quinta-feira, julho 24

A Team CSC-Saxo Bank fez o que tinha que fazer e Carlos Sastre é o novo líder.

A última oportunidade da equipa de Bjarne Riis e não a desperdiçou, apesar de não ter sido perfeito, melhor era quase impossível. Sastre deu tudo o que tinha atacando bem forte logo no início da corrida e até Menchov tentou ir com ele, mas não teve pernas passando por maus momentos depois. Entretanto no grupo de Cadel Evans os irmãos Schleck iam fazendo estragos, era claro que eles não queriam sair de perto de Evans, estavam apenas lá para ir atacando de vez em quando e assim quebrar o ritmo constante do grupo, graças a isso Menchov e outros conseguiram recolar. Só a meio da corrida é que Evans e Kohl entenderam e tentaram manter o ritmo o mais constante possível. Depois foi a vez da AG2r também comandar o grupo e já no fim foi o usual salve-se quem poder.


Será que 1.34min é suficiente?


Era isto que a equipa dinamarquesa tinha que fazer, sacrificar um dos dois (Sastre ou Schleck) e tentar ganhar o mais tempo possível a Evans. Um minuto e 34 segundos é a vantagem de Sastre em relação a Evans, no último ano o australiano ganhou 2.33 a Sastre no crono final, no entanto este penso que não seja tão plano, tem algumas subidas e descidas. Mesmo assim prevejo que ainda não é desta que Riis conquista o Tour de France como director desportivo. (Irá ter que esperar pelo amadurecimento de Andy Schleck!!)



Olhei agora para a segunda parte do top 10 e está bastante diferente de há uma semana atrás, antes dos Alpes.


7 Alejandro Valverde Belmonte (Spa) Caisse d'Epargne 5.35

Aquele dia do Hautacam estragou-lhe o Tour, perdeu 3 minutos e ainda o mau contra-relógio na quarta etapa. Nos dias restantes inclusive ontem, vimo-lo com os favoritos na montanha mas para quem se assumia favorito ao título, é mais um objectivo frustrado...

Reentrou no top10- Na 15ª etapa, na subida ao Prato Nevoso.

Irá sofrer no crono para aguentar os 17 segundos de vantagem que tem para o seu compatriota Sammy Sanchez, calculo que seja ultrapassado na geral...


8 Samuel Sanchez Gonzalez (Spa) Euskaltel - Euskadi 5.52

Ontem acabou em 2º e nos Alpes o seu rendimento melhorou bastante. À semelhança de Valverde teve o seu dia mau no Hautacam, e também temos o visto na frente.

Entrou no top10- Na 15ª etapa, na subida ao Prato Nevoso.


9 Tadej Valjavec (Slo) AG2R La Mondiale 8.10

O trepador esloveno também tem melhorado tal como os anteriores, acabou no 2º grupo na subida do Hautacam a 3 minutos dos favoritos e ainda perdeu 2 minutos no contra-relógio.

Entrou no top10- Na 16ª etapa depois de ter participado na fuga que deu a vitória a Cyril Dessel.

Vai ser difícil não ser ultrapassado no crono por Kim Kirchen.


10 Vladimir Efimkin (Rus) AG2R La Mondiale 8.24

Até tem acabado várias vezes à frente dos favoritos, no Hautacam atacou no grupo dos favoritos mas no final a sua vantagem não foi muita. Teve o seu pior dia na 16ª etapa (3ª feira) onde perdeu 3 minutos mas ontem acabou a liderar o grupo de Evans.

Entrou no top10- Na 10ª etapa onde Ricardo Riccó foi vencedor, caso este dê positivo na contra-análise, o russo será declarado o vencedor dessa etapa.


11 Kim Kirchen (Lux) Team Columbia 8.35

Como se lembram teve a amarela durante alguns dias perdendo-a no Hautacam. Tem adoptado uma postura de seguir o seu próprio ritmo na alta montanha pois desde cedo reconheceu não estar ao nível dos favoritos. Vai perdendo alguns segundos, até minutos nas etapas mais duras mas mesmo assim ainda pode conseguir acabar no top 10.


Em 12º lugar encontra-se Andy Schleck a 10,15min de Sastre, dificilmente conseguirá entrar no top 10 e mesmo a sua camisola branca ainda não é uma certeza absoluta.


Fotos cedidas por: cyclingview.be

Nenhum comentário: