quarta-feira, agosto 27

Antevisão da Volta a Espanha

Já não falta muito para a Volta a Espanha pelo que acho que é pertinente começar a analisar o que poderá ser a prova espanhola. Este é o meu penúltimo texto antes da Volta a Espanha pelo que vou dividir a análise das equipas participantes em dois, terminando-a dia 29.

CSC Saxo Bank - das equipas mais fortes do pelotão internacional apresenta sempre corredores de grande qualidade em qualquer prova que participa. Esta Volta a Espanha não é excepção. Com Carlos Sastre e Iñigo Cuesta farão com certeza boas exibições na montanha, mas o desgaste proveniente da Volta a França pode colocá-los em desvantagem perante alguns adversários. Juan Haedo terá a sua oportunidade de brilhar nos sprints de uma volta de 3 semanas podendo vencer uma etapa. Karsten Kroon e Alexander Kolobnev serão homens para fugas que tentarão aproveitar aquelas etapas de média montanha para escapar.

AG2R La Mondiale - é uma equipa francesa típica. Não trás para a Volta a França grandes talentos deixando a responsabilidade de fazer qualquer coisa na alta montanha em John Gadret. Arrieta e Nocentini poderão desempenhar um papel semelhante ao de Kroon e Kolobnev imiscuindo-se em fugas no intuito de vencer etapas. Usov será o sprinter de serviço desta equipa mas não creio que vencer uma etapa esteja ao alcance deste bielorrusso.

Andalucia Cajasur - admito que não conheço muito desta equipa mas depreendo que funcione um pouco como as equipas francesas em França: será uma formação muito aguerrida, com muita gente em fugas e talvez com uma surpresa na alta montanha. A saída de Luis Perez na época passada foi um revés para esta equipa mas acredito que a sua agressividade (no bom sentido) se manteve inalterada. Uma vitória em etapa já seria bom para esta equipa mas o que ela poderá fazer ainda é uma incógnita. Poderá fazer uma Volta a Espanha excelente, plena de surpresas positivas ou uma Volta a Espanha má, sem qualquer resultado.

Astana - aqui temos a super equipa desta Vuelta. Com Kloden, Contador e Leipheimer a Astana tem todas as condições para vencer, sendo mesmo, na minha perspectiva, a mais favorita de todas. A equipa encontra-se bem apoiada com Paulinho, Rubiera e Noval pelo que nunca faltará suporte aos líderes. Nos sprints esta formação conta com Vaitkus, mas este lituano terá dificuldades em impor-se nas chegadas com os grandes especialistas. É uma equipa talhada para a alta montanha.

Bouygues Telecom - não sei bem o que está aqui a fazer para além de gastar gasolina. Só vejo mesmo três ciclistas capazes de fazer alguma coisa: Clerc, Clement e Florencio. O primeiro poderá obter alguns top 10 em chegadas ao sprint e, quem sabe uma vitória, apesar de ser complicado. O segundo é muito forte no esforço solitário pelo que nunca é de descartar para os cronos. Por fim, Florencio é candidato a vencer numa fuga numa daquelas etapas de transição.

Caisse D'Epargne - tal como a Astana é uma equipa montada para a alta montanha em torno única e exclusivamente de Valverde. Tem ciclistas capazes de vencer etapas de alta montanha se integrados em fugas e tem também Arroyo e Rodriguez que poderão ser dois candidatos à camisola da montanha se tiverem carta verde para perseguir esse objectivo. Tal como no caso da CSC o facto de Valverde já ter estado no Tour coloca-o em desvantagem perante a equipa Astana.

Cofidis - apesar de não trazer ninguém para a geral traz ciclistas muito fortes para vencer em fugas e não me espantava se esta equipa obtivesse uma ou mais vitórias em etapa. Nuyens, Hoj e Chavanel são fortes em grupos reduzidos enquanto que Duque é sempre uma alternativa válida para as chegdas em pelotão compacto.

Credit Agricole - tal como a Bouygues não se apresenta aqui na sua máxima força. Halgand é sempre uma alternativa para vitórias em etapa, em escapadas enquanto que Rolland poderá confirmar ou não o valor que mostrou nesta época. Estou muito interessado para ver o que fará este francês agora que terá o seu espaço dentro da equipa até porque não vejo mais ninguém com aspirações a o que quer que seja dentro desta equipa francesa.

Euskaltel Euskadi - sempre muito forte esta equipa basca tem Igor Antón como grande aposta. Não participou na Volta a França portanto encontra-se em igualdade de circunstancias com a Astana e a Euskadi garantirá que apoio não lhe irá faltar. Egoi Martinez poderá ser um candidato à vitória da classificação da montanha enquanto que Koldo Fernandez procurará os sprints como forma de se destacar. Ainda assim, uma vitória em etapa será complicado para o sprinter basco.

Française Des Jeux - depois da razoável Volta a França realizada Sandy Casar poderá ter a sua moral em alta para se candidatar ao top 10 de uma prova na qual a concorrência é menor. Ainda assim, deverá estar um pouco desapoiado já que a equipa francesa não deverá conseguir oferecer-lhe grande ajuda na alta montanha. Philippe Gilbert é um ciclista que se adapta bem a qualquer tipo de terreno pelo que é sempre um candidato a vencer etapas. vejamos se vence aqui a etapa que não conseguiu vencer no Tour.

4 comentários:

Anônimo disse...

O Francisco Ventoso pertence à Andalucia. Portanto pode ser que les consigam uma vitória de etapa

SempreNaRoda disse...

Quando li a parte sobre a equipa da Andalucia também pensei logo nesse corredor. Mas a verdade é que não está na lista de inscritos!!

Anônimo disse...

Realmente é bem visto. Eu como me cingi à lista de inscritos nem reparei nessa ausência. Vamos ver o que nos dizem os próximos dias. Não é normal um ciclista dessa qualidade ficar de fora de uma equipa como a Andalucia.

Anônimo disse...

Vai ser um passeio da Astana.