sábado, julho 12

Primeira semana dum Tour de France nunca vista, pelo menos para os posteriores a Indurain.


Tem sido uma Volta à França um tanto ou quanto irreconhecível. À semelhança do Giro deste ano nesta primeira semana está a ser espectacular. Não encontro uma etapa que tenha sido aborrecida?! Ok talvez a 5ª etapa, no entanto os últimos 5km foram alucinantes pois o campeão francês só foi alcançado apenas nos últimos 50 metros. Até um sprint destes é raro de acontecer.

Tem havido constantes mudanças de camisolas, bastante corredores a estrearem-se a vencer no Tour, assim como algumas desitências surpreendentes e também alguns decepcionantes desempenhos.

Começando por este último, Damiano Cunego nestas últimas duas etapas tem estado muito mal, no terreno onde deveria estar tranquilo tem ficado para trás. Na etapa da Super-Besse simplesmente não aguentou, ontem teve uma queda mas mesmo assim conseguiu minorar as perdas e acabou no 2º grupo a 27 segundos. Somando os atrasos já está a 2.09m de Kirchen, está bem que é a primeira semana, mas onde o italiano está a pensar recuperar este atraso, Pirinéus, Alpes? Estou para ver...

Bem se diz que os corredores é que fazem a corrida, no entanto este trajecto da primeira semana dá um excelente incentivo ao espectáculo. Ontem por exemplo, mais uma bela etapa semelhante a uma clássica, muitos ataques e tanto a CSC como Caisse d’Epargne a tentar partir o pelotão, parecia que os corredores estavam num esforço de um dia, coisa estranha para a primeira semana de um Tour. Para finalizar o ataque final de Luis León Sanchez, algo que já nos habituámo-nos a ver deste espanhol, simplesmente brilhante.

Na quinta-feira foi a vez Ricardo Riccò fazer das suas, com um terreno á sua medida obteve uma vitória semelhante às que conseguiu no Giro. Sinceramente surprendeu-me, mas já deveria saber que um jovem com o talento natural dele, é capaz de fazer qualquer coisa.
Ainda pensa na tal etapa dos Pirinéus em honra ao seu ídolo, Pantani, gostava também de oferecer uma etapa a Pieopoli, pois deverá ser o seu último Tour de France para o veterano. Este que atacou nesta subida antes dos dois quilómetros infernais, juntamente com Christian Vandevelde da Team Garmin.

Este americano é um corredor que aprecio muito, pouco valorizado mas parece que as suas capacidades evoluiram bastante este ano; formado na US Postal e no último ano correndo pela CSC nunca conseguiu assumir-se, nesta equipa veio para ficar. Ainda é cedo mas confio que é bem capaz de um top 15, quem sabe top 10, veremos nas próximas montanhas mas ele próprio assumiu ontem que vai-se focar na classificação geral.

Pereiro finalmente despertou daquele sono profundo ao ser uma grande ajuda a Valverde, na Super-Besse foi ele quem fez a selecção e mesmo ontem a Caisse d’Epargne foi a equipa mais activa, até a CSC tem sido ofuscada. Andy Schleck fartou-se de reclamar pois teve que parar devido à queda de Schumacher (lembrei-me de quando o Schumacher na última corrida da época, despistou-se e foi contra o carro de Damon Hill. Em meu ver com intenção ganhando assim o campeonato de Fórmula 1).

O alemão Schumacher (Gerolsteiner) ficou surpreendido por não ter aquele “desconto”, que há nas etapas planas quando acontence um acidente a menos de 3km da meta: os corredores acabam com o tempo do pelotão. Se fosse o caso haveria muitos corredores na montanha a atirarem-se ao chão mal atigissem os últimos 3km. No entanto este Schumacher afirma que foi Kim Kirchen (o novo camisola amarela) que realizou umas movimentações estranhas fazendo cair o alemão.


