domingo, julho 13

Troféu Joaquim Agostinho, um pequeno balanço.


Tenho acompanhado o emocionante Troféu Joaquim Agostinho que tem sido, mas tal foi o meu espanto quando vi o resumo da etapa de ontem. Mais uma vez o pelotão português deixou um desconhecido ficar com a amarela, e obter a primeira vitória da sua carreira. Já na Volta ao Alentejo isto tinha acontecido!! Até parece que as equipas portuguesas tem excedentes de bons resultados e podem andar a desperdiçar...

Sinceramente não vejo outros motivos sem ser sentimentos mesquinhos para que as duas equipas Benfica e Liberty Seguros não colaborassem para acabar com a fuga. Ambas só tinham a ganhar: uma a preservação da amarela (Koldo Gil), outra com Daniel Petrov como o maior candidato a vencer a etapa de ontem.


Depois de um início de época a meio gás, Koldo Gil começa a mostrar as suas qualidades e será sem dúvida uma ajuda preciosa a Héctor Guerra na Volta a Portugal. Nuno Ribeiro regressou às vitórias no mês de Junho sendo o corredor que dominou esse mês ao vencer a Volta a Trás-os-Montes e o GP CTT Correios. Actualmente não corre esta prova, deve encontrar-se a preparar a Volta a Portugal juntamente com Guerra, pois já só falta um mês.

Obteve a sua primeira vitória pela Liberty na 2ª etapa, ascenção ao Montejunto.

Quem também tem estado a recuperar é Candido Barbosa que estará certamente ao máximo na Volta. Realizou uma boa primeira etapa nesta corrida permitindo a vitória ao seu colega de equipa Petrov. Daniel Petrov pelo contrário tem tido uma época muito regular, duas vitórias e quase sempre a rondar o top 10 da geral, ao contrário de outros da sua equipa que aparecerem temporariamente e outros que ainda estão para aparecer.

Pela n-ésima vez esta época Tiago Machado é o jovem da corrida em destaque, é sem dúvida o mais completo jovem português e cujo pontencial é inquestionável. Falta-lhe no entanto uma vitória pois até agora tem tido excelentes resultados, mas sempre a rasar o pódio mais alto. No outro dia vi um resumo da Taça de Portugal e lá vinha ele em 3º depois de Nuno Ribeiro ter atacado para a vitória; nos campeonatos nacionais foi segundo nos dois!! A má sorte anda-lhe a bater à porta...

Amanhã irá ser o tradicional circuito de 98km em Torres Vedras que é bastante acidentado. Não vai ser nada fácil para o Benfica ou para a Liberty recuperar a amarela já que o espanhol Jesus Buendia tem uma vantagem superior a um minuto.

A TorresTV.com tem vários vídeos do Troféu Joaquim Agostinho com o resumo das etapas e entrevistas ao protagonistas. Muitos parabéns, é sem dúvida o melhor meio para divulgar uma excelente corrida que se fosse acompanhada pela tv, haveria muita gente que ficaria surpreendida pela qualidade da competição (à excepção do dia de ontem!!).

Resultados do Troféu Joaquim Agostinho.

Blog do Troféu Joaquim Agostinho.

Em relação à Volta à França, hoje é um dia a não perder, liguem a RTP2 (a partir das 15h) ou a Eurosport conforme o vosso gosto. E acompanhem a primeira etapa de montanha à séria neste Tour. Estou ansioso para ver o que anda a preparar a Team CSC?!!

Destaco aqui um artigo de dois ciclistas portugueses que realizaram esta etapa no passado dia 6 de Julho. Fica aqui a experiência.



Foto cedida por: Ciclismo Digital

Nenhum comentário: