar mais uma ou duas etapas e está somente a 2:30 do evans.

Mesmo assim concordo que o principal adversário do Cadel continua a ser o Menchov... e uma boa estratégia da CSC :)

Anônimo disse...

Oi,

Dá uma olhada nesse post:
http://cyclingnewsbike.blogspot.com/2008/07/o-que-se-espera-dos-principais.html

Reconhece alguma coisa?

Abraço