Para além da amarela e da verde de Kirchen, a Team Columbia ainda tem a branca por Lovkvist.
Foto cedida por: John Pierce / PhotoSport International


Kim Kirchen à semelhança do que tem realizado esta época está a fazer um Tour muito bom, actual camisola amarela e verde pensa cada vez mais no pódio da classificação geral em Paris. A sua Team Columbia é também a equipa com melhores resultados nesta semana, várias camisolas, uma vitória de etapa e tem aparecido constantemente. Ainda na recente equipa americana, Cadel Evans já considerou Thomas Lovkvist (camisola branca) uma possível ameaça, mas só depois das montanhas é que poderemos confirmar.

Muitos dizem que para vencer o Tour não basta ser o mais forte, há que ser o mais inteligente, e nisso Evans tem sido. Está numa posição perfeita, não pretende assumir para já a camisola amarela pois não tem equipa para isso, contudo a Sillence-Lotto tem tido uns dias calmos pois já se viu em alguns finais de etapas Evans andou sozinho (ontem).

Ontem rebentou o primeiro caso de doping desta edição, Manuel Beltran da Liquigas acusou EPO na primeira etapa. O trepador espanhol é mais um ex-tenente de Lance Armstrong apanhado nas malhas do doping, com uma carreira já perto do fim o que faz um corredor destes a continuar a utlizar EPO? Pois não foi de certeza a sua primeira vez?! Isto só vem relançar a dúvida se Armstrong foi ou não um corredor dopado apesar de ter sido o mais vigiado de sempre, eu quero acreditar que não.


Depois de 14 anos de carreira, acusa pela primeira vez positivo!!
Foto cedida por: Caputre-the-peloton.


Mais descansado ficou Murilo Fischer quando o Tour deixou a Liquigas a continuar, no entanto caso a análise da amostrar B confirmar positivo, esta equipa terá a sua participação na Vuelta em risco, o director da prova espanhol já avisou, pode ser que abra uma vaga para o Benfica...

Mas desta equipa já nada me surpreende, o ano passado com Di Luca, há tempos com a contratação de Ivan Basso, e agora mais este!! Equipas destas não merecem fazer parte deste desporto.


Aconselho a passarem no PEZCycling pois tem lá uns artigos muito bons, nomeadamente os de Chris Carmichael. Este gostei especialmente, fala sobre a caravana que persegue o pelotão e como um corredor experiente como Hincapie conseguiu regressar ao pelotão depois de um furo a 10kmk da meta.

Entrevistas: Vídeos 1, Vídeos 2.

A família luxemburguesa (Schlecks e Kirchen).

Blog de Cadel Evans
.

Pedro Horrillo (Rabobank) escreve sobre o Tour.

7 comentários:

Anônimo disse...

em primeiro lugar, parabéns pela cobertura do tour. Por acaso sabes de algum link que permita ver o tour online?

SempreNaRoda disse...

Hoje e amanhã dará na Rtp2.

Durante a semana uso este link.

sop://broker.sopcast.com:3912/6099

Primeiro saca o programa SopCast:

http://www.sopcast.org/

Depois é só clicares no primeiro link. É um canal chinês mas a emissão é do canal Versus, logo os coment+arios são em inglês, só nos anúncios é que aparecem os chineses.

A emissão começa entre as 15h e as 15h.30m. O vídeo é de 400kbps, é bonzinho.

Gabriel disse...

Ainda há dias pensava... Landis, Hamilton, eram da US Postal e nunca foram apanhados nas malhas... sairam não demorou muito.
E agora o Beltran é apanhado... sinceramente quero acreditar que é apenas coincidência.

Anônimo disse...

tens tido problemas com o link sopcast? não consigo aceder...

SempreNaRoda disse...

Este fim de semana vi através da RTP2, mas na semana anterior utilizando o sopcast funcionou correctamente.

Vai a este site que tem lá muitos live streams...

http://cyclingfans.com/

Anônimo disse...

não consigo mesmo aceder, mas o link que me deste faz a transmissão através da eurosport...já consigo ver o tour...obrigado...

Anônimo disse...

Olha esse outro:
http://cyclingnewsbike.blogspot.com/2008/07/primeira-semana-do-tour-de-france-nunca.html