quarta-feira, julho 23

Depois de uma descida final vertiginosa, hoje é mais um dia de ataques por parte da CSC.


Sinceramente esperava um dia de ontem mais calmo sendo bem provável que a fuga tivesse sucesso, não esperava era que alguém perdesse tempo considerável, o que aconteceu.
Parece que o dia de descanso de Christian Vandevelde fez-lhe mal, por vezes acontece pois os corredores perdem o ritmo de dias de sofrimento, e depois para voltarem à mesma sensação demoram algum tempo a habituar-se, prova disso foi o primeiro dia de descanso para Murilo Fischer. Perdeu cerca de 30 segundos na última montanha da etapa e depois ainda caiu na perigosa e longa descida depois do ponto mais alto deste o Tour, o Cime de la Bonnette-Restefond. Esta descida era de doidos, muitas curvas perigosas, algumas das bermas davam para precipícios e foi numa dessas que John Lee-Augustyn teve uma queda espectacular, que grande sorte que este jovem teve pois acabou por não ter nada de grave!! Felizmente travou o suficiente para o seu salto não ser demasiado grande, caso contrário iria a rebolar até lá baixo!!

E mesmo na linha de meta os corredores vieram embalados da descida, imagino se fosse o 2º grupo a sprintar para a vitória, 8 corredores poderia ser muito mais perigoso.

Denis Menchov foi outro que não teve capacidade para seguir os favoritos na descida, o russo perdeu assim mais alguns segundos, 35 ontem + 38 na 3ª etapa quando descolou do 1º grupo, já vai 1 minuto e 13 segundos e ainda há a somar a queda que teve a subir!! É assim que se perde um Tour.

Na minha opinião descer de bicicleta é um dom tal como outros atributos. Um corredor pode treinar mas se não tiver sangue frio não vale a pena aprender a técnica de descida. Na minha experiência eu sempre fui muito mau nessa característica, sempre que havia uma descida e encontrava-me num grupo era fazer os possíveis para não descolar. O à vontade com a bicicleta penso que também é um factor muito importante, normalmente os meus amigos que desciam muito bem eram peritos em sacar cavalos e outras acrobacias. Eu nunca tive jeito para isso, nunca fui muito habilidoso em cima da bicicleta, gosto bastante da velocidade mas quando chega a altura daquelas curvas perigosas nunca tive sangue frio para fazé-las no limite, mesmo assim já tive algumas peripécias arriscando-me demasiado, mas acho que isso já aconteceu com todas as pessoas que pedalam na estrada. Fazer curvas passando para a outra faixa da estrada, razando carros, mas nunca atingi velocidades como as que os corredores atingiram ontem!!!

Bobby Julich contesta a descida de ontem, um verdadeiro perigo!(leiam depois o último grande parágrafo sobre a sua primeira vez no Alpe d’Huez.)


Andy Schleck irá hoje liderar o grupo de favoritos envergando a maillot blanc.


Depois deste à parte voltemos ao Tour de France. A luta pela camisola branca está cada vez mais renhida, há dias mencionei que estava destinada à Liquigás no entanto Andy Schleck tem feito um trabalho incrível e ganhou terreno nas últimas das etapas sendo agora o novo camisola branca por escassos segundos. Pelo contrário Vicenzo Nibali não tem tido pernas para aguentar os homens da frente, sofreu uma queda no domingo acabando no grupo atrás dos favoritos. Ontem tanto Kreuzigar como Nibali também perderam tempo para Andy, o irmão do camisola amarela já provou que é o melhor trepador entre os três, contudo no contra-relógio terá muita dificuldade em igualar os dois da equipa italiana.

Hoje é o etapa rainha, a última de montanha e só de olhar para o perfil até assusta!! Duzentos e dez quilómetros passando pelo Col du Galibrier, Col de La Croix de Fer e finalmente o mítico Alpe d’Huez, serão 67km a subir. Hoje não é para brincadeiras, quem tiver um dia mau ou apenas não ter pernas, é o suficiente para perder alguns minutos. Será mais um dia decisivo onde a CSC irá ter que atacar, o Alpe d’Huez irá fazer estragos isso é certo, resta saber a quem?

1 Andy Schleck (Lux) Team CSC - Saxo Bank 68.39.17

2 Vincenzo Nibali (Ita) Liquigas 0.06

3 Roman Kreuziger (Cze) Liquigas 0.50

4 Maxime Monfort (Bel) Cofidis - Le Crédit par Téléphone 2.18


Alguns links sobre a etapa de hoje.

Podem ver algumas imagens tiradas do Goole Earth da etapa de hoje. Vale mesmo a pena ver.
Neste link também tem uma foto da lápide na 14ª curva que comemora a sua vitória em 1979, mas é a 17ª curva desta série famosa , que tem o nome de Joaquim Agostinho.

As últimas vezes que o Alpe d’Huez decidiu a vitória no Tour de France.


Jogo Sempre na Roda - especial Volta à França.

Actualização feita até à 16ª etapa.

Top 5
Alentejanos - 440 pts
Pedro Alves - 435pts
CC Ermesinde - 400pts
FC Porto - 390 pts
Guima Bike - 360pts


Foto cedida por: cyclingview.be

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá!!
Na atualizaçao nao consta os pontos da vitória do Arvensen!!

O Ricco vai perder os pontos?

SempreNaRoda disse...

Em relação a Arvesen acho que está tudo certo, ele está na "Vo2 Brasil" e na "The Bike Rockers", se fores à 11ª etapa está lá os 90 pontos.


Vou deixar o Ricco com os pontos que j+a conseguiu...