segunda-feira, julho 21

Um dia muito intenso na primeira etapa dos Alpes!!

Bernhard Kohl (7 seg), Cadel Evans (8 seg), Denis Menchov (38 seg), Christian VandeVelde (39 seg) e Carlos Sastre Candil (49 seg), todos a menos de um minuto do novo camisola amarela, o campeão luxemburguês Frank Schleck.

Estes são os 6 eleitos para discutir a vitória, uns desejam-na, outros já se sentem satisfeitos só por estar neste lote. Irei tentar classificá-los segundo a sua capacidade na montanha, no que vi hoje, nos Pirinéus e ainda do historial do corredor. Sei que o desempenho dos corredores hoje pode não demonstrar o que se irá ver nos próximos dias, já aconteceu bastante vezes um corredor estar bastante bem num dia, devido ao percurso, temperatura, ou simplesmente num dia sim, e no dia seguinte ter o um desempenho que deite abaixo tudo o que fez no Tour.

Irei também tentar classificá-los no contra-relógio de 53km mas chamo a atenção para o factor motivação, o facto de envergar a camisola amarela nessa altura, poderá ser decisivo.


Conseguiu ontem a amarela mas ainda faltam os 3 minutos para o contra-relógio que Bjarne Riis mencionou?


Frank Schleck (Team CSC – Saxo Bank): O sonho foi alcançado mas penso que não por muito tempo, talvez consiga manter na próxima etapa, mas no Alpe d’Huez dificilmente resistirá ao endiabrado Bernardh Kohl. Uma boa jogada da parte da equipa dinamarquesa já que vendo bem, com ou sem a amarela terá sempre que assumir as despesas da corrida pois aí está o seu maior trunfo.

Montanha 4
Contra-Relógio 2.5

Nível de Satisfação: Chegando a este patamar o luxemburguês sonha com o título, mas no top-3 já ficaria bastante satisfeito.

-------------------------------------

Bernhard Kohl (Gerolsteineir): É bem capaz de ainda conseguir a amarela nos próximos dias, tem demonstrado ser o mais forte na montanha e prova disso é ser o novo camisola dessa classificação. Aquela cabeça faz-nos lembrar a do espanhol Mancebo nos seus tempos de ouro, mas ao contrário deste, o austríaco pedala constantemente em pé e sempre muito agressivo. Uma bela surpresa e mais um inimigo de Evans, a sua inconformidade tem feito mexer a corrida.

Montanha 5
Contra-Relógio 1.5

Nível de Satisfação: top-5 e a camisola da montanha.

----------------------------------

Denis Menchov (Rabobank): Chamado já de Mr. Azarado, apesar disso dia a dia posiciona-se melhor para a vitória final. Preparava-se hoje para um grande ataque mas mais uma vez o azar bateu-lhe à porta. No entanto resistiu muito bem respondendo ao ataque de Sastre mas, quebrou bastante no último quilómetro. Terá que continuar a ser agressivo nas próximas etapas pois os 30 segundos de atraso em relação a Evans, ainda serão muito difíceis de recuperar só no contra-relógio final.

Montanha 4
Contra-Relógio 4.5

Nível de Satisfação: Vencer

---------------------------------------------

Christian Vandevelde (Team Garmin): A esperança dos americanos lá se aguentou muito bem, tentou ser o mais discreto possível de modo a tentar evitar o “pára-arranca” que constantemente se fazia sentir no grupo dos favoritos. Mais do que todos a mentalidade é aguentar-se cada dia, nunca pensou estar nesta posição antes do Tour e agora apenas pensa nos próximos dois dias da montanha, os seus últimos dois testes já que no contra-relógio tem provas dadas.

Montanha 3.5
Contra-Relógio 3.5

Nível de Satisfação: top-5

Perdeu ontem a amarela mas será que irá recuperá-la?


Cadel Evans (Sillence-Lotto):
Os australianos tiveram motivos para sorrir com a vitória de Simon Gerrans, mas logo a seguir viram o seu predilecto a perder a camisola amarela. Independentemente da liderança ou não, Evans será sempre o principal alvo a abater; CSC - Saxo Bank e Menchov uniram forças no Prato Nevoso e o australiano resistiu o mais que pode, depois não deu mais. Se vermos bem até nem foi uma grande derrota no dia de ontem, perdeu 27 segundos para Menchov, mas com 8 inimigos à volta e abandonando pela sua equipa, seria muito difícil fazer melhor.

Montanha 4
Contra-Relógio 5

Nível de Satisfação: Vencer

-------------------------------------------------

Carlos Sastre (Team CSC – Saxo Bank): O espanhol está finalmente em grande forma, acabou junto com Kohl e só mesmo ontem provou o porquê de liderar os homens de Bjarne Riis. Ao seu estilo foi ele que conseguiu fazer o grande estrago no grupo dos favoritos, talvez seja desta que consiga chegar ao pódio em Paris, ontem mostrou que vontade não lhe falta.

Montanha 4.5
Contra-Relógio 3

Nível de Satisfação: top-3



Kim Kirchen
quando chega às montanhas não faz mais do que se defender, rapidamente larga o grupo de favoritos e impõe o seu próprio ritmo, esta atitude tem dado bons resultados já que encontra-se em 7º pois ainda não teve um dia onde perdeu enorme tempo.


Em relação à luta pela camisola da juventude parece que está destinada à Liquigas; Kreuziger depois de uns Pirinéus aquém das expectativas voltou a juntar ao grupo dos favoritos; Vicenzo Nibali o actual líder desta classificação, acabou ontem no segundo grupo. Andy Schleck com certeza que poderia estar muito melhor classificado se não fosse o excelente trabalho que tem desenvolvido, ontem quase que ofereceu a amarela ao irmão.


Uma das minhas expectativas à entrada para este Tour fracassou hoje, Stijn Devolder (Quick-Step) apesar do ritmo lento no Col Agnel acabou por desistir. Oscar Pereiro que teve uma queda grave e Renshaw e Cavendish desistiram também ontem.


Fotos cedidas por: Capture-the-Peloton

Nenhum comentário: