quinta-feira, agosto 28

Luta pelos Pontos na Volta a Espanha


Talvez seja limitada a lista de reais candidatos à vitória final mas em relação aos sprinters não se pode dizer o mesmo. Muitos vitoriosos nesta época estarão presentes, uns a preparar o Campeonato do Mundo que assim deverão abandonar a Vuelta a meio, no entanto, pelo menos na primeira semana será um grande espectáculo nestas etapas menos agitadas. Fica aqui uma lista de vários sprinters que poderão ambicionar pela classificação dos pontos ou simplesmente uma vitória de etapa.


Será um duelo interessante entre dois sprinters de topo, Daniele Benatti e Tom Boonen são sem dúvida os cabeças de cartaz nesta especialidade. A ausência importante é mesmo a Team Columbia, uma equipa com muitos sprinters e actualmente com muitas vitórias de etapas.

Estes dois mencionados anteriormente obtiveram vitórias no recente Eneco Tour, tiveram também uma época similar mas por diferentes motivos.

Tom Boonen esteve em grande forma ao vencer mais uma vez o Paris-Roubaix mas depois não compareceu ao Tour de France devido ao teste positivo por cocaína. Conta com uma boa equipa para o guiar e defender a sua camisola, caso a envergue. Wouter Weylandt, Paolo Bettini e Kevin Van Impe deverão ser os lançadores de serviço.

Depois do Giro, será que Daniele Benatti conseguirá o mesmo feito na Vuelta?


Quanto à estrela italiana esteve muito bem no Giro mas devido a lesão não compareceu no Tour de France, apresenta-se aqui para tentar renovar o título do ano passado onde acabou como líder desta classficação. Os seus compatriotas Pozzato e Corioni serão uma boa ajuda.

Para além destes, Oscar Freire vem em preparação para o Campeonato do Mundo sendo assim provável que desista a meio. O ano passado renunciou quando praticamente tinha esta classificação vencida, este ano talvez faça o mesmo.

Juan Jose Haedo (Team CSC), Erik Zabel (Team Milram) e Danilo Napolitano (Lampre) são sprinters que poderão ambicionar por uma etapa.

No caso de Heinrich Haussler (Gerolsteiner), Leonardo Duque (Cofidis), Jeremy Hunt (Credit Agricóle), Alexandre Usov (AG2r) e Koldo Fernandez (Euskaltel-Euskadi) estarão no top10 destas etapas por diversas vezes, mas vencê-las, será outra história.

Na equipa Astana os velocistas serão Thomas Vaiktus e Assan Bazayev, curiosamente dois bons corredores que dão-se bem na média montanha. Para além de prestarem boa ajuda à sua equipa, poderão surprender e vencer uma etapa desse perfil.

Como podem ver as condições estão reunidas para que os sprints sejam emocionantes. Ao contrário do Tour onde houve alguma liberdade para as fugas, nesta Vuelta não acredito que aconteça o mesmo, QuickStep, Liquigas, Team Milram e talvez a Rabobank, andarão à caça dos fugitivos.


Eneco Tour


Ivan Gutiérrez da Caisse d'Epargne acabou ontem em 2º no contra-relógio no entanto venceu a classificação geral, renovou assim o título conquistado o ano passado. O mais rápido do último contra-relógio acabou por ser o lituano Raivis Belohvosciks da Scott-American Beef mas devido a atrasos em outras etapas não era ameaça para o espanhol. Sébastian Rosseler da Quick Step e Michael Rogers da Team Columbia acabaram por ser respectivamente 2º e 3º da classificação geral.



Fotos cedidas por: Dot-cycling.

Nenhum comentário